Durante reunião ministerial ocorrida na semana passada, o presidente Lula (PT) confessou que viajou demais em 2023. No total, foram 15 viagens internacionais, passando por 24 países e ainda por 18 estados brasileiros. Da lista das unidades que Lula não visitou neste primeiro mandato do novo governo inclui Rondônia.
O nosso estado é o um dos três da região norte que Lula não cumpriu agenda. Nesta lista, Acre (AC) e Tocantins (TO) foram incluídos. Já no Nordeste, Lula não esteve presente em Alagoas (AL). Já no Centro-Oeste, o presidente não visitou Goiás (GO) e Mato Grosso do Sul (MS). No Sudeste o estado que ficou de fora da agenda presidencial foi Minas Gerais (MG). Por fim, na região Sul, Lula não desembarcou em Santa Catarina (SC).
Lula disse que pretende visitar todos os estados brasileiros ainda no primeiro semestre de 2024. Como justificativa para tantas viagens, o presidente disse que foi para “reconstruir a imagem do Brasil”. Esta pauta de “reconstrução” vinha sendo abordada pelo petista desde a campanha.
“Eu viajei demais em 2023. Vocês sabiam que eu ia viajar, porque era preciso recuperar a imagem do Brasil e construir uma imagem positiva do Brasil no mundo. O Brasil voltou a ter importância. Nós vamos presidir o G20”, disse.