DOMINGO, 08/02/2026
Publicidade

Em destaque

AMAZONAS: governador tenta justificar fumaça que toma conta de Manaus: “o estado está pagando por um problema que não foi ele que causou”

Eleitores não engolem desculpa e culpam Wilson Lima pela falta de atuação.

Por Emerson Barbosa - ƒ

Publicado em 

Atualizado em 

O Amazonas tem disputado com Israel, a audiência que resume as péssimas notícias abrangendo catástrofes. Localizado na Região Norte, o Amazonas detém com o Pará a maior parte da Floresta Amazônica. Ultimamente, o estado, assim como outros na porção Norte tem sofrido com a estiagem. Más, o Amazonas pela experiencia é um caso a parte.

Não bastasse o problema dos rios secando, o estado tem incluído no ‘combo’ das catástrofes climáticas, os incêndios florestais de caráter criminoso. A situação é tão preocupante, que esta semana, a capital Manaus foi alçada por organismos internacionais, na categoria de pior qualidade do ar de todo o globo terrestre.

Foto: Alex Pazuello Secom

Na tentativa de se redimir de um problema de governabilidade, o governador amazonense o jornalista Wilson Lima (UB), tem buscado justificar o que é quase injustificável. A imprensa do seu estado, Lima chegou a usar palavras de um discurso feito pelo presidente Luíz Inácio Lula da Silva, na ONU, quando defendeu o Brasil das acusações de poluidor.

“Infelizmente, o estado do Amazonas está pagando por um problema “que não foi ele que causou. Porque o estado do Amazonas e o Brasil não são os maiores poluidores do mundo. Nós estamos pagando um preço por conta da poluição dos países ricos que muitas vezes tentam colocar o estado do Amazonas e a Amazônia no banco dos réus”.

Não é o que afirmam os órgãos ambientais brasileiros e os pesquisadores. O Amazonas tem tomado a dianteira das queimadas criminosas, principalmente concentrando-as no eixo do “arco do desmatamento na Br-319, e Amacro, sigla formada da união dos estados do Amazonas, Rondônia e Acre.

“Com relação a situação das queimadas, o que a gente tem percebido, o que mostram os satélites, é que essa fumaça que está encobrindo a cidade de Manaus, está vindo do Baixo-Amazonas, do Pará e principalmente aqui da região do município de Autazes”.

Estudiosos, apontam a localidade como o epicentro da destruição da floresta nos últimos anos. Apesar do país estar sofrendo as consequências do fenômeno El niño e do aquecimento global, o trabalho contra as queimadas e os incêndios pelo governo amazonense, mostram-se pouco eficazes, e se existem, não é nada daquilo que leis nacionais e estaduais já não exigem.

Foto: SSP-AM

Na internet, eleitores de Lima não se convenceram das respostas, passando a criticá-lo. Afonso Fagundes, acusa o governo de faltar com planejamento. “56 homens depois de 3 meses que queimada? Vocês tão de sacanagem né. Fraco! Vocês são um governo fraco. Não tem capacidades se de planejar, identificar a criticidade e a solução antecipadamente. E essa coisa de pagando por países ricos é narrativa, desnecessária diga-se de passagem”.

Foto: SECOM -AM

Vilma dos Santos Lima, liga o discurso ao usado por Bolsonaro. “Discurso ‘bolsominio’. A culpa é sua sim. Você é o governador do estado. Vamos disponibilizar o recurso que o governo federal disponibilizou”.

A situação no Amazonas movimentou o Governo Federal. Nesta sexta-feira 13/10, a ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil Marina Silva, informou que a União atua com mais 300 brigadistas do Prevfogo em várias frentes para conter os incêndios no estado vizinho. Silva, denuncia que as queimadas no estado estão em áreas privadas e públicas.

“É uma situação de extrema gravidade. Existe um cruzamento. O primeiro deles, o El Niño, agravado pela mudança do clima. Matéria orgânica em grande quantidade ressecada. Ateamento de fogo em áreas particulares e dentro de terras públicas de forma criminosa, fazendo com que se tenha duas frentes de combate, no estado do Amazonas, e no Sul dentro de terra públicas federais e no entorno de Manaus, em Autazes”.

Wilson Lima, foi um dos integrantes mais fiéis do time de governadores da Região Norte, responsável por puxar palanque para o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado por todas as instituições de incentivar os crimes ambientais contra a Floresta Amazônica.

Foto: Comunidade-indigena-S_o-Thom_-Amazonas

Mas, não é apenas Manaus que sofre com a gravidades das queimadas. Do Amazonas, a fumaça é trazida pelo vento e contribui para estimular o problema já existente em terras rondonienses. O céu, principalmente o de Porto Velho tem sido encoberto por uma massa cinza. É importante ressaltar que o Amazonas, não é o único causador dos crimes ambientais. Rondônia, Acre, Pará e Roraima, pontuam entre os estados que mais apresentam problemas com a devastação, inclusive com agravantes dentro de terras protegidas por lei.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Com Marcos Rocha e outros 17 nomes, maioria dos governadores não pode disputar reeleição em 2026

O governador de Rondônia atinge o limite de dois mandatos consecutivos e precisará deixar o cargo se quiser concorrer ao Senado ou à Câmara.
L
FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

A organizadora reforçou que todas as provas estão mantidas, conforme o cronograma estabelecido em edital, sem qualquer alteração de datas ou de locais.
L
Nota de Pesar - Alero lamenta morte da professora

Nota de Pesar – Alero lamenta morte da professora

Juliana Mattos de Lima Santiago
L
Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Deputado federal reforça compromisso com o desenvolvimento de Rondônia ao atender gestores municipais na Câmara Federal
L
STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Destruição: Por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e por interesses internacionais

Campanha contra a atividade no rio Madeira, segundo críticos, provoca prejuízos milionários à economia, ameaça milhares de famílias e reacende o debate sobre fiscalização, soberania e desenvolvimento regional.
L

Quando ensinar vira risco: a morte de uma professora em Porto Velho

Tragédia expõe a banalização da violência, o oportunismo político e a pressão cotidiana sobre professores, em um cenário onde discursos inflamados ajudam a normalizar o ódio e a insegurança nas escolas.
L

Nota de pesar: Tatiane Freire Martins

Aos 39 anos, Tatiane Freire Martins deixa um legado de amor, coragem e dedicação à família, sendo lembrada pela força com que enfrentou os desafios da vida.
L
Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Parque temático temporário reúne atrações inspiradas em grandes parques do mundo, oferece entretenimento gratuito e reforça a importância de acesso organizado ao público.
L

Morte de professora dentro da Faculdade FIMCA reacende debate sobre segurança e assédio no ambiente acadêmico

Caso investigado pela polícia gera comoção, expõe fragilidades na segurança dos campi e levanta denúncias de assédio moral contra docentes dentro da instituição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Ministro do STF quer perícia federal sobre ação policial no Rio que resultou em 122 mortes, dentro de processo que discute a letalidade das operações em favelas.
L
Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Parlamentar fiscaliza obra de alteamento da pista e cobra soluções duradouras para a rodovia.
L
Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Deputada cobra ampliação de vagas e regularização do atendimento para garantir acesso da população à documentação básica.
L
Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Presidente afirma que Ministério da Segurança será criado após aprovação da PEC e terá orçamento próprio para combater crime organizado e fortalecer polícias.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de Corolla foge após colisão com carro de aplicativo em Porto Velho

O acidente ocorreu no cruzamento das avenidas Raimundo Cantuária e Jorge Teixeira durante a madrugada deste domingo (08).
14

Equipe do Sgt Machado prende foragido condenado a 33 anos de prisão na zona leste

O criminoso Sidomar da R. C. foi localizado no bairro Agenor de Carvalho durante patrulhamento de rotina.
14

Embriagado: Homem é preso após tentar matar vizinho e incendiar moto no bairro Planalto

O agressor atacou a vítima com uma pedrada e a perseguiu com uma faca na zona leste de Porto Velho.
16

Disfarçados de ETs: Policiais infiltram-se em bloco e prendem suspeitos

A estratégia inusitada da Polícia Civil utilizou fantasias de alienígenas para flagrar crimes patrimoniais e venda de bebidas ilegais no meio da multidão.
12
Polícia Penal inicia Operação Carnaval durante desfile de bloco no Centro de Porto Velho

Polícia Penal inicia Operação Carnaval durante desfile de bloco no Centro de Porto Velho

Ação do governo reforça a fiscalização sobre monitorados e foragidos durante blocos carnavalescos na capital.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura reforça valorização das culturas originárias e parceria com povos indígenas

Prefeitura reforça valorização das culturas originárias e parceria com povos indígenas

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, Prefeitura destaca ações da Sema voltadas à preservação ambiental e ao fortalecimento das comunidades tradicionais.
L
Parque da Cidade passa por melhorias e será reaberto ao público

Parque da Cidade passa por melhorias e será reaberto ao público

Após manutenção, visitas recomeçam em 14 de fevereiro
L
Corte do Rei Momo leva clima de alegria à rodoviária e ao aeroporto de Porto Velho

Corte do Rei Momo leva clima de alegria à rodoviária e ao aeroporto de Porto Velho

Famílias registravam o momento com fotos e vídeos
L
Governo de Rondônia lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Governo de Rondônia lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Detran-RO iniciou ações educativas e reforçou a fiscalização com Lei Seca durante o Carnaval em pontos estratégicos
L
Rondônia avança para viabilizar Rota Bioceânica rumo ao Pacífico após acordos internacionais

Rondônia avança para viabilizar Rota Bioceânica rumo ao Pacífico após acordos internacionais

Assinatura da Carta de Porto Velho e de protocolo com a Bolívia marca avanços logísticos e integração regional durante Nodo Bioceânico Central
L
Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Governo de Rondônia apresentou manual com orientações sobre montagem, prazos, segurança e normas do evento.
L

Feminicídio da professora Juliana: “Precisamos trazer os homens para o nosso lado para que parem de nos matar”, afirma Neidinha Suruí

Ativista cobra reação do poder público e aponta omissão política diante da escalada da violência contra mulheres em Rondônia.
L

Após pedido do MPRO, Justiça decreta prisão preventiva do suspeito da morte de professora universitária

A justiça acolheu o pedido e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva
L
Suspeitos de ataque na Mamoré são detidos após perseguição

Suspeitos de ataques a tiros contra provedora de internet são presos

Dupla foi presa após perseguição no bairro Lagoa
10

Políticas públicas em Porto Velho ganham reforço com parceria entre Prefeitura e Ministério do Trabalho

Semagric discute implantação de conselhos municipais e estratégias para garantir acesso a recursos federais para políticas públicas e economia solidária
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.