SÁBADO, 25/05/2024

Pesquisa revela graves problemas na aplicação da Lei de Drogas

Maioria dos presos, julgados e sentenciados é o jovem não branco.

Por Fabíola Siminbú - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Pesquisa revela graves problemas na aplicação da Lei de Drogas
Gabriel Jabur/Agência Brasília
Racismo institucional, falta de informações em processos, pouca investigação e ilegalidade em abordagens policiais foram alguns dos problemas apontados em relação a aplicação da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), por uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados divulgados nesta sexta-feira (22) são baseados em mais de 5 mil processos de sentenciados por tráfico de drogas, em 2019.Pesquisa revela graves problemas na aplicação da Lei de Drogas - News RondôniaPesquisa revela graves problemas na aplicação da Lei de Drogas - News Rondônia

O secretário nacional de Acesso à Justiça, do MJSP, Marivaldo Pereira, destacou a importância de o governo começar a aplicar políticas públicas com base em dados científicos, para que as leis possam ser efetivadas de forma eficaz. “Sob nenhuma perspectiva, hoje, a forma como a Lei de Drogas é implementada é boa para sociedade. Ela não reduz a violência, ela não protege a saúde pública, ela não resolve absolutamente nada. A gente está tirando recurso público do contribuinte para piorar a sociedade”.

Brasília (DF) 03/08/2023 - Secretário de Acesso à Justiça do MJ, Marivaldo Pereira, na apresentação do  relatório do grupo de trabalho (GT) de combate ao racismo no esporte. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil.
Secretário de Acesso à Justiça do MJSP, Marivaldo Pereira – Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Racismo

Dados revelados pela pesquisa apontam que o tratamento dado à população em geral é diferente, dependendo de quem comete o crime de tráfico de drogas, sendo mais preso, julgado e sentenciado, o jovem não branco e de baixa escolaridade. Além disso, há uma diferença entre a forma como o sistema de justiça criminal e o sistema de segurança pública atuam.

A pesquisa apontou que o perfil dos processados, em sua maioria, é de jovens abaixo de 30 anos de idade, que representam 73,6% desse universo nas justiças estaduais e 42,5% na Justiça Federal. Quando observado o nível de escolaridade, a maioria têm, no máximo, o ensino fundamental, sendo 68,4% na esfera estadual e 42,5% na Justiça Federal, e 68,7% são não brancos nos processos estaduais e 68,1% têm esse perfil racial na esfera federal.

“Um jovem negro com 50 gramas de maconha é preso por tráfico, mas um povo branco com um helicóptero com 480 quilos de pasta base de cocaína não é preso”, destaca Maria Tereza Santos, presidente da Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade.

A quantidade de drogas apreendidas com os processados também evidencia a diferença de atuação dos sistemas nas esferas de governo. Enquanto nos processos estaduais a média apreendida é de 85 gramas de cannabis e 25 gramas de cocaína, quando as forças e de segurança federal atuam, essa média sobe vertiginosamente para 14,5 quilos e 6,6 quilos, respectivamente.

Usuários

05/06/2023 - Brasília-DF - A secretária nacional de políticas sobre drogas e gestão de ativos, Marta Machado, durante lançamento do Edital de Financiamento
Secretária nacional de Políticas sobre Drogas, Marta Machado – Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

“Vemos que a Justiça estadual foca em pessoas mais vulnerabilizadas e apreensões de baixa quantidade. Os dados apontam para um perfil de pequeno varejo nessa instância, ou até mesmo em usuários classificados como traficantes, de forma equivocada”, analisa Marta Machado, secretária nacional de Políticas sobre Drogas.

De forma geral, 49% dos réus processados afirmam ser usuário ou dependentes de drogas e 30% alegam que a droga apreendida se destinava ao uso pessoal.

Marta ainda chama a atenção para a lacuna de informações nos processos, já que a pesquisa enfrentou a ausência de informações sobre cor, raça e escolaridade dos processados, que levam os pesquisadores a entender que o resultado desse estudo ainda pode ser subestimado.

Investigação

Brasília - Parte das drogas e dinheiro apreendidos pela Polícia Civil do DF na operação “Delivery”, contra o tráfico de drogas durante o carnaval no Distrito Federal. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Drogas e dinheiro apreendidos pela Polícia Civil do Distrito Federal – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O alto número de processos resultantes de prisões em flagrante também chama a atenção para a pouca investigação. Esse tipo de abordagem representou 76% das prisões feitas por policiais militares e 19,1% da atuação da polícia civil nos casos de tráfico de droga. Quase sempre são flagrantes motivados por “comportamento suspeito”, segundo 32,5% dos relatos policiais. Denúncias anônimas motivaram 30,9% das abordagens.

Inconstitucionalidade

Os pesquisadores apontaram ainda que nessas abordagens 49% resultam de entradas em domicílio, das quais apenas 15% com mandado judicial. A busca domiciliar sem mandado de Justiça representou cerca de 41% dos processos.

Segundo Marta Machado, esses dados apontam ilegalidade nessas abordagens, já que fere a própria Constituição Federal no seu artigo 5º, que trata da inviolabilidade da vida privada.

De acordo com os pesquisadores, esses dados fortalecem a necessidade de um aprofundamento na revisão das políticas públicas para o setor. “É premente discutirmos a garantia dos direitos fundamentais a todas pessoas que estão envolvidas nesses casos, de modo que elas sejam tratadas com equidade, independentemente da sua cor ou raça, da sua origem social, e há urgência também em discutirmos esse encarceramento em massa de pessoas jovens, em geral de cor preta, periférica, de baixa escolaridade, enquanto o narcotráfico se fortalece como crime organizado”, alerta Luseni Aquino, diretora do Ipea.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Parlamentares aprovam PLC que reajusta salários dos servidores do MPRO em 5%

Aprovação ocorreu na sessão itinerante realizada nesta quinta-feira, 23.
L

Alero aprova mais de R$ 270 milhões em projetos de lei na Rondônia Rural Show Internacional

Investimento foi assegurado para reforçar o atendimento dos órgãos governamentais.
L

JAIME BAGATTOLI: 11ª Rondônia Rural Show Internacional mostra força do setor produtivo de Rondônia

Parlamentar destacou investimentos e respeito ao meio ambiente
L

CORONEL CHRISOSTOMO: Desgoverno do PT agora avalia VETAR taxação federal de compras internacionais até US$ 50.

Cobrança do imposto de importação foi incluída no PL – Mover
L

Deputado Cássio Gois destaca dia produtivo com projetos aprovados na Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

Em uma iniciativa para valorizar as mulheres no agronegócio, Gois também instituiu o Dia Estadual da Mulher do Agronegócio, por meio do Projeto de Lei nº 487/2024, marcado para o dia 22 de junho
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho Marca Presença na Rondônia Rural Show – PENÚLTIMO DIA

Assista a transmissão ao vivo direto do Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.
L

Marcos Rocha celebra sucesso da ConQueijo com mensagem de fé e determinação

E na disputa pelo título de melhor queijo de Rondônia, não foi diferente.
L

PROMOÇÃO NEWS RONDÔNIA E CINE ARAÚJO: Sorteio de Ingressos para o Cinema

Dois Sortudos Irão Desfrutar de uma Experiência Inesquecível!
L

#EntreLevels | Entrevista David Rayel – técnico responsável – Museu dos Vídeo Games

Na próxima sexta-feira, dia 24, às 17h, o programa “Entre Levels” traz uma entrevista imperdível com David Rayel, o técnico responsável do Museu dos Vídeo Games.
L

#NortProTeam | Entrevista Francielle Olyver – atleta de fisiculturismo

Nesta sexta-feira, dia 24, às 15h30, o programa Nort Pro Team! contará com uma entrevista especial com Francielle Olyver, atleta de fisiculturismo na categoria Figure.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Local de prova do concurso da Caixa está disponível para os candidatos

Local de prova do concurso da Caixa está disponível para os candidatos

Exame será aplicado no próximo domingo
L

ENEM DOS CONCURSOS: Divulgada nova data do Concurso Nacional Unificado: 18 de agosto

A prova reúne mais de 2,1 milhões de candidatos e oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado será no dia 18 de agosto, confirma Ministério da Gestão

Concurso Unificado será no dia 18 de agosto, confirma Ministério da Gestão

A prova será realizada dia 18 de agosto. Todos os cadernos de prova estão preservados e em segurança
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereadores reúnem feirantes para tratar da reforma do Feirão do Produtor

Vereadores reúnem feirantes para tratar da reforma do Feirão do Produtor

A reunião foi um passo importante para garantir que a feira continue funcionando de maneira eficiente e organizada durante o período de reforma.
L
Deputado Edevaldo Neves solicita concurso público para Polícia Penal de Rondônia

Deputado Edevaldo Neves solicita concurso público para Polícia Penal de Rondônia

O parlamentar destacou que o último concurso para a Polícia Penal ocorreu há mais de 14 anos, em 2010.
L
Cláudia de Jesus presta homenagem para entidades de Rondônia

Cláudia de Jesus presta homenagem para entidades de Rondônia

Deputada por meio da Assembleia Legislativa propôs Voto de Louvor na Rondônia Rural Show .
L

Senadores de Rondônia comemoram rejeição da cassação do mandato de Sérgio Moro

O senador Jaime, em poucas palavras, disse que o senador do Paraná vai continuar trabalhando por um país melhor.
L
Comunidades do Alto e Baixo Madeira terão coleta de resíduos após atuação da vereadora Márcia Socorristas Animais

Comunidades do Alto e Baixo Madeira terão coleta de resíduos após atuação da vereadora Márcia Socorristas Animais

O serviço está sendo realizado pela EcoRondônia, que é a 4ª maior empresa do ramo no país.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: BOPE recebe denúncia e prende ex-presidiário com arma e droga na zona leste

O criminoso foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
10

NO SOCIALISTA: GTAM prende homem com moto roubada na zona leste

Segundo a PM, o suspeito possui passagem pelo sistema prisional por receptação.
10

Travesti é atacado a facadas em vila de apartamentos em Porto Velho

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros e encaminhou a vítima para o Hospital João Paulo II.
10

Operação IN LAPIDES: Polícia Civil e Polícia Militar Combatem Tráfico de Drogas em São Francisco do Guaporé

Após um relatório detalhado de investigação, o Delegado Reinaldo Reis solicitou os mandados de busca ao Tribunal de Justiça, que, com a anuência do Ministério Público, deferiu os cinco mandados.
10

ATUALIZADA: Batida entre Carro e Moto Deixa Dois Mortos na BR-364 em Porto Velho

O piloto morreu na hora, enquanto o passageiro chegou a ser socorrido ao Hospital João Paulo II, mas não resistiu e foi a óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arte em madeira com motosserra encanta visitantes na Rondônia Rural Show

Artesão de Toledo (PR) Demonstra Talento e Sustentabilidade em Esculturas Inéditas
L

Hidroponia é destaque na Rondônia Rural Show com estação apresentada pela Emater-RO

Tecnologia inovadora aumenta produtividade e atrai visitantes com soluções sustentáveis
L
Negociações de débitos e uso consciente da água são destacados durante 11ª Rondônia Rural Show

Negociações de débitos e uso consciente da água são destacados durante 11ª Rondônia Rural Show

A ação foi bastante procurada pelos visitantes, que aproveitaram a chance para resolver suas questões financeiras de forma facilitada.
L

Prefeitura de Porto Velho incentiva empreendedorismo local na Rondônia Rural Show

Delícias da Amazônia” Brilha com Produtos Artesanais e Sustentáveis, Impulsionados pelo Apoio Municipal
L

Rondônia Rural Show destaca inovação e interação no espaço Sebrae

Rodadas de Negócios, Prêmios e Diálogos Institucionais Marcam Presença do Sebrae no Evento
L
Ganhadores do 3º ConQueijo recebem prêmios do Governo de RO para fortalecer qualidade da produção

Ganhadores do 3º ConQueijo recebem prêmios do Governo de RO para fortalecer qualidade da produção

A cadeia de leite de Rondônia está cada vez mais forte no estado.
L
Nota Legal Rondoniense realiza sorteio durante a 11ª Rondônia Rural Show

Nota Legal Rondoniense realiza sorteio durante a 11ª Rondônia Rural Show

O gerente da educação fiscal, Divino Cardoso, destacou a relevância de estar mais próximo da população, orientando sobre o valor de solicitar o cupom fiscal.
L
Melhor café especial torrado do Brasil é rondoniense e está em exposição na 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Melhor café especial torrado do Brasil é rondoniense e está em exposição na 11ª Rondônia Rural Show Internacional

É fruto de um trabalho com muita dedicação e foco na busca pela qualidade.
L
Tecnologias sustentáveis na Amazônia em foco na Rondônia Rural Show Internacional

Tecnologias sustentáveis na Amazônia em foco na Rondônia Rural Show Internacional

O agricultor José Francisco dos Santos, que compareceu à feira pela primeira vez, destacou a importância de informações como essas para o cuidado com o meio ambiente.
L
Governo de RO entrega equipamentos agrícolas e de infraestrutura para diversas prefeituras

Governo de RO entrega equipamentos agrícolas e de infraestrutura para diversas prefeituras

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, os equipamentos ajudam a promover o desenvolvimento sustentável das regiões beneficiadas.
L