QUARTA-FEIRA, 29/11/2023

Processamento de plasma pela rede privada está em pauta no Senado

Votação da PEC já foi adiada sete vezes na CCJ.

Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Processamento de plasma pela rede privada está em pauta no Senado
Tomaz Silva/Agência Brasil
Está em discussão no Senado Federal uma proposta que permite o processamento de plasma humano pela iniciativa privada para desenvolvimento de novas tecnologias e produção de medicamentos. A proposta de emenda à Constituição (PEC) 10/2022 estava na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da última quarta-feira (13), mas foi retirada de pauta a pedido da relatora, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), que solicitou mais tempo para construir uma proposta de consenso com senadores e com o governo. Processamento de plasma pela rede privada está em pauta no Senado - News RondôniaProcessamento de plasma pela rede privada está em pauta no Senado - News Rondônia

A votação da PEC já foi adiada sete vezes na comissão, por ser considerada polêmica. A relatora havia incluído no projeto original a proposta de pagamento ao doador em troca da coleta do plasma, o que gerou reações contrárias de diversos senadores e também de órgãos públicos. Não há uma nova data para a análise da proposta na CCJ.

O plasma é parte líquida do sangue, resultante do processo de fracionamento do sangue total, obtido de doadores voluntários dos serviços de hemoterapia. Ele pode ser usado para a produção de medicamentos hemoderivados, como albumina, imunoglobulina e fatores de coagulação, que são utilizados por pessoas com doenças como a hemofilia.

No relatório, Daniella Ribeiro argumenta que a legislação brasileira está defasada em relação à coleta de plasma. “Precisamos urgentemente coletar plasma, estruturar uma rede apropriada para isso e produzir medicamentos derivados do plasma no país”, diz. A senadora cita um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) que aponta o desperdício de quase 600 mil litros de plasma sanguíneo que não foram viabilizados para a produção de hemoderivados.

O autor da proposta, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), diz tratar-se de “um aprimoramento no texto da Constituição Federal, no intuito de possibilitar a atualização da legislação brasileira no que diz respeito à coleta e ao processamento de plasma sanguíneo”.

Para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), a PEC representa um risco à operacionalização da indústria pública, devido à dificuldade de obtenção de plasma para o fracionamento. “Hoje existe um controle muito forte, o Brasil tem condição de fornecer à população plasma de alta qualidade para a indústria, reconhecido internacionalmente. E a Hemobrás tem condições de fracionar todo o plasma brasileiro”, argumenta o presidente da empresa, Antonio Lucena.

A Hemobrás é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde, que tem como função social garantir aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) o fornecimento de medicamentos derivados do sangue ou obtidos por meio de engenharia genética, com produção nacional.

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União emitiram nota técnica questionando aspectos da PEC. “A solução para os hemoderivados no Brasil não passa por estimular a doação do plasma por meio da remuneração ou oferta de benefícios financeiros de qualquer natureza, sob pena de se desvirtuar o caráter altruísta e solidário desse ato, que, uma vez condicionado à prestação de vantagem econômica, afasta os ideais do pensamento coletivo e do compromisso com a cidadania, imprescindíveis para garantir isenção e segurança”, diz a nota.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tapetão: TRE nega pedido de cassação do governador Marcos Rocha

A decisão foi unânime entre os membros da Corte Eleitoral.
L

JAIME BAGATTOLI: Senador denuncia despejo violento de famílias e pequenos produtores durante visita da CPI das ONGs ao Pará

Parlamentar já entregou denuncia à PGR contra a atuação do ICMBio em reserva extrativista do Acre
L

Iluminação e Lazer: Valtinho Canuto trabalha por melhorias para o Baixo Madeira

No mesmo sentido, o vereador está comprometido com a implementação de iluminação no campo de futebol de Brasileira.
L

Linha 78 em São Miguel do Guaporé recebe manutenção após indicação da deputada Lebrinha

Indicação parlamentar atende solicitação do vereador GuiGui.
L

Assembleia e Defensoria Pública estreitam laços em projetos para a população

Presidente da Alero, deputado Marcelo Cruz, recebeu o defensor público-geral, Victor Hugo de Souza Lima.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original Pub traz shows de rock para animar o final de semana

O pub terá descontos em petiscos e chopp, feijoada com rock, e noite de especiais com bandas que homenageiam Nirvana, Avenged Sevenfold e Red Hot Chili Peppers.
L

MARINA SILVA: Rondônia tem 48 dos 52 municípios em estado de emergência pela seca

‘Ou nós vamos enfrentar o problema do desmatamento, da mudança do clima, ou isso que nós estamos vendo agora é apenas o começo’
L

Coluna do Simpi – R$ 2 bi para avanços digitais nas pequenas indústrias

O MDIC prevê que, em três anos, mais de 93,1 mil empresas terão atendimento direto para conseguir passar por essa transformação digital.
L
FIM DE CARREIRA: PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em RO e GO

FIM DE CARREIRA: PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em RO e GO

Foram cumpridos 62 mandados judiciais, simultaneamente, em Rondônia e Goiás. 12 pessoas foram presas.
10

Momento empresarial entrevista: Alex Nunes – Eco Vibe, Circo da Meia Noite e Winner Mídia PVH

Nesta quarta-feira, dia 29, às 09h, o programa “Momento Empresarial” promete trazer insights valiosos para o público interessado no mundo dos negócios.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Primeira convocação de estudantes selecionados em processo seletivo de estágio é realizada pelo Detran

Os estudantes do ensino médio selecionados vão receber orientações quanto ao envio da documentação e a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio do IEL/RO
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Serviços Gerais

Envie seu currículo para o e-mail [email protected]
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Auxiliar Adm/Financeiro

Empresa busca profissional com formação em administração ou contabilidade e experiência na área.
L

DNIT Lança edital de concurso com 100 vagas de nível superior e salários de até R$12 mil

Oportunidades em diversas áreas com inscrições abertas até dezembro; Tem vagas para Rondônia.
L

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para contratação de estagiários do Detran

As informações sobre o processo seletivo de estagiários do Detran/RO serão prestadas pelo IEL/RO
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

POLÍTICA

Decisão Nacional do Partido Renovação Democrática para Fortalecimento Regional

Esta decisão é parte de uma estratégia mais ampla da Renovação Democrática para consolidar sua presença e influência em nível estadual.
L

Deputado Cássio Gois destaca as comemorações dos 46 anos de Cacoal

Parlamentar destacou o aniversário do município durante sessão.
L
Deputada federal Sílvia Cristina acompanha produtores rurais de Rondônia, em reuniões no Incra e Ibama

Deputada federal Sílvia Cristina acompanha produtores rurais de Rondônia, em reuniões no Incra e Ibama

Parlamentar intermediou encontros em Brasília para tratar de regularização fundiária e dos embargos ambientais.
L
Senado aprova entrada da Bolívia no Mercosul

Senado aprova entrada da Bolívia no Mercosul

Projeto autoriza adesão do país como membro permanente do bloco.
L
Senado aprova mudanças no registro de agrotóxicos

Senado aprova mudanças no registro de agrotóxicos

Texto agora vai para sanção presidencial.
L
Publicidade

POLÍCIA

TRAGÉDIA: Idoso é encontrado morto dentro de rio em distrito

O idoso estava desaparecido e foi encontrado pelo próprio filho.
18

Homicida do Amazonas é preso enquanto trabalhava com refrigeração em Porto Velho

De acordo com a Polícia Civil, Taylles estava com mandado de prisão pelo crime de homicídio, expedido no dia 28 de abril deste ano. O crime teria ocorrido na cidade de Autazes no estado do Amazonas.
12
Em Rondônia, PRF recupera seis foragidos da Justiça

Em Rondônia, PRF recupera seis foragidos da Justiça

As apreensões ocorreram na última semana.
10
Homem é amarrado no poste e espancado após invadir casa de idoso no centro

Homem é amarrado no poste e espancado após invadir casa de idoso no centro

Populares espancaram e amarraram o indivíduo no poste de iluminação pública até a chegada da Polícia Militar que fez a prisão em flagrante.
16

ASSISTA: Ladrão é filmado furtando central de ar em clínica de psicologia na zona leste

De acordo com testemunhas, o ladrão já teria furtado outras três centrais de ar na região.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abertura dos Jogos da Juventude Universitária de Rondônia acontece nesta quarta-feira em Porto Velho

As competições acontecem até o dia 3 de dezembro
L

Audiência pública acontece dia 5 para prestação de contas de 2023 e relatório de governança na previdência

Na ocasião, serão apresentados relatório de governança, contendo o quantitativo de servidores ativos, aposentados e pensionistas, assim como resumo da folha de pagamento de benefícios e outras despesas.
L
STF admite responsabilizar jornal por acusação falsa de entrevistado

STF admite responsabilizar jornal por acusação falsa de entrevistado

Tese jurídica abre brecha para retirada de conteúdos nas redes sociais.
L

Flávio Dino no STF fortalece democracia, por Andrey Cavalcante

Dono de invejável carreira pública, Flávio Dino é natural de São Luís/MA, onde nasceu em 30 de abril de 1968, filho dos advogados Rita Maria e Sálvio Dino.
L
Comissão do Senado aprova 10 nomes para conselhos de Justiça e do MP

Comissão do Senado aprova 10 nomes para conselhos de Justiça e do MP

Lista de aprovados inclui cinco mulheres e cinco homens.
L

Eleições e Fake News: Márcio Nogueira aborda desafios e necessidade de regulação durante palestra na Conferência Nacional de Advocacia

O líder da advocacia rondoniense foi incisivo ao apresentar a necessidade uma abordagem regulatória no ambiente democrático, considerando a atual realidade de uma nas redes sociais.
L
Handebol: Brasil bate Ucrânia com folga na estreia do Mundial Feminino

Handebol: Brasil bate Ucrânia com folga na estreia do Mundial Feminino

Ouro no Pan de Santiago, seleção enfrenta Cazaquistão às 14h de sexta
L

Mãe atípica: advogada Luzinete Xavier é nomeada como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Antes de assumir a presidência da comissão, Luzinete Xavier já era uma membra ativa da comissão, além de ser participativa de grupos como ‘Marias’.
L
Kit da Fiocruz garante transfusão de sangue mais segura no Brasil

Kit da Fiocruz garante transfusão de sangue mais segura no Brasil

Precisão do diagnóstico evita transmissão da malária pelo sangue.
L

Recebimento da Licença Ambiental: Antônio Luís Almeida Costa – ME

Licença Ambiental de Operação – LAO N° 26/sol/DLA
L