O Senado Federal realizou nesta segunda-feira (21) a cerimônia de posse bem como a diplomação dos estudantes do ensino médio no programa “Jovens Senadores”. Na ocasião foi montada simbolicamente a “Mesa Diretora” para organizar seus trabalhos. A cerimônia foi conduzida pelo senador Paulo Paim (PT-RS) com ajuda dos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Nelsinho Trad (PSD-MS) e Jorge Seif (PL-SC).
Na eleição da Mesa, destaque para uma em especial. Por seis votos, a jovem Karoliny Discher Martini, de 17 anos, natural de São Miguel do Guaporé, interior de Rondônia, ficou com a 1ª secretaria. Ela é estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Princesa Isabel.
Caberá a Martini a responsabilidade de coordenar as atividades, organizar debates e votações, além de representar os demais estudantes perante as autoridades do Senado.
Hoje (22), o Plenário do Senado fará uma sessão especial em homenagem aos selecionados para o “Programa Senado Jovem”, que tem o objetivo de incentivar a participação política dos estudantes e a educação quanto à cidadania e às instituições da República.
O PROGRAMA
O Programa criado em 2010, engloba o “Projeto Jovem Senador” e o “Concurso de Redação do Senado Federal”. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania.
Os autores das 27 melhores redações – um de cada estado e do Distrito Federal – são automaticamente selecionados para vivenciarem, em Brasília. Neste ano, a vivência iniciou ontem e vai até o próximo dia 25.