O assunto foi levado à discussão pelo deputado Adjuto Afonso (UB-AM) durante sessão na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM). Da tribuna, ele repercutiu que a Azul Linhas Aéreas é uma das empresas beneficiadas com a subvenção da aviação que reduziu a base de cálculo do ICMS nas operações internas com querosene de aviação e gasolina de aviação e mesmo assim decidiu suspender voos entre Porto Velho e Manaus.
Durante seu discurso, Afonso fez um apelo à empresa para que pudesse cancelar a iniciativa de suspensão. “Se tirarem esse voo ligando Rondônia ao Amazonas vai elevar o preço das passagens, indo via Brasília ou Campinas para poder chegar a nossa capital. Nós temos que oficializar um apelo para que essa empresa mantenha pelo menos um voo diário ligando Porto Velho à Manaus”, discursou.
Vale relembrar que conforme anúncio, a Azul Linhas Aéreas deixará de realizar voos diretos entre as capitais de Rondônia e Amazonas a partir do dia 30 de outubro. Enquanto isso, a bancada de Rondônia juntamente com o Governo do Estado pensa em alternativas para minimizar os transtornos.