Sempre focada e em busca por melhorias para os alunos e profissionais da educação de todo país, a deputada federal Cristiane Lopes, titular na Comissão de Educação, visitou a Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes, em Porto Velho. Recepcionada pelo diretor da unidade, major PM Lucas de Tarso e o sargento PM Ramires, teve a oportunidade de conhecer a estrutura física do colégio militar e participar da reinauguração da sala de recursos multifuncionais para atendimento e inclusão de alunos com deficiências matriculados na instituição.
Durante a sua chegada à sala multifuncional, a deputada foi surpreendida por uma calorosa recepção do aluno e participante do projeto, Matheus, e seus pais, que na ocasião participavam de forma efetiva das atividades. “A educação deve ser um espaço de acolhimento e respeito proporcionando oportunidades iguais para todos. O mais importante em uma escola é o olhar individualizado para cada aluno, o atendimento cuidadoso a todas as famílias e ter uma equipe multidisciplinar muito bem preparada, fiquei muito satisfeita com o que encontrei aqui”, justificou Cristiane.
Hoje, a instituição possui cerca de 1.600 alunos, entre eles, 49 alunos com necessidades especiais matriculados e outros em investigação. Segundo a major da PM e coordenadora da sala de recursos, Jakeline, mãe do Mikael, aluno do 6° ano que possui TDAH, esse espaço serve para promover um atendimento personalizado de aprendizagem, estimulando as crianças que estão apresentando atraso no seu desenvolvimento, tanto pedagógico como psicomotor, e que estão com prejuízos na sua aprendizagem.
O major Lucas de Tarso, diretor do colégio Tiradentes, ressaltou a importância de ter representantes do poder público conhecendo de perto o trabalho realizado nas escolas. “Estamos muito felizes com a visita da deputada. É de suma importância essa atenção, para que através de você, todos irão conhecer de perto nossa realidade e terão esse olhar de dentro para fora. Faço votos de sucesso na sua trajetória política”, destacou.
No decorrer da conversa, Cristiane Lopes também destacou que os colégios cívico-militares, uma das pautas que defende, apresentam bons desempenhos em avaliações nacionais. “É importante mencionar que esses colégios têm obtido excelentes notas no IDEB, tanto no ensino médio quanto no fundamental, garantindo melhor desempenho dos alunos nos vestibulares em geral, em especial no Enem, e além do desempenho nos vestibulares, busca-se ainda o aperfeiçoamento da formação educacional dos alunos, com base nos princípios de hierarquia e disciplina”.
Cristiane além de assinar o requerimento do pedido de urgência para votação do PL 2363/2023 na Câmara Federal, que institui a Política Nacional das Escolas Cívico-Militares, enviou recentemente uma indicação ao Poder Executivo na pessoa do Presidente da República, para a manutenção do programa, tendo em vista os benefícios e os muitos resultados positivos que ocorreram desde a implantação.
“Estou comprometida com a educação, que é uma das minhas prioridades como deputada. Estou à disposição das instituições de ensino, diretores, professores, estudantes e pais para que possamos progredir no aprendizado e assim oferecer às nossas crianças e jovens mais oportunidades e um futuro promissor”, finalizou.