SEXTA-FEIRA, 21/06/2024

Presidente defende investimento em ferrovias

Modal pode tornar indústria siderúrgica nacional mais competitiva.

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Presidente defende investimento em ferrovias
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (3), que o Brasil precisa de mais investimentos no modal ferroviário e que a indústria siderúrgica nacional pode ser mais competitiva. Para isso, segundo ele, o governo precisa oferecer estabilidade política, econômica e social aos empresários. Presidente defende investimento em ferrovias - News RondôniaPresidente defende investimento em ferrovias - News Rondônia

“Esse país precisa definitivamente cumprir com esses compromissos: estabilidade, credibilidade e previsibilidade. Nós temos que colocar no papel e cumprir aquilo que nós colocamos no papel para que ninguém seja pego de surpresa”, disse Lula, durante cerimônia de início das obras no Lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em Ilhéus, litoral da Bahia.

“Eu queria dizer aos empresários que estão nesta empreitada para construir a ferrovia que não é interesse de um empresário ou de outro empresário, é interesse da soberania nacional fazer essa ferrovia e outras ferrovias no país para que a gente possa ter esse país competitivo com qualquer outro país do mundo”, acrescentou.

Ainda para o presidente, o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida da sociedade passam pela formação e qualificação profissional da população. Lula lembrou que, apesar do projeto de malha ferroviária do Brasil ser antigo, o país deixou de formar engenheiros ferroviários e de investir na indústria desse modal.

“Esse país não produz mais trilhos, aliás, esse país não produzia mais dormente. Eu lembro que nós criamos a maior fábrica de dormente do mundo quando começamos a fazer a Transnordestina. E ela hoje parou. A CSN [Companhia Siderúrgica Nacional] há 40 anos atrás produzia trilhos, hoje não produz mais”, disse Lula.

“Então, é uma vergonha um país do tamanho do Brasil, que quer ter uma malha ferroviária para facilitar o transporte da sua riqueza, ter que importar trilho de outro país, com a quantidade de minério de ferro que nós temos e a quantidade de siderúrgicas que nós temos. Isso é um desafio para nós, o Brasil está importando trilhos quando poderia produzir aqui, para gerar mais emprego no país e oportunidade de crescimento da cidadania do nosso povo”, argumentou o presidente.

Integração ferroviária

A Fiol é composta por três trechos, sendo que o primeiro – Fiol 1 – liga as cidades baianas de Ilhéus e Caetité, com 537 quilômetros de extensão, e passa por 19 municípios. A previsão de início da operação desse trecho é a partir de 2027, mas Lula pediu que seja feita “horas extra” para que a obra seja entregue antes do fim de seu mandato, em 2026.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o projeto da Fiol será incluído no novo programa de infraestrutura do governo, que deve ser lançado ainda neste mês.

De acordo com o governo, a integração ferroviária consolidará um corredor de escoamento para o mercado externo de minério de ferro da região sul do estado e de grãos da região oeste. Quando estiver em plena operação, a estimativa que é o uso do modal promova redução de 86% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.

As obras do Lote 1F da Fiol estão sob responsabilidade da Bahia Mineração (Bamin), que arrematou a concessão do trecho em leilão realizado em abril de 2021.

Com 127 quilômetros de extensão, o Lote 1F é um dos cinco lotes de construção da Fiol 1 e passa por Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. Dos quatro lotes restantes, dois já estão concluídos.

As obras do trecho receberão R$ 1,5 bilhão em investimentos da Bahia Ferrovias (Bafer), subconcessão da Bamin, e serão executadas pelo Consórcio TCR-10, formado pela empresa brasileira Tiisa e pela chinesa CREC-10.

No total, a Fiol terá 1.527 quilômetros de extensão. A ferrovia ligará o futuro porto de Ilhéus ao município de Figueirópolis, no Tocantins, ponto em que se conectará com a Norte-Sul.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres trabalha para a concessão dos outros dois trechos: a Fiol 2, entre Caetité e Barreiras, na Bahia, com obras em andamento, e a Fiol 3, de Barreiras a Figueirópolis, que ainda aguarda licença de instalação.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dra. Taíssa busca informações sobre transporte fluvial da escola Monte Horeb

Segundo a Seduc há um Processo de Aquisição para obtenção de Conjunto Náutico.
L

Cláudia de Jesus requer informações sobre cirurgias ortopédicas e de traumatologia

Deputada solicitou dados sobre tempo de espera, leitos disponíveis e medidas do governo para melhorar o atendimento.
L
Cristiane Lopes indica emenda parlamentar para a reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes indica emenda parlamentar para a reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal informa que o recurso é superior a 600 mil reais e foi destinado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP) o que marca um significativo avanço na infraestrutura esportiva da cidade
L

Alan Queiroz realiza a entrega de plantadeira para os produtores rurais em Nova União

Plantadeira contribui com o plantio e aumenta a eficiência dos trabalhos.
L
Vereador Valtinho Canuto leva crise do Rio Madeira a Brasília e busca soluções com parlamentares de Rondônia

Vereador Valtinho Canuto leva crise do Rio Madeira a Brasília e busca soluções com parlamentares de Rondônia

Durante sua visita, Valtinho se reuniu com importantes parlamentares de Rondônia, incluindo os senadores Confúcio Moura, Jaime Bagattoli e Marcos Rogério, além da deputada federal Cristiane Lopes e o deputado federal Lebrão.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#EntreLevels | Entrevista Gabriel Mori de Oliveira, influencer

O programa Entre Leves traz uma entrevista exclusiva com Gabriel Mori de Oliveira, um dos influenciadores digitais mais promissores da atualidade.
L

Incêndio em casa abandonada na rua Nicarágua em Porto Velho [VÍDEO]

O medo dos residentes próximos ao local é que o fogo se espalhe para as outras casas nas proximidades.
L

Alessandro Lubiana lança o livro “A Educação Mediada por Tecnologia na Amazônia”

O jornalista rondoniense oferece um panorama completo da educação na região, destacando o papel fundamental da tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento educacional.
L

#NortProTeam | Entrevista George Marcio, Presidente da Federação FJJ

Nesta sexta-feira, dia 21, às 15h, o programa Nort Pro Team traz uma entrevista exclusiva com George Marcio, Presidente da Federação de Jiu-Jitsu (FJJ).
L

Fim de semana de Rock e Feijoada no Grego Original Pub

Promoções, música ao vivo e boa comida em um ambiente rústico e descolado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L

Inscrições no concurso UNIR 2024 encerram nesta quinta-feira, dia 20

São ofertadas 74 vagas para servidores técnico-administrativos nos níveis médio e superior.
L
Publicidade

POLÍTICA

Mais duas leis que beneficiam servidores da ALE-RO são instituídas por Sérgio Gonçalves

Os decretos foram publicados na edição de ontem (20) do Diário Oficial do Estado (DIOF) na seção dos atos do executivo. As despesas decorrentes das leis correrão por conta da dotação orçamentária da Assembleia Legislativa.
L

Cinco dos 11 parlamentares de Rondônia estão inaptos e vão ficar de fora do “Oscar” da política

Da bancada de Rondônia, pelo Senado Federal, apenas Marcos Rogério (PL) está na disputa. Jaime Bagattoli (PL) e Confúcio Moura (MDB) estão inaptos.
L
Vilhena recebe Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer nesta sexta-feira

Vilhena recebe Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer nesta sexta-feira

Deputada federal Sílvia Cristina confirmou solenidade de inauguração às 9h.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D’Oeste e Cacoal

Segundo a Parlamentar, os recursos destinam-se a impulsionar diversos setores essenciais, refletindo o compromisso da parlamentar com o desenvolvimento regional.
L

Dra. Taíssa repudia hackeamento de conta e violência cibernética contra mulheres

Parlamentar teve seu Facebook tomado por hackers no início deste mês.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM e Corpo de Bombeiros fazem buscas por cadáver em matagal no Morar Melhor

PM e Corpo de Bombeiros fazem buscas por cadáver em matagal no Morar Melhor

A vítima seria um homem de 27 anos que está desaparecido desde a madrugada do último dia 19. O pai do rapaz acompanha as buscas.
18
Polícia Civil prende foragido que furtava fios em prédio no centro

Polícia Civil prende foragido que furtava fios em prédio no centro

Informações obtidas pelo site dão conta que uma viatura da Polícia Civil foi informada por uma testemunha, sobre o suspeito que cometia o crime e conseguiram fazer a prisão em flagrante.
14
polícia

Motociclista que bateu em ônibus morre no Hospital em Porto Velho

Na ocasião, Thalyssa pilotava uma moto Honda Biz pela Aruba, sentido Mamoré, quando avançou a preferencial da Amador dos Reis e bateu forte na lateral de um ônibus.
18
Caminhão é destruído por incêndio na BR-364 em Porto Velho

Caminhão é destruído por incêndio na BR-364 em Porto Velho

As primeiras informações dão conta que equipes da PRF e Corpo de Bombeiros foram acionadas para o Local.
12
Carro invade preferencial e causa gravíssimo acidente com motociclista

Carro invade preferencial e causa gravíssimo acidente com motociclista

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando o veículo cruza a via pela Rua Venezuela e a moto bate com força, fazendo a piloto cair do outro lado.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF retoma julgamento sobre atendimento de pessoas trans no SUS

STF retoma julgamento sobre atendimento de pessoas trans no SUS

Sessão virtual começou hoje e vai até 28 de junho.
L
Fachin vota para reconhecer que escolas devem combater discriminações

Fachin vota para reconhecer que escolas devem combater discriminações

Ministro também foi contra proibição de temas sobre gênero nas escolas
L
Prefeitura de Jaru convoca 19 profissionais aprovados para vários cargos no último concurso público

Prefeitura de Jaru convoca 19 profissionais aprovados para vários cargos no último concurso público

O prazo para a posse é de 30 dias, improrrogáveis.
L
Tem Lua Cheia de Morango nesta sexta; entenda o fenômeno

Tem Lua Cheia de Morango nesta sexta; entenda o fenômeno

A Lua Cheia de Morango acontece apenas uma vez por ano e sempre no mês de junho.
L
Pipoca é gostosa, faz bem e aproxima; nutricionista ensina 5 motivos para comer

Pipoca é gostosa, faz bem e aproxima; nutricionista ensina 5 motivos para comer

Neste caso, a pipoca de micro-ondas não é uma boa pedida.
L
Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia.
L
SHOWS & GASTRONOMIA - Confira os eventos que vão acontecer no Mercado Cultural

SHOWS & GASTRONOMIA – Confira os eventos que vão acontecer no Mercado Cultural

“Os shows são gratuitos!”, disse o empresário Sinésio Tapajós.
L

“FNAS pelo Brasil” debate controle da aplicação dos recursos públicos durante evento, em Rondônia

Representando a Seas, Bruno Afonso destacou a importância do evento e aproximação do governo com os municípios
L