SEGUNDA-FEIRA, 24/06/2024

Escolas municipais de Ji-Paraná  recebem ações do projeto Escola Transforma

Amanhã (28), mais duas escolas rurais serão contempladas pelo projeto que busca melhorar indicadores da educação municipal

Por Assessoria Parlamentar - 25

Publicado em 

Escolas municipais de Ji-Paraná recebem ações do projeto Escola Transforma
Assessoria Parlamentar

Instituições escolares do município de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, celebram amanhã (28) a chegada do Escola Transforma, projeto que vem realizando intervenções e melhorias em escolas municipais de várias regiões do Brasil. Em 2021 e 2022, o projeto beneficiou mais de 11 mil estudantes com implantação de salas de leitura, parques infantis, hortas, entre outros espaços, em instalações de 31 instituições públicas de ensino.

Em 2023, o projeto, patrocinado pela Nutrien Soluções Agrícolas, uma das maiores plataformas de soluções agrícolas do País, e realizado em parceria com o Instituto Cuidare, dedica atenção às escolas rurais. Uma das escolas beneficiadas é a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Prado, selecionada para ganhar sua primeira ação de voluntariado voltada à conscientização acerca de práticas sustentáveis, além de entregas físicas programadas para o mês de novembro deste ano.

Escolas municipais de Ji-Paraná recebem ações do projeto Escola Transforma
Assessoria Parlamentar

Ainda em Ji-Paraná, acontecerá uma segunda ação de voluntariado na EMEIEF Prof. Irineu Antônio Dresch, que já recebeu novos espaços em 2022. Das 13h30 às 17h30, serão aplicadas atividades com a temática de sustentabilidade ao lado das crianças. As intervenções visam beneficiar cerca de 412 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, em ambas as escolas.

O objetivo do projeto Escola Transforma é proporcionar conquistas pedagógicas e melhorias na estrutura física dos estabelecimentos educacionais e, assim, contribuir para alavancar os indicadores de qualidade da educação municipal. Tudo começa com um período de diagnóstico, quando são identificadas as necessidades das escolas juntamente com a comunidade escolar. As ações vão desde a aquisição de materiais e qualificação de espaços para aprendizagem até a formação de educadores e voluntários.

 “A expectativa do projeto Escola Transforma é muito grande, pelo motivo de que a escola sempre precisa de outros parceiros para desenvolver um melhor trabalho, com a possibilidade de mudar certos espaços, transformando a EMEIEF Antônio Prado em um local acolhedor, pois nossa escola não disponibiliza de tantos espaços interativos para poder proporcionar uma aprendizagem mais lúdica com uma qualidade elevada”, expressa a diretora Rosineia.

Escolas municipais de Ji-Paraná  recebem ações do projeto Escola Transforma
Assessoria Parlamentar

“Continuamos mais um ano com o compromisso de fortalecer a educação, acreditamos que o Projeto Escola Transforma vem proporcionando melhorias dentro das escolas nas cidades que atuamos, além de apoiar na qualificação pedagógica para que gerem impactos positivos no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes dessas comunidades. Em 2023, estamos presentes em 30 cidades com mais de 40 escolas no projeto, e estamos levando voluntariado para contribuir ainda mais nas ações que estamos realizando. Esse ano, nosso foco está em escolas rurais, pois acreditamos que o impacto que iremos causar será ainda maior nessas comunidades.”, explica a gerente de sustentabilidade e responsabilidade social da Nutrien na América Latina, Rita Moreno.

Impacto social – Todas as iniciativas do projeto Escola Transforma são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são um apelo global construído pela ONU e seus parceiros em prol da Agenda 2030 para geração de impacto social e garantia de um futuro melhor e mais sustentável para todos. As escolas rurais ganham atenção especial do projeto por apresentarem um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais baixo que as demais. A meta do projeto é, até 2024, atender mais de 50 escolas em todo o país.

“O Instituto Cuidare valoriza o potencial transformador das escolas rurais, quilombolas e indígenas. Atuamos de forma colaborativa e em rede. Através do projeto Escola Transforma, promovemos melhorias nas estruturas e oferecemos formação, envolvendo a sociedade e o poder público para assegurar uma educação básica de qualidade. Acreditamos no compromisso coletivo com a educação, pois enxergamos na escola tanto o presente quanto o futuro de um país”, afirma Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare.

Escolas municipais de Ji-Paraná recebem ações do projeto Escola Transforma
Assessoria Parlamentar

Mais de 17 mil estudantes beneficiados – Nos dois primeiros anos de atuação (2021 e 2022), o Projeto Escola Transforma atendeu 31 escolas, beneficiando diretamente 11.357 estudantes e 1.431 professores e funcionários. Ao todo, foram doados 6 mil livros e entregues, 15 salas de leituras e 450 brinquedos e jogos educativos.  Neste ano de 2023, mais de 40 escolas recebem ações do projeto, com cerca de 6 mil estudantes beneficiados com as suas intervenções.

SERVIÇO:

JI-PARANÁ

EMEIEF Antônio Prado – 1ª ação

Ação de voluntariado

Data: 28/06 – 08h às 12h

EMEIEF Prof. Irineu Antônio Dresch – 2ª ação

Ação de voluntariado

Data: 28/06 – 13h30 às 17h30

Sobre o Instituto Cuidare

O Instituto Cuidare é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2022 e formada por pedagogos, professores, administradores, comunicadores, engenheiros, arquitetos, artistas, entre outros profissionais. São pessoas que acreditam no poder transformador da educação para a regeneração de uma sociedade mais justa e equitativa; que acreditam que a educação é um dos principais instrumentos para a redução da pobreza e das desigualdades sociais; que sabem que a educação é um direito humano fundamental para que cada pessoa possa desenvolver o seu maior potencial.

Para colocar o nosso propósito em prática, atuamos dentro das escolas públicas, porque é um lugar para todos, que reúne toda a comunidade. Trabalhamos em parceria com outras entidades e organizações para alcançar resultados na formação de estudantes e de professores, e na construção de um ambiente escolar acolhedor e motivador.

Apesar de uma constituição recente, nossa história começa em 2008, com a Rede Educare, uma produtora cultural, que realiza projetos voltados à educação, sustentabilidade, formação de leitores, promoção da diversidade por meio da implementação de espaços de leitura, exposições e publicações de livros por todo o Brasil.

Por entender a dimensão e a importância da educação, nasceu assim o Instituto Cuidare.

Sobre a Nutrien Soluções Agrícolas

No Brasil, a Nutrien Soluções Agrícolas é uma das maiores plataformas de soluções agrícolas e tem o compromisso em servir aos agricultores no país de forma inclusiva e sustentável por meio de um novo conceito de varejo, que inclui um amplo portfólio de produtos, serviços e soluções. A empresa oferece um atendimento presencial diferenciado e uma logística inteligente, com uma experiência individualizada e integrada a uma plataforma digital. Está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Pará, Maranhão, Tocantins, Rondônia e Acre, com 130 unidades comerciais, entre lojas e centros de experiências, 2 unidades de beneficiamento de soja, 4 misturadores de fertilizantes, 1 fábrica de nutricionais e mais de 700 consultores especializados. Com mais de 3.000 colaboradores, a companhia continua em plena expansão dos seus negócios para outras regiões e segue cumprindo seu plano estratégico de crescimento, investindo em aquisições, ampliação de unidades e implantação de novas tecnologias que alavancarão a presença da Nutrien no país para atender às necessidades dos agricultores de forma simples, ágil e inovadora. Mais informações sobre a atuação no Brasil no site da https://nutrien.com.br/.

Contatos para a imprensa:

Instituto Cuidare

Cilene Brito I [email protected]  (71) 99204-7518

Tatiane Freitas I [email protected] (71) 99211-5722

Nutrien

[email protected]
[email protected]

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Presidente da Câmara Márcio Pacele fiscaliza obras em Vista Alegre e Nova Califórnia, na Ponta do Abunã

Presidente da Câmara Márcio Pacele fiscaliza obras em Vista Alegre e Nova Califórnia, na Ponta do Abunã

Durante sua vistoria, Márcio Pacele destacou a importância das obras de infraestrutura para melhorar as condições de trafegabilidade e a qualidade de vida dos moradores de Vista Alegre.
L
Inauguração do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer em Vilhena é prestigiada por autoridades

Inauguração do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer em Vilhena é prestigiada por autoridades

Deputada Sílvia Cristina agradeceu pela presença de todos e reforçou seu compromisso com a saúde.
L
Vereador Edimilson Dourado fiscaliza serviços de Tapa Buracos e Iluminação Pública no bairro Caladinho

Vereador Edimilson Dourado fiscaliza serviços de Tapa Buracos e Iluminação Pública no bairro Caladinho

Pedidos se deu após reclamação dos moradores da região. 
L

Valdir Vargas prestigia inauguração do Centro de Prevenção do Câncer em Vilhena

Pré-candidato à Prefeitura de Porto Velho e empresário participou da cerimônia de entrega junto a autoridades e destacou a importância da obra para a comunidade.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

População registra momento que Cometa cruzou os céus de Rondônia; Veja Vídeo

Foi esclarecido que o fenômeno se tratava do 13P/Olbers, um cometa com um período orbital de 69 anos, classificado como do tipo Halley.
L
Professores de universidades e instituições federais encerram greve

Professores de universidades e instituições federais encerram greve

Termo de acordo será assinado dia 26
L
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 93 milhões

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 93 milhões

As seis dezenas sorteadas foram: 13,16,17,34,41 e 47
L
Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Isso pode levar a novos episódios de sintomas
L
Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos é lembrado nesta segunda
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L
Publicidade

POLÍTICA

Dimas Craveiro apresenta propostas no #ComunidadeNews

Pré-candidato a vereador de Porto Velho discute segurança, infraestrutura e desenvolvimento econômico
L

Adriano Gomes apresenta propostas para agricultura familiar em entrevista ao #ComunidadeNews

Pré-candidato a vereador destaca compromissos e projetos para fortalecer pequenos produtores rurais em Porto Velho
L

Pré-candidato a prefeito Ricardo Frota apresenta propostas e visões para Porto Velho no #GiroNews

Ele destaca áreas prioritárias como saneamento, saúde, segurança e inclusão social
L
Dr. Fernando Máximo apoia a candidatura do Dr. Hiran Gallo e do Dr. Cleiton Bach no CFM

Dr. Fernando Máximo apoia a candidatura do Dr. Hiran Gallo e do Dr. Cleiton Bach no CFM

O deputado federal Dr. Fernando Máximo (UB) manifestou publicamente seu apoio aos dois candidatos, considerando que Rondônia possui duas cadeiras, atualmente ocupadas por esses médicos.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina emenda parlamentar para a 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá

Deputado Ribeiro do Sinpol destina emenda parlamentar para a 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá

Com o intuito de fomentar a cultura no estado, o deputado Ribeiro do Sinpol destinou emenda para contratação de artistas de renome nacional.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista morre em colisão com caminhonete em Rondônia 

Motociclista morre em colisão com caminhonete em Rondônia 

A caminhonete acabou invadindo a pista contrária onde trafegava Maycon e acabou atingindo o jovem motociclista que veio a óbito no local.
18
Motorista recebe chamado para corrida em OPO e é encontrado morto a tiros

Motorista recebe chamado para corrida em OPO e é encontrado morto a tiros

A vítima, identificada como Reginaldo S. L., era um motorista de aplicativo, natural de Jaru.
18
PRF apreende maconha em Guajará-Mirim

PRF apreende maconha em Guajará-Mirim

A droga foi interceptada na BR 425
10
Polícia prende envolvidos em morte de motorista, recupera arma e veículo

Polícia prende envolvidos em morte de motorista, recupera arma e veículo

Boa parte dos detidos faz parte do grupo conhecido como “Bonde do 7”, reincidentes em crimes na cidade.
12
Mulher morre após veículo perder controle e bater em árvore na RO-464

Mulher morre após veículo perder controle e bater em árvore na RO-464

O veículo Siena, na qual, Rosa viajava com quatro irmãs, saiu da estrada e colidiu lateralmente com uma árvore após a motorista perder o controle em uma curva acentuada.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho realiza audiência pública para discutir o novo Código de Obras

Evento ocorrerá nesta sexta-feira (28), às 19h, no auditório da Unir Centro
L

Feira Giro Empreendedor estará em três pontos da capital nesta semana

Feira passa por órgãos públicos e pontos turísticos de Porto Velho
L

Exames de aptidão física são realizados na Vila Olímpica Chiquilito Erse em Porto Velho

Foram atendidos mais de 850 alunos em dois dias de ação
L

Estande montado pela Prefeitura de Porto Velho para reforçar a Educação Ambiental é destaque no Flor do Maracujá

Cerca de 60 pessoas, por noite, visitam o estande da Semusb no Parque dos Tanques
L

Motoristas e monitores do transporte escolar vão receber a 3ª formação e capacitação em Porto Velho

Os profissionais atendem mais de 5 mil alunos pela frota da Prefeitura
L

Workshop promove discussão sobre grandes geradores de resíduos sólidos no município de Porto Velho

Palestra dá ferramentas de planejamento para estruturar o setor público na gestão adequada dos resíduos sólidos
L

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, agricultores transportam produção de banana para a Feira do Produtor Rural

Programa de Transporte da Produção da Agricultura Familiar está disponível para agricultores, associações e cooperativas
L
Porto Velho promove mais um encontro para discussão dos desafios e oportunidades do Plano de Desenvolvimento Econômico 2030-2050

Porto Velho promove mais um encontro para discussão dos desafios e oportunidades do Plano de Desenvolvimento Econômico 2030-2050

Fazendo parte da programação do mês, uma série de encontros acontece entre os dias 24 a 27 de junho, no auditório do Sebrae/RO.
L
UniSENAI.Digital em Ariquemes e Cacoal disponibiliza cursos de graduação EAD

UniSENAI.Digital em Ariquemes e Cacoal disponibiliza cursos de graduação EAD

Os cursos são todos por Ensino à Distância (EAD), e ministrados pelos SENAI de Santa Catarina, e Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia –SENAI/CIMATEC da Bahia, com avaliações presenciais nos polos.
L

Recebimento da Licença Ambiental: ESPAÇO DA CARNE LTDA

Dispensa de Licenciamento Nº 016.00540.007/2024-SUL
L