Por Antonio Pessoa I Secom ALE/RO
A necessidade de combater as invasões de propriedades rurais na chamada Ponta do Abunã, em Rondônia, foi o principal tema apresentado pelo deputado Affonso Cândido (PL), durante sessão ordinária nesta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa. O parlamentar ressaltou que o importante é fornecer todas as proteções possíveis aos legítimos donos das terras para que possam ter tranquilidade no campo no exercício das atividades produtivas, juntamente com os familiares.
Foto – Rafael Oliveira I Secom ALE/RO
Ele anunciou que, na próxima quinta-feira (23), a partir das 11h, será lançado o programa "Segurança Rural", no distrito de Vista Alegre do Abunã. Affonso destacou que tem muita identificação com a região, ao lembrar que sua mãe vive há 15 anos em Vista Alegre. Na localidade, ele obteve 700 votos, que ajudaram a viabilizar a eleição dele para deputado estadual.
Conforme expôs, é o momento também de começar a retribuir o apoio recebido. O deputado, que convidou os demais parlamentares para participar do encontro, elogiou o esforço do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (União Brasil), da deputada Ieda Chaves (União Brasil) e do governador Marcos Rocha (União Brasil), que, segundo ele, têm se empenhado muito nesta e em outras questões que afetam os moradores. O orador adiantou que já manteve uma conversa preliminar com o prefeito sobre a insegurança reinante.
Affonso Cândido observou que, desde a década de 1980, a população luta pela emancipação, pela municipalização, mas por enquanto a dependência ainda é total das decisões da prefeitura e do governo estadual. O deputado também pediu aos demais parlamentares um apoio com emendas coletivas para beneficiar o Hospital Municipal de Ji-Paraná, que, após 34 anos, acaba de inaugurar seu primeiro Centro de Imagens. Ele lembrou que o hospital atende outros 16 municípios da região central do estado.
Frisou ainda que entendimento semelhante entre deputados já possibilitou a construção de centro de diagnóstico, na área de oncologia, no Hospital Regional de Cacoal, resultando na somatória de R$ 5,3 milhões na cooptação de emendas parlamentares. O amplo acordo teve a participação de 22 deputados. Cândido também cobrou ao governo estadual a construção de uma ponte na linha 74, em Ji-Paraná, para tirar do isolamento uma população indígena.