Por Emerson Barbosa
FOTOS :SECOM/AC
Desde a manhã desta quinta-feira (16), a Polícia Federal (PF) vem dando cumprimento a mais uma fase da Operação Ptolomeu, que investiga desde 2021 um possível esquema de corrupção e lavagem de dinheiro instalado no governo do Acre.
O Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) foram os alvos das diligências desta etapa que cumpre mandados de busca e apreensão, além do Acre, no Amazonas, São Paulo e Santa Catarina. Na semana passada, o órgão já havia iniciado a terceira fase das investigações. Desta vez, a Polícia Federal concentra as buscas para investigar o desvio de R$ 5 milhões.
A investigação não descarta a ligação do governador Gladson Cameli (Progressistas) com os crimes apurados. Tanto é que a própria Polícia Federal chegou a pedir o afastamento, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Ministério Público Federal (MPF) descartaram a possibilidade.
No despacho, a ministra Nancy Andrighi negou o afastamento, mesmo concordando com os indícios que indicam a forte ligação de Gladson Cameli no esquema de corrupção, além de declará-lo como possível beneficiário das transações que apontam para o desvio de milhares de reais nos crimes de lavagem de dinheiro.
De acordo com informações do AC 24 Horas, que teve acesso a parte dos autos da Polícia Federal, a prisão do pai do governador, o empresário Eládio Cameli, e o irmão dele, Gledson Cameli, listavam entre os nove alvos com pedidos de prisão preventiva. Nancy também negou por entender que, por hora, as prisões não seriam necessárias.
Apesar disso, a ministra manteve o afastamento de 26 servidores públicos e comissionados por entender uma corrente entre eles no esquema de corrupção no governo acreano. "A investigação é uma medida de 'requentar' algo que não chegou a ter resultados", diz a defesa do governador.
Nota pública do governo do Acre sobre a Operação Fata Morgana
A respeito da Operação Fata Morgana, realizada nesta quinta-feira, 16, pela Polícia Federal, o governo do Acre esclarece:
– A ação é complementar, com o objetivo de recolher, para análise, documentos relativos aos assuntos investigados;
– O governo colabora, como sempre colaborou, com as autoridades, no sentido de combater e evitar o mau uso do dinheiro público, tendo inclusive criado a 1ª Delegacia de Combate à Corrupção;
– Os gestores responsáveis pelas pastas sob análise já foram afastados do serviço público e não haverá paralisia de obras necessárias para o desenvolvimento do estado.
Por fim, o governo do Estado do Acre reitera o seu compromisso com a transparência e respeito ao cidadão.
Governo do Estado do Acre
Secretaria de Estado de Comunicação