Por Wanglézio Braga
Os senadores Confúcio Moura (MDB), Jaime Bagattoli (PL) e Dr. Samuel Araújo (PSD) agora terão mais “verbas” para “torrar” no mandato. O rondoniense, presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) autorizou aumento das verbas rescisórias (cota parlamentar) em 18,13%, conforme comunidade publicado pela Casa de Leis. Com isso, cada senador terá ao seu alcance R$36.692,11.
Segundo o documento, divulgado nesta terça-feira (14), o reajuste que será feito de forma escalonada, entre 2023 e 2025, foi autorizado por meio de um ato assinado em 10 de janeiro. O pagamento da cota parlamentar é realizado por reembolso, por isso os senadores precisam cumprir as regras estabelecidas pelo regimento.
Com esse reajuste, os senadores vão ter mais dinheiro para cobrir despesas. Nesses valores, incluem gastos com hospedagem, moradia, transporte e alimentação. Também podem ser usados para pagar despesas do gabinete e contratar serviços de apoio ao mandato.
Outra boa notícia para o trio de Rondônia é que houve reajustes em trechos de passagens aéreas. Os parlamentares têm direito a quatro trechos de passagem aérea, ida e volta, por mês. “Os quantitativos não utilizados podem ser transferidos para os meses seguintes”, diz comunicado.