TERÇA-FEIRA, 15/07/2025

Lula defende democracia em discurso após diplomação

Vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, também recebeu o documento.

Publicado em 

Lula defende democracia em discurso após diplomação - News Rondônia

Autor – Agência Brasil 

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu hoje (12) a democracia e reafirmou o compromisso de fazer do Brasil um país "mais desenvolvido e mais justo".

Lula defende democracia em discurso após diplomação - News Rondônia
Fábio Rodrigues Pozzebom

Lula discursou após ser diplomado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, como candidato eleito. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, também recebeu o documento.

Após receber o diploma, Lula fez um discurso emocionado em defesa de democracia e do sistema eleitoral. Segundo o presidente eleito, durante as eleições, a nação foi "envenenada com mentiras" produzidas nas redes sociais, semeando "mentira e ódio".

Veja a íntegra da cerimônia:

'Quero dizer que muito mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, esta é a celebração da democracia. Poucas vezes na história recente deste país a democracia esteve tão ameaçada. Poucas vezes na nossa história a vontade popular foi tão colocada à prova, e teve que vencer tantos obstáculos para enfim ser ouvida", afirmou.

O presidente eleito também garantiu o compromisso de fazer um país "mais desenvolvido e justo" durante os quatro anos de seu mandato".

"Reafirmo hoje que farei todos os esforços para, juntamente com meu vice Geraldo Alckmin, cumprir o compromisso que assumi não apenas durante a campanha, mas ao longo de toda uma vida –  fazer do Brasil um país mais desenvolvido e mais justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida para todos os brasileiros, sobretudo os mais necessitados", disse.

Ao receber o diploma de eleito pela terceira vez, Lula lembrou dos questionamentos que recebeu ao longo da vida pública por não ter diploma universitário.

"Quero agradecer ao povo brasileiro, pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil", concluiu.

Diplomação

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha dos eleitos nas eleições e marca do fim do processo eleitoral. Com o diploma eleitoral em mãos, os eleitos podem tomar posse no dia 1° de janeiro de 2023.

O TSE é responsável pela diplomação dos candidatos à Presidência da República. Os deputados, senadores e governadores são diplomados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) até 19 de dezembro.

Leia a íntegra do discurso:

Em primeiro lugar, quero agradecer ao povo brasileiro, pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil.

Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder – para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário – o diploma de presidente da República.

Reafirmo hoje que farei todos os esforços para, juntamente com meu vice Geraldo Alckmin, cumprir o compromisso que assumi não apenas durante a campanha, mas ao longo de toda uma vida: fazer do Brasil um país mais desenvolvido e mais justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida para todos os brasileiros, sobretudo os mais necessitados.

Quero dizer que muito mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, esta é a celebração da democracia.

Poucas vezes na história recente deste país a democracia esteve tão ameaçada.

Poucas vezes na nossa história a vontade popular foi tão colocada à prova, e teve que vencer tantos obstáculos para enfim ser ouvida.

A democracia não nasce por geração espontânea. Ela precisa ser semeada, cultivada, cuidada com muito carinho por cada um, a cada dia, para que a colheita seja generosa para todos.

Mas além de semeada, cultivada e cuidada com muito carinho, a democracia precisa ser todos os dias defendida daqueles que tentam, a qualquer custo, sujeitá-la a seus interesses financeiros e ambições de poder.

Felizmente, não faltou quem a defendesse neste momento tão grave da nossa história.

Além da sabedoria do povo brasileiro, que escolheu o amor em vez do ódio, a verdade em vez da mentira e a democracia em vez do arbítrio, quero destacar a coragem do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, que enfrentaram toda sorte de ofensas, ameaças e agressões para fazer valer a soberania do voto popular.

Cumprimento cada ministro e cada ministra do STF e do TSE pela firmeza na defesa da democracia e da lisura do processo eleitoral nesses tempos tão difíceis.

A história há de reconhecer sua coerência e fidelidade à Constituição.

Essa não foi uma eleição entre candidatos de partidos políticos com programas distintos. Foi a disputa entre duas visões de mundo e de governo.

De um lado, o projeto de reconstrução do país, com ampla participação popular. De outro lado, um projeto de destruição do país ancorado no poder econômico e numa indústria de mentiras e calúnias jamais vista ao longo de nossa história.

Não foram poucas as tentativas de sufocar a voz do povo.

Os inimigos da democracia lançaram dúvidas sobre as urnas eletrônicas, cuja confiabilidade é reconhecida em todo o mundo.

Ameaçaram as instituições. Criaram obstáculos de última hora para que eleitores fossem impedidos de chegar a seus locais de votação. Tentaram comprar o voto dos eleitores, com falsas promessas e dinheiro farto, desviado do orçamento público.

Intimidaram os mais vulneráveis com ameaças de suspensão de benefícios, e os trabalhadores com o risco de demissão sumária, caso contrariassem os interesses de seus empregadores.

Quando se esperava um debate político democrático, a Nação foi envenenada com mentiras produzidas no submundo das redes sociais.

Eles semearam a mentira e o ódio, e o país colheu uma violência política que só se viu nas páginas mais tristes da nossa história.

E no entanto, a democracia venceu.

O resultado destas eleições não foi apenas a vitória de um candidato ou de um partido. Tive o privilégio de ser apoiado por uma frente de 12 partidos no primeiro turno, aos quais se somaram mais dois na segunda etapa.

Uma verdadeira frente ampla contra o autoritarismo, que hoje, na transição de governo, se amplia para outras legendas, e fortalece o protagonismo de trabalhadores, empresários, artistas, intelectuais, cientistas e lideranças dos mais diversos e combativos movimentos populares deste país.

Tenho consciência de que essa frente se formou em torno de um firme compromisso: a defesa da democracia, que é a origem da minha luta e o destino do Brasil.

Nestas semanas em que o Gabinete de Transição vem escrutinando a realidade atual do país, tomamos conhecimento do deliberado processo de desmonte das políticas públicas e dos instrumentos de desenvolvimento, levado a cabo por um governo de destruição nacional.

Soma-se a este legado perverso, que recai principalmente sobre a população mais necessitada, o ataque sistemático às instituições democráticas.

Mas as ameaças à democracia que enfrentamos e ainda haveremos de enfrentar não são características exclusivas de nosso país.

A democracia enfrenta um imenso desafio ao redor do planeta, talvez maior do que no período da Segunda Guerra Mundial.

Na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos, os inimigos da democracia se organizam e se movimentam. Usam e abusam dos mecanismos de manipulações e mentiras, disponibilizados por plataformas digitais que atuam de maneira gananciosa e absolutamente irresponsável.

A máquina de ataques à democracia não tem pátria nem fronteiras.

O combate, portanto, precisa se dar nas trincheiras da governança global, por meio de tecnologias avançadas e de uma legislação internacional mais dura e eficiente.

Que fique bem claro: jamais renunciaremos à defesa intransigente da liberdade de expressão, mas defenderemos até o fim o livre acesso à informação de qualidade, sem mentiras e manipulações que levam ao ódio e à violência política.

Nossa missão é fortalecer a democracia – entre nós, no Brasil, e em nossas relações multilaterais.

A importância do Brasil neste cenário global é inegável, e foi por esta razão que os olhos do mundo se voltaram para o nosso processo eleitoral.

Precisamos de instituições fortes e representativas. Precisamos de harmonia entre os Poderes, com um eficiente sistema de pesos e contrapesos que iniba aventuras autoritárias.

Precisamos de coragem.

É necessário tirar uma lição deste período recente em nosso país e dos abusos cometidos no processo eleitoral. Para nunca mais esquecermos. Para que nunca mais aconteça.

Democracia, por definição, é o governo do povo, por meio da eleição de seus representantes. Mas precisamos ir além dos dicionários. O povo quer mais do que simplesmente eleger seus representantes, o povo quer participação ativa nas decisões de governo.

É preciso entender que democracia é muito mais do que o direito de se manifestar livremente contra a fome, o desemprego, a falta de saúde, educação, segurança, moradia. Democracia é ter alimentação de qualidade, é ter emprego, saúde, educação, segurança, moradia.

Quanto maior a participação popular, maior o entendimento da necessidade de defender a democracia daqueles que se valem dela como atalho para chegar ao poder e instaurar o autoritarismo.

A democracia só tem sentido, e será defendida pelo povo, na medida em que promover, de fato, a igualdade de direitos e oportunidades para todos e todas, independentemente de classe social, cor, crença religiosa ou orientação sexual.

É com o compromisso de construir um verdadeiro Estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra todas as formas de injustiça, que recebo pela terceira vez este diploma de presidente eleito do Brasil – em nome da liberdade, da dignidade e da felicidade do povo brasileiro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dra. Taíssa celebra início de hemodiálise em Guajará-Mirim e agradece a Coronel Marcos Rocha

Serviço essencial reforça a saúde pública e garante mais dignidade para pacientes do município
L

Alan Queiroz avança com solicitação para implantação de EJA na zona rural de Machadinho D’Oeste

Governo confirma chamada escolar e avalia viabilidade para atender demanda da comunidade
L

Cláudia de Jesus prestigia assinatura de ordem de serviço para novo Kartódromo de Ji-Paraná

Investimento de R$ 10 milhões fortalece infraestrutura esportiva e garante lazer para a juventude
L

Deputada Dra. Taíssa prestigia a 7ª Cavalgada da Linha 25-B em Nova Dimensão

Evento reúne cavaleiros e famílias rurais em celebração cultural no interior de Rondônia
L

Prefeitura e TRE/RO ajustam urnas para eleição distrital em Porto Velho

Primeira eleição distrital de Porto Velho vai eleger administradores dos 13 distritos com apoio do TRE/RO
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Rondônia dispara na produção agro e reduz desmatamento na Amazônia

Estado alcança safra recorde, valor bruto de R$ 32 bilhões e lidera queda no desmatamento, segundo MapBiomas e Inpe
L

Giro News | Entrevista Dra. Daiane Paraguassu

Nesta terça-feira, dia 15, às 16h, o programa Giro News recebe a Dra. Daiane Paraguassu, médica veterinária com vasta formação e atuação em oncologia veterinária.
L

Em Cima da Hora | Entrevista DJ Gaguinho

Nesta terça-feira, dia 15, às 14h, o programa Em Cima da Hora recebe DJ Gaguinho para um bate-papo sobre sua trajetória artística e os detalhes da festa Retrô Gold, que promete agitar o JD36. Música, carreira e bastidores de um dos eventos mais esperados da cena noturna!
L

Leitura Finalizada: A Jornada das Empreendedoras revela caminhos de coragem e autenticidade no universo feminino dos negócios

Histórias reais inspiram mulheres a liderar com inteligência emocional, romper crenças limitantes e transformar vulnerabilidades em força.
L
Entenda como vai funcionar o sistema de Pedágio em Rondônia

Entenda como vai funcionar o sistema de Pedágio em Rondônia

Novo modelo de cobrança agiliza tráfego e promete modernização na Rota Agro Norte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina visita produtores dos Assentamentos Margarida Alves I e II em Nova União

Deputada Sílvia Cristina visita produtores dos Assentamentos Margarida Alves I e II em Nova União

Parlamentar destaca importância de ouvir a comunidade para orientar ações do mandato; saúde e agricultura familiar estão entre prioridades.
L
Governo brasileiro regulamenta Lei de Reciprocidade Comercial

Governo brasileiro regulamenta Lei de Reciprocidade Comercial

Decreto presidencial cria comitê para definir contramedidas a barreiras impostas por outros países, como a nova tarifa dos EUA.
L

Com apoio de Dra. Taíssa, 30ª Expoagum reúne multidão em Guajará-Mirim com shows, montaria e gastronomia típica

Evento gratuito teve investimento de R$ 858 mil em emenda parlamentar da deputada, parceria com Sejucel e Governo de Rondônia, e fortaleceu cultura e economia local
L

Dra. Taíssa Sousa fiscaliza obra de pavimentação na RO-420 em Jacinópolis viabilizada por emenda de R$ 2 milhões

Parlamentar destaca importância da estrada para o escoamento da produção rural e reforça compromisso com fiscalização de recursos públicos
L

Ieda Chaves investe mais de R$ 90 mil para impulsionar produção agrícola em Nova Mutum Paraná

Novas estufas e bancadas hidropônicas fortalecem o trabalho da Associação do Observatório Socioambiental
L
Publicidade

POLÍCIA

Denarc prende foragido com drogas em residência na zona sul

Denarc prende foragido com drogas em residência na zona sul

Ação do Denarc aconteceu em residência no bairro Aeroclube, zona sul da capital, e flagrou o homem tentando dispensar drogas no vaso sanitário.
10
PF prende duas pessoas por incêndios criminosos em Rondônia

PF prende duas pessoas por incêndios criminosos em Rondônia

Operação Sentinelas da Amazônia resulta em prisões em flagrante por queimadas ilegais nas Florestas Nacionais do Jamari e Jacundá.
12
Foragido por tráfico é preso pelo DENARC em Porto Velho

Foragido por tráfico é preso pelo DENARC em Porto Velho

Weliton C. F., com mandado em aberto, é detido no bairro Aeroclube com cocaína e apetrechos para venda.
14
PRF apreende quase 150 kg de drogas em operação de tráfico em Jaci Paraná

PRF apreende quase 150 kg de drogas em operação de tráfico em Jaci Paraná

A ação resultou na prisão de dois homens por tráfico e associação ao tráfico de drogas.
10
Condutor embriagado causa acidente e companheira é presa com drogas em Ji-Paraná

Condutor embriagado causa acidente e companheira é presa com drogas em Ji-Paraná

Colisão em cruzamento deixa feridos; motorista bêbado e sem CNH é detido, e mulher flagrada com crack e cocaína.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boi-Bumbá Estrela de Rondônia estreia no Flor do Maracujá 2025 com tema que celebra raízes amazônicas

Nova agremiação leva ao Parque dos Tanques a força da cultura popular no maior arraial de Rondônia
L

Alimentação que cuida: programa garante suporte nutricional para pacientes em Rondônia

Iniciativa oferece fórmulas especiais para quem mais precisa, fortalecendo cuidado humanizado em todo o estado
L

Projeto de Lei da Devastação: Neide Cardozo encabeça campanha contra o PL que flexibiliza regras para os crimes ambientais

“Esse PL pode causar a sua morte e a morte de milhares de animais e de pessoas, como aconteceu nas tragédias de Brumadinho e Mariana. Não podemos permitir que isso aconteça”.
L
Prefeitura de Jaru renova gratificação para profissionais da educação básica

Prefeitura de Jaru renova gratificação para profissionais da educação básica

Projeto aprovado pela Câmara assegura bonificação a servidores da Semed, reforçando valorização e compromisso com a qualidade do ensino.
L
CONAB São Paulo entrega 38 toneladas de feijão da agricultura familiar em ações contra a fome

São Paulo entrega 38 toneladas de feijão da agricultura familiar em ações contra a fome

Programação inclui encontro de cozinhas solidárias e reforço alimentar com apoio da Conab, MDS e Instituto Céu Estrela Guia.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): ELLO COMERCIO E SERVICOS DE ALIMENTACAO LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
IntegraSEFIN fortalece integração técnica e busca excelência no atendimento público em Rondônia

IntegraSEFIN fortalece integração técnica e busca excelência no atendimento público em Rondônia

Evento da Secretaria de Finanças reúne servidores para alinhar diretrizes, incentivar boas práticas e qualificar o atendimento ao cidadão.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): CONDOMINIO RESIDENCIAL ITAPEMA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
TRT-14 qualifica servidores em obrigações fiscais para otimizar gestão e ampliar transparência

TRT-14 qualifica servidores em obrigações fiscais para otimizar gestão e ampliar transparência

Curso telepresencial aborda eSocial, EFD-Reinf e SIGEP-JT, com foco em eficiência administrativa e conformidade legal.
L
Ministério Público de Rondônia participa da celebração dos 10 anos da Politec-RO

Ministério Público de Rondônia participa da celebração dos 10 anos da Politec-RO

Promotor Anderson Batista destacou papel técnico-científico da instituição na elucidação de crimes complexos em todo o estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.