Anderson Nascimento
Jornalismo Newsrondonia
O bloqueio de 43 contas, entre física e de empresas suspeitas de financiar atos de bloqueio de rodovias e estradas foi determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
Moraes afirma que os direitos de reunião e greve são garantidos pela Constituição, porém, no entendimento dele, "propagar o descumprimento e desrespeito ao resultado do pleito eleitoral […], com consequente rompimento do Estado Democrático de Direito e a instalação de um regime de exceção".
Ressaltando, Moraes apontou que pedir "intervenção federal" pode configurar o crime de Abolição Violenta do Estado Democrático de Direito, cuja pena pode ser de quatro a oito anos de prisão.
Com as contas bancárias bloqueadas, Moraes determinou que os representantes afetados direto ou indiretamente, sejam ouvidos pela Polícia Federal, no prazo de até 10 dias corridos. O jornalismo Newsrondonia teve acesso as contas de pessoas físicas e jurídicas que são apontadas como financiadores dos atos e tenta contato para ouvir a defesa. Caso haja a manifestação, atualizaremos a matéria.