SÁBADO, 05/07/2025
Publicidade

Evento debateu Projeto de Lei Complementar 085/2020 enviado pelo governo do Estado e que recebeu emendas na sua redação final

Vamos deliberar pela sustentabilidade

Publicado em 

Evento debateu Projeto de Lei Complementar 085/2020 enviado pelo governo do Estado e que recebeu emendas na sua redação final - News Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na manhã desta terça-feira, 28, Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) 085/2020 que trata do Zoneamento Socioeconômico e Ambiental do Estado de Rondônia. A audiência foi aberta pelo presidente Alex Redano (Republicanos) que agradeceu a presença de todos e destacou o compromisso da mesa diretora de pautar a matéria que tramita nas comissões da casa desde o final do ano passado, ainda no mês de setembro.

“Assumimos um compromisso de pautar essa matéria importantíssima para o desenvolvimento do estado de Rondônia ainda neste mês de setembro e estamos cumprindo. A atualização do zoneamento socioeconômico e ambiental de Rondônia é mais do que necessário, uma vez que o atual está totalmente desatualizado com relação ao Código Florestal Brasileiro. Esse é um dia histórico para o nosso estado e estamos felizes em poder fazer parte deste momento”, disse o presidente, que na sequência passou a presidência dos trabalhos da Comissão para o Deputado Jean Oliveira (MDB) que é o relator da Comissão que estuda o zoneamento.

Evento debateu Projeto de Lei Complementar 085/2020 enviado pelo governo do Estado e que recebeu emendas na sua redação final - News Rondônia

Para Jean Oliveira, "nesse momento, vamos fazer política reconhecendo a justiça social e reconhecendo a aptidão desse Estado, que desde o começo se baseou na produção agropecuária. O povo que ocupou Rondônia, é trabalhador. Vamos deliberar pela sustentabilidade. Em momento algum, podemos deixar de cuidar da questão ambiental, mas levando em conta o social e o econômico".

Por fim, o deputado declarou que "as pressões são naturais e é necessário reconhecer a luta de cada um. Não vamos ter 100% das demandas atendidas, mas dentro da regra, vamos fazer o que for justo e correto. Cada deputado tem a sua posição e vamos fazer isso de forma democrática, com o voto definindo a questão".

O deputado estadual Cirone Deiró fez uso da tribuna e destacou “todo o trabalho realizado pela Assembleia Legislativa através de suas comissões para que pudéssemos estar aqui hoje nesta audiência que encaminha para a votação do projeto em Plenário. A Assembleia teve o trabalho de escutar todas as regiões do estado buscando beneficiar o setor produtivo e ao mesmo tempo cuidar do desenvolvimento ambiental do nosso estado. Um compromisso nosso com o povo de Rondônia que vem se tornando realidade graças ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa, que não mediram esforços para chegar ao melhor resultado possível”, disse.

O deputado Laerte Gomes (PSDB) declarou que "é um momento histórico para Rondônia. E pela mobilização da sociedade, estamos diante da grande ferramenta de transformação e de desenvolvimento do Estado, que o PLC 85. Temos o compromisso de votar essa matéria na sessão desta terça-feira. Quando a matéria aportou na Casa, eu era o presidente e demos a celeridade na tramitação, mas pela abrangência da matéria, as discussões se estenderam e chegamos hoje ao dia da votação".

Laerte disse ainda que "temos que ser justos com o Governo, que encaminhou o PLC 80, já aprovado, e o PLC 85. Reconhecer a coragem para encaminhar essas duas matérias. Os deputados apresentaram emendas e vamos votar, de acordo com a consciência de cada um. Temos que estar muito atentos, para não cometer injustiças, como foi o caso da criação, por decreto, de 11 unidades de conservação".

O Deputado Saulo Moreira (MDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, ao utilizar a tribuna destacou que apesar do governo do estado ter enviado o PLC 085 em 2020, o assunto já era discutido há tempos no legislativo estadual. Lembrou que nos seus dois mandatos anteriores por diversas vezes cobrou o governo do estado para que um projeto de zoneamento fosse enviado à Assembleia e parabenizou o governador Marcos Rocha por ter encaminhado o projeto e os colegas deputados, especialmente os membros da Comissão de discussão do Zoneamento pelo empenho para que o PLC 85 se tornasse uma realidade”, disse.

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) abriu sua fala ressaltando que "são os produtores e produtoras que trabalham e sustentam esse país. É necessário que se faça essa discussão do PLC 85 com responsabilidade. Ninguém é contra a preservação. Até acho que quem preservar tem que ganhar, mas tem que haver equilíbrio".

Lazinho lembrou da lei 4437, que estabelece compensações ambientais. "A lei está no Governo e aguarda para ser regulamentada e isso precisa ser feito. Do agricultor, se exige muito, mas não se compensa. Sou contra invasão de terras, mas criar 11 unidades de conservação, por decreto, é inaceitável e nefasta para que trabalha e produz".

Por fim, ele defendeu que "esta Casa não deve votar nenhuma isenção tributária e fiscal, nem parcelamento para às empresas, enquanto não se discutir a questão das multas impostas aos produtores".

O advogado da Assembleia Legislativa, João Francisco Doca, a pedido do deputado Jean, fez a leitura das emendas apresentadas pelos deputados e comentou sobre cada uma delas, explicando o que cada uma acrescenta ou suprime no texto original. As emendas foram discutidas durante a audiência pública e encaminhadas para votação em plenário, com os ajustes necessários.

Presente na audiência pública, o Secretário de Agricultura do Estado de Rondônia, Evandro Padovani destacou o trabalho que está sendo feito pelo governo e pela Assembleia para construir o Projeto de zoneamento. Destacou todo o trabalho sendo feito dentro da forma legal para garantir a regularização fundiária e ambiental dos produtores rurais do estado.

O secretário da Sedam, Marcílio Leite, disse que a pasta "vem trabalhando para ampliar a sua relação com a sociedade, através da promoção do desenvolvimento sustentável, equilibrando a questão ambiental com o econômico. O Zoneamento construído foi estritamente técnico e o resultado é fruto de estudos e diagnósticos, debatidos inclusive em audiência públicas".

Segundo ele, "o Governo pensa no desenvolvimento sustentável, mas pensamos também no homem do campo que acorda cedo, trabalha e sustenta sua família. A Sedam tem esse papel e o Zoneamento é um grande avanço e acredito que estamos fazendo justiça, com essa atualização".

O vice-presidente da Fiero, Evandro Justo, disse que "esse projeto vai destravar o setor produtivo e isso beneficia toda a indústria. Peço aos deputados que analisem com carinho essa lei, que vai fazer muito a diferença para o desenvolvimento de Rondônia".

O presidente da Faperon, Hélio Dias, abriu sua fala destacando que são mais de 30 entidades representadas pela Federação. "Temos aqui uma responsabilidade muito grande, enquanto representante do setor produtivo: Tem que haver harmonia entre o ambiental e o produtivo e é sim possível desenvolver e preservar, respeitando as leis vigentes. Parabenizo ao Governo e aos deputados, que estão debatendo e vão votar essa matéria”.

O prefeito de Urupá Célio Lang, presidente da Associação dos Municípios de Rondônia (Aron) parabenizou o governo do estado e os deputados pelo empenho para a elaboração do Projeto, apontando que essa regularização dará um novo ânimo aos municípios, que são a base de tudo. “Obrigado a cada um dos senhores que não mediram esforços para a implementação do novo zoneamento socioeconômico e ambiental do nosso estado, que vai mudar a nossa realidade lá nos municípios. Garantindo ao produtor rural o direito a propriedade, com segurança jurídica, teremos muito mais produção, muito mais empregos na área rural e maior renda para os produtores e para os municípios. Espero que essas emendas sejam todas implementadas e que num curto espaço de tempo possamos colocar em prática esse novo zoneamento”, disse.

O morador da Vila Nova Samuel, João Carlos Dantas, disse que "esse projeto promove mudanças e Vila Nova Samuel ficou de fora. Resido lá há 18 anos e o trabalho que fazemos, em cima do Zoneamento, esperamos que hoje chegue ao final, incluindo a nossa região. Está nas mãos dos senhores essa mudança, que será boa para toda Rondônia, que deixou de produzir e de progredir muito, pela falta dessa atualização", disse.

O vice-prefeito de Nova Mamoré, Sérgio Bermond (Podemos), abriu sua fala dizendo que "a Casa aprovou o PLC 80 e a Sedam despejou gente que foi alcançada pela lei, o que nos indigna e nos envergonha. Espero que a PLC 85 seja aprovada, protegendo quem trabalha e produz".

O produtor rural Nilde, da Vila São Luiz, em Alta Floresta, fez um apelo aos deputados para que votem essa matéria. "Com o Zoneamento, vamos sair da invisibilidade. Vamos tentar buscar um financiamento e aumentar a produção. Que olhem para o produtor e vejam a realidade que enfrentamos, com perseguição e multas, além da dureza do trabalho no campo".

O empresário e produtor rural Jaime Bagatolli, da região de Vilhena, destacou que sem uma regularização fundiária e sem o zoneamento, o produtor rural, seja ele grande, médio, pequeno ou mini, não consegue trabalhar. “Nós precisamos de legalidade no campo, precisamos de segurança para trabalhar, precisamos regularizar a nossa propriedade. Não podemos esperar para o outro ano. Os produtores rurais estão cansados, precisamos deste zoneamento e agradecemos a todos pelo empenho na aprovação deste projeto”, destacou.

O presidente da União das Vítimas da Reforma Agrária e do Meio Ambiente (Univram), Jânio Lopes, o Zoca, enalteceu o trabalho já construído. "Nesse momento, temos mais que agradecer, por todo o trabalho. Na questão da Soldado da Borracha, temos propriedades particulares, tituladas desde a década de 1980, que agora viraram unidade de conservação, por decreto. Uma vergonha! Prejudicando mais de 700 propriedades, uma completa falta de respeito".

O administrador do distrito de Abunã, Souza Lima, pediu que os deputados digam não ao distrito 2. De acordo com ele, “aprovação desse modelo será o fim da população daquela região da Vila Penha. São produtores que vivem da pesca, da agricultura e da pecuária que depositam na Assembleia e no governo a sua confiança para que possam continuar com as suas vidas”, disse.

O presidente da Aprosoja, José Luiz cumprimentou a todos pela luta pela mudança do zoneamento, que segundo ele, afeta os produtores rurais há muito tempo. “Nos anos 90 criaram o Parque de Corumbiara e outros parques pelo estado afora, sem estudo técnico, sem estudo de viabilidade. Hoje vemos a redenção dessa situação, com a aprovação do zoneamento”, disse.

O presidente da União das Vítimas da Reforma Agrária e do Meio Ambiente (Univram), Jânio Lopes, o Zoca, enalteceu o trabalho já construído. "Nesse momento, temos mais que agradecer, por todo o trabalho. Na questão da Soldado da Borracha, temos propriedades particulares, tituladas desde a década de 1980, que agora viraram unidade de conservação, por decreto. Uma vergonha! Prejudicando mais de 700 propriedades, uma completa falta de respeito".

O presidente do Sindfluvial, Willam Araújo, observou que "O Zoneamento também afeta a área de navegação, pois área de movimento de carga está inserida no Zoneamento. A nossa proposta é que possamos incluir no texto um parágrafo, ou inciso, para que as áreas portuárias fiquem inseridas como de interesse público, permitindo expansões de capacidade".

A professora Amanda Michalski, da Universidade de Rondônia (Unir) utilizou o microfone para alertar aos produtores rurais sobre o que definiu como “perigo para o pequeno produtor. Os senhores estão aqui pedindo o aumento do zoneamento. Amanhã estarão aqui de novo pedindo um novo aumento, um novo avanço em reservas, pois os senhores, pequenos agricultores, serão engolidos pelo agronegócio. Os senhores estão sendo bucha de canhão do agronegócio”, disse.

Em aparte, o deputado Jean de Oliveira observou que “a economia de Rondônia está baseada no agronegócio, na agricultura, na pecuária. Não teríamos asfalto, não teríamos hospital, não teríamos escola, não teríamos sequer comida se não fosse o produtor rural. Gente que saiu do Sul, do Nordeste, de regiões mais desenvolvidas para enfrentar os desafios da mata, sem energia, sem água tratada. Gente que construiu este estado e merece todo o nosso respeito e o nosso trabalho”.

Libério Ferreira, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Rolim de Moura do Guaporé, na região da Ilha das Flores, disse que seus antepassados estão na região há dois séculos. "Não chegamos lá ontem e temos a vida toda dedicada ao trabalho e à produção e o Zoneamento faz uma série de correções em favor dos produtores da região".

No fechamento da audiência pública, já com as emendas discutidas e encaminhando para votação em plenário durante a sessão desta terça-feira, 28, o deputado Adelino Follador (DEM) disse que "quem está aqui hoje trouxe os anseios, as preocupações de todos. Precisamos que a Sedam também respeite os produtores.Não adianta votar, aprovar e não respeitar a lei. Não podemos admitir exageros".

Segundo Follador, "estou aqui desde 1977 e vejo muitos produtores sendo massacrados, prejudicados, pelas ações do poder público. Eles não conseguem crescer pela falta de um documento que o Governo não deu. O Governo sempre está atrasado. As pessoas estão nessas áreas há décadas e agora são chamadas de invasores? É inaceitável. Criaram 11 reservas sem seguir nenhuma lei em vigor, sem respeitar nada nem ninguém. É preciso ter respeito com a população, com que trabalha e produz. Aproveito para deixar aqui a minha indignação".

O Deputado Ribamar Araújo (PL) destacou se tratar de uma das audiências públicas mais importantes que ele já presenciou na Assembleia legislativa. “Posso afirmar que não teremos nenhum voto em contrário, pois se trata de um projeto de muita relevância para o estado de Rondônia. De parabéns o governo do estado, os membros da comissão que analisou as mudanças do zoneamento e a todos os deputados que discutiram, fizeram emendas e fecharam um projeto de qualidade, que segue para votação”, disse.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L

Cláudia de Jesus solicita construção de quadra poliesportiva na escola Cora Coralina, em Ji-Paraná

Proposta visa beneficiar cerca de 500 alunos no bairro Nova Brasília.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Fábio Botelho destaca importância de eventos como esse para fortalecer a pecuária em Rondônia

Médico veterinário e organizador reforça o papel do diálogo, da troca de experiências e da qualidade genética no avanço do agro
L

Cláudio da RondoAgro reforça compromisso com o agro e destaca parcerias durante evento em Rondônia

Com mais de 30 anos de experiência no campo, empresário fala sobre genética, tecnologia e união no agronegócio
L

Amandio Marcos Rabel Damatta destaca apoio da Sicredi à inovação no agro durante cobertura do Momento Agro na Fazenda Raízes

Gerente de Negócios Agro ressalta sustentabilidade e produtividade como pilares para o futuro do campo
L

Fazenda Raízes e Mateus do Sicoob Amazônia impulsionam inovação e sustentabilidade no Momento Agro

Parceria fortalece o agronegócio com tecnologia, crédito e impacto positivo na comunidade
L

Cairo celebra a sucessão familiar e defende tecnologia no campo para fortalecer a pecuária de Rondônia

Produtor rural compartilha trajetória de aprendizado, modernização e respeito à genética na fazenda da família
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Com a confirmação da licitação da ponte Brasil-Bolívia, Lebrão e Lebrinha destacam importância da obra

Com a confirmação da licitação da ponte Brasil-Bolívia, Lebrão e Lebrinha destacam importância da obra

Decisão do TCU sobre licitação da ponte Brasil-Bolívia é acompanhada pelo deputado Lebrão e pela deputada Lebrinha.
L

Dra. Taíssa prestigia entrega de equipamentos à Associação Unidas pela Paz no distrito do 5º BEC

Emenda parlamentar de R$ 84 mil garante equipamentos que transformam a rotina de trabalho da agricultura familiar em Machadinho do Oeste.
L

Trabalho e compromisso: ações do deputado Alan Queiroz nos primeiros meses do ano reforçam o contínuo trabalho voltado à população

Parlamentar atua para garantir melhor qualidade de vida para todos.
L
Deputada Gislaine Lebrinha entrega R$ 2 milhões e arco cirúrgico para hospital de Rolim de Moura

Deputada Gislaine Lebrinha entrega R$ 2 milhões e arco cirúrgico para hospital de Rolim de Moura

Investimento visa ampliar os serviços e fortalecer o atendimento na unidade de saúde
L

Ação da Deputada Cláudia de Jesus consegue prorrogar Censo Previdenciário de Rondônia

Medida garante mais tempo para que servidores realizem o recadastramento obrigatório junto ao Iperon.
L
Publicidade

POLÍCIA

Central nuclear de Zaporizhia fica sem energia pela nona vez após ataque russo

Central nuclear de Zaporizhia fica sem energia pela nona vez após ataque russo

Central perdeu a ligação ao sistema elétrico às 17h36 locais, diz AIEA
L
Três jovens ficam feridos em engavetamento na ponte do Rio Machado

Três jovens ficam feridos em engavetamento na ponte do Rio Machado

Todos os feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal e para a UPA de Ji-Paraná, onde receberam atendimento médico. Apesar da gravidade dos ferimentos, todos sobreviveram.
14
Homem é encontrado morto em construção abandonada na Avenida JK

Homem é encontrado morto em construção abandonada na Avenida JK

O local, que funcionava anteriormente como banheiro, é conhecido por ser frequentado por pessoas em situação de rua, segundo relatos de moradores.
18
Homem tenta matar padrasto com faca na zona rural

Homem tenta matar padrasto com faca na zona rural

Ao receber o pedido de socorro, uma equipe policial foi até o local e encontrou o suspeito tentando fugir pelos fundos, em direção a uma área de pasto.
16
Homem conhecido como "Juruna" é assassinato a tiros

Homem conhecido como “Juruna” é assassinato a tiros

A vítima, que tinha passagens pela polícia por roubo, foi executada em via pública com ao menos quatro disparos. Até o momento, não há informações sobre o autor do crime, a motivação ou a dinâmica exata da execução.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ucrânia ataca base aérea russa enquanto Rússia intensifica bombardeios com drones

Ucrânia ataca base aérea russa enquanto Rússia intensifica bombardeios com drones

Bombardeio visa diminuir capacidade militar da Rússia
L

Helena da Planalto Alto Vidro defende a genética de qualidade na pecuária

Pecuarista destaca a importância do investimento em touros de alto padrão para garantir resultados econômicos e produtividade no campo
L

Carlão da Idaron reforça: “Somos parceiros do produtor rural, não estamos aqui para punir”

Em evento agropecuário, representante da Idaron destaca papel do órgão no crescimento da pecuária em Rondônia e convida produtores ao diálogo
L

Rosa, do Grupo Rovema, fala sobre conexão do agro com o setor automotivo e apoio à APROM

Representante da Fiat destaca importância de parcerias com produtores rurais e oportunidades exclusivas para o setor agropecuário
L

Josué Jacometti fortalece o agro de Rondônia com genética de ponta e união entre produtores

Evento na Fazenda Raízes mostra que qualidade, organização e parceria são os pilares da nova pecuária no estado
L

Ivanir Gurgel do Amaral destaca desafios e união da pecuária em Rondônia

Tesoureiro da APROM fala sobre regularização fundiária, queimadas e o papel da pecuária no futuro sustentável do estado
L

Momento Agro Edição especial: Fazenda Raízes

Neste sábado, 05 de julho, às 11h, o Momento Agro apresenta uma edição especial diretamente da Fazenda Raízes. O programa contará com a presença de convidados importantes, que irão compartilhar experiências, desafios e soluções voltadas ao fortalecimento do agronegócio em Rondônia.
L
Polícia apreende quase 2 kg de drogas e detém cinco pessoas na zona rural

Polícia apreende quase 2 kg de drogas e detém cinco pessoas na zona rural

O grupo estaria transportando as drogas com destino a Machadinho do Oeste.
12
Caminhonete do DER é encontrada em ribanceira após falha no freio de mão

Caminhonete do DER é encontrada em ribanceira após falha no freio de mão

As investigações iniciais, que levaram a uma intensa busca por supostos criminosos, esclareceram que o veículo não foi levado por bandidos.
10
Cachorro e dois gatos morrem por suspeita de envenenamento

Cachorro e dois gatos morrem por suspeita de envenenamento

A situação impactou profundamente a filha da moradora, que estava muito apegada aos animais.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.