O vice-líder do Governo no Congresso Nacional, senador Marcos Rogério (DEM), comentou sobre o "novo tom" adotado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) após a promoção dos atos antidemocráticos proferidos durante discursos no dia 7 de setembro.
Ontem (09), o senador rondoniense disse que o chefe da nação teve um gesto de pacificação entre os poderes. “O presidente Jair Bolsonaro divulgou hoje uma declaração à Nação sobre o momento de crise institucional que o país atravessa. Mais que criticá-lo, vendo um recuo, é preciso considerar sua disposição, mais uma vez, de buscar a pacificação, pelo bem do povo brasileiro”, escreveu Rogério.
O senador também gravou e postou um vídeo em rede social. Na mídia de pouco mais de três minutos, ele comenta sobre os últimos episódios e adverte que “fica a reflexão de quão difícil é a promoção de mudanças tão profundas na realidade política do nosso país”.
“Se o presidente, mesmo com o inequívoco, com o apoio popular, teve novamente a disposição de se abrir ao diálogo, o mínimo que se espera é que as demais instituições tenham a humildade de fazer o mesmo. Não como vencedores ou senhoras da razão, mas coadjuvantes desse papel de pacificação nacional. O gesto do presidente não exime, por exemplo, o STF de reconhecer que não se podem usurpar as funções do poder legislativo”, acrescentou.
Por fim, Rogério disse que o ato de Bolsonaro em publicar uma carta à nação, documento que teve a chancelaria do ex-presidente Michel Temer (MDB) é mais uma “prova de sacrifício pessoal para que a nossa república siga nos trilhos da constitucionalidade”.