O Plenário da Câmara dos Deputados decidiu na tarde de hoje (11) pela perda de mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ) por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusada de ser a mandante da morte do seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. A votação ocorreu 437 votos a favor, sete contra e 12 abstenções.
Em consulta ao sistema de votação da Câmara, o News Rondônia verificou que todos os deputados de Rondônia foram favoráveis com o relator. Votaram “sim”: Silvia Cristina (PDT-RO), Mariana Carvalho (PSDB-RO), Lucio Mosquini (MDB-RO), Mauro Nazif (PSB-RO), Jaqueline Cassol (PP-RO), Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), Expedito Netto (PSD-RO) e Léo Moraes (Podemos-RO).
O relator do Projeto de Resolução 57/2011 foi o deputado Alexandre Leite (DEM-SP) que leu o parecer, no plenário, em prol da cassação da deputada. Para o parlamentar ficou “clara a participação da deputada fluminense no assassinato do marido” e que ela “teria, inclusive, se valido de má-fé e distorção dos fatos, além de promovido ataques pessoais aos membros do Conselho de Ética da Câmara”.
O deputado Arthur Lira (PP-AL) presidiu a sessão e promulgou em nome da Mesa Diretora o resultado. Vale lembrar que eram necessários, pelo menos, 257 votos favoráveis à cassação para a perda do mandato.
A deputada Flordelis foi pessoalmente ao Plenário se defender. Ela reafirmou a inocência. "Se caso eu sair daqui hoje, eu saio de cabeça erguida porque eu sei que sou inocente e todos saberão que eu sou inocente. A minha inocência será provada", declarou Flordelis.