“Existem muitas questões que não lhe incriminariam, mas o senhor deixou de responder”. A fala é da senadora Soraya Thronicke do (PSL/MS), que se irritou com o tenente-coronel da reserva Hélcio Bruno e presidente da ONG Instituto Força Brasil.
Foto: Alessandro Dantas
Na maior parte da CPI o depoente limitou-se a responder os questionamentos da acusação de que era um elo entre representantes da empresa Davati Medical Supply, que negociava a venda de vacinas ao Ministério da Saúde. “Cada um tem sua linha de defesa, mas cada caso é um caso. O seu silêncio não pode resultar em elemento que vá surtir de justificativa para uma eventual condenação”, afirma.
Neste momento a senadora menciona uma declaração de Marcos Rogério (DEM/RO) que vem por diversas ocasiões “provocando” a CPI para defender o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Isso aqui é apenas um CPI. Ninguém tá condenando ninguém, como disse o senador Marcos Rogério.
A senadora lamentou ao dizer que alguns depoentes estão desinformando a população. “As pessoas precisam entender que a CPI é um meio de produção de provas. O correto é que no final o relatório do relator Renan Calheiros (MDB/AL) extraia desses depoimentos provas que entender cabíveis. Logo esse relatório será votado na CPI. Desinformar a população é algo que eu não vou aceitar. Enquanto eu tiver voz, vou falar”, declarou a senadora.
Soraya Thronicke do PSL expressou incomodo com a postura do senador Marcos Rogério. Ela mencionou documentos enviados ao Ministério da Saúde pelo estado de Rondônia os quais pediam urgência durante a alta da pandemia. A senadora deixou entendido que Rogério deveria se preocupar mais com as necessidades atuais do povo que o elegeu. “Aconselho o senador Marcos Rogério analisar documentos que vieram do seu estado de Rondônia, falando que estavam na eminencia de faltar oxigênio. Documentos enviados no dia 10 de março. Eu quero que ele (Rogério) olhe lá, quando foi que a Superintendência Regional do Ministério da Saúde (SRMS) enviou uma resposta para esse município que estava na eminencia? Tem documentos lá! Do estado dele. Tem muita coisa aqui para se debruçar, mas só se fala em Consórcio Norte Nordeste 24 horas por dia. Tem senador que não quer se debruçar sobre algo que de repente não interessa. Não sei o que é que está por trás de certas atitudes” pontuou.
Em outro trecho a senadora continua criticando a atuação do parlamentar. “E aí vem dizer assim. Será que a CPI vai investigar? Eu digo ao senador Marcos Rogério. Ele é a CPI. Ele é parte dessa CPI. Membro dessa CPI. Então, que os membros parem de acusar e façam o seu dever de casa”, lamenta.
Aos juristas a senadora alfinetou. “Quando vocês fizeram as falas dos seus senadores, por favor, não deixem os senadores de vocês passaram vergonha”, esclarece.