Passou pelo crivo dos deputados federais o PL 591/2021 que permite a privatização dos Correios. A matéria do Poder Executivo foi votada nesta quinta-feira (05) e ganhou 286 votos favoráveis, 173 contrários e duas abstenções. O dispositivo seguirá para a votação no Senado Federal após a derrubada do último destaque proposto pela oposição.
O PL tem ainda como proposta “estabelece condições para a desestatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e remete a regulação do setor à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”.
A bancada de Rondônia compareceu em peso na votação. Em consulta ao sistema de votação da Câmara, o News Rondônia constatou que votaram “Sim” pela privatização, os deputados Lucio Mosquini (MDB), Mariana Carvalho (PSDB) e Coronel Chrisóstomo (PSL).
Já os deputados Expedito Netto (PSB), Jaqueline Cassol (PP), Léo Moraes (Podemos), Mauro Nazif (PSB) e Silvia Cristina (PDT) declararam seus sonoros “Não”.
Se aprovada no Senado, vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Caso os senadores mudem a redação do projeto, nova votação será feita na Câmara. O governo planeja fazer o leilão da estatal no primeiro semestre de 2022, segundo informações do ministro Paulo Guedes durante entrevistas à imprensa nacional.