Na abertura dos trabalhos legislativos esta semana, depois do recesso eleitoral, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) empossou o paraibano José Ribamar de Araújo (PR) como deputado estadual. Ele assume a vaga deixada por Aélcio José Costa, o “Aélcio da tv”. Condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), o ex-parlamentar teve os direitos cassados e está inelegível até 2025.
Durante a diplomação do parlamentar, o presidente da Ale-ro, Alex Redano (Republicanos) teceu comentários a respeito da idoneidade moral de Araújo.
“O deputado Aélcio da TV é uma pessoa que eu olho pra ele, eu vejo as mesmas características do deputado Ribamar. É uma pessoa altamente ética, honesta, de valores. Deixa uma história, um legado aqui no parlamento”, declarou.
Minutos antes da posse o deputado estadual Jair Montes, (Avante) destacava a leitura da decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio do oficio do TRE/RO que afastou da função pública Aélcio.
“José Ribamar de Araújo foi considerado eleito ao cargo de deputado estadual em substituição ao deputado Aélcio da TV que teve os votos considerados nulos por força dos artigos (222 e 237) do Código Eleitoral”, informou.
No pronunciamento Ribamar Araújo explicou que não tinha a intensão de discursar, pois era convicto de que o povo (rondoniense) estava cansado de “discursos” e poucas ações dos políticos.
“O povo já vive tão agastado de tanto discurso e poucas ações dos políticos que as vezes eu me recuso a falar ao público”, esclarecia.
Natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, José Ribamar de Araújo, 67 anos conta com uma vida extensa na política em Rondônia.
Empossado ele passa a cumprir seu 4º mandato que teve início em 2007. Ribamar já foi vereador de Porto Velho por duas vezes onde integrou a Comissão da Saúde. Na atual gestão, integrou a lista dos onze parlamentares com diploma universitário.