TERÇA-FEIRA, 07/05/2024

Documentos mostram que governo consultou embaixadas apenas em fevereiro sobre cláusulas 'leoninas' da Pfizer e da Janssen

Arquivos sigilosos entregues pelo Itamaraty à CPI da Covid, e obtidos pela TV Globo, mostram que a maioria das embaixadas consultadas afirmou que os países aceitaram as exigências.

Publicado em 

Documentos mostram que governo consultou embaixadas apenas em fevereiro sobre cláusulas 'leoninas' da Pfizer e da Janssen - News Rondônia

Documentos enviados pelo Ministério das Relações Exteriores à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid mostram que o governo federal pediu informações às embaixadas sobre as cláusulas "leoninas" do contrato da Pfizer e da Janssen apenas em 24 de fevereiro. A maioria das embaixadas consultadas afirmou que os países aceitaram as exigências.

Documentos mostram que governo consultou embaixadas apenas em fevereiro sobre cláusulas 'leoninas' da Pfizer e da Janssen - News Rondônia

Em fevereiro 2021, a Pfizer já havia feito seis ofertas para a venda da vacina ao Brasil, três em agosto, duas em novembro e uma no dia 15 de fevereiro. A assinatura do contrato com a Pfizer e a Janssen foi realizada no dia 19 de março.

Segundo os documentos enviados pelo Itamaraty à CPI da Covid, aos quais a TV Globo teve acesso, o ministério fez o pedido às embaixadas para avaliar se as cláusulas contratuais impostas pelas farmacêuticas para venda das vacinas foram bem aceitas por outros países. Ao todo, 18 embaixadas responderam as solicitações entre o final de fevereiro e início de março.

A demora em fechar contratos com a Pfizer e a Janssen é justificada pelo governo federal pelas cláusulas que foram impostas pelas empresas. A CPI da Covid investiga a razão do governo ter fechado os contratos apenas em 2021, já que as negociações se iniciaram em 2020. A cúpula da CPI entende que a vacinação no Brasil já estaria mais adiantada se o governo tivesse aceitado as propostas antes.

O pedido do Itamaraty foi enviado para as embaixadas em: Berlim (Alemanha), Berna (Suíça), Camberra (Austrália), Jacarta, Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), México, Ottawa (Canadá), Paris (França), Pretória (África do Sul), Riade (Arábia Saudita), Santiago (Chile), São José (Costa Rica), Seul (Coreia do Sul), Singapura, Tel Aviv (Israel), Tóquio (Japão) e Washington (EUA).

Em seu pedido, o Itamaraty disse que "as negociações do MS [Ministério da Saúde] com a Janssen e a Pfizer" vinham "enfrentando obstáculos, decorrentes de algumas cláusulas contratuais".

As cláusulas consideradas leoninas pelo governo foram:

Alienação de ativos do país no exterior em benefício da farmacêutica como garantia de pagamento;

Definição de uma câmara arbitral em Nova York para resolução de eventuais litígios entre a empresa e o governo;

Assunção da responsabilidade por danos da vacina pelo governo federal.

Cláusula de responsabilidade

As respostas ao pedido do Itamaraty revelaram que a maior parte dos países aceitou as cláusulas ditas "leoninas" pelo governo brasileiro.

A embaixada brasileira em Washington respondeu que o entrave das cláusulas tinha sido superado no início da pandemia, em março de 2020. Consta ainda na resposta que existe uma legislação nos Estados Unidos que autoriza o secretário de saúde, em casos de crise de saúde, a declarar empresa fornecedora imune de responsabilidade legal por um produto.

"Esse mecanismo foi ativado em março de 2020 e se aplica aos casos das fornecedoras ao governo americano de vacina contra a Covid-19. Dessa forma, a empresa não pode ser processada por danos causados por sua vacina e goza de imunidade neste ponto, exceto em casos de 'má conduta dolosa"", afirmou.

A embaixada do Reino Unido também disse que concordava com a cláusula da responsabilização e afirmou que era uma "prática muito aceita no governo britânico", "ainda mais em tempos de pandemia".

'No Reino Unido, prevê-se imunidade para farmacêuticas e para os profissionais de saúde por eventuais efeitos colaterais que resultem do emprego de vacinas sob uso emergencial. Como disse um interlocutor do Posto, 'é prática há muito aceita pelo governo britânico' – ainda mais em tempos de pandemia, em que 'precisávamos de vacinas com velocidade e em quantidade impressionantes'",dizia o documento.

A embaixada brasileira na União Europeia apontou que a diferença em relação ao proposto ao Brasil era pequena. “Notam-se poucas diferenças nas disposições sobre a assunção de responsabilidade civil por eventuais danos colaterais das vacinas a terceiras partes”, afirmou.

De acordo com o retorno do Itamaraty ao governo federal, a Austrália também demonstrou concordar com a responsabilização. “Concordou com o mecanismo de custear eventuais indenizações devido a 'necessidade de compartilhar adequadamente os riscos associados a obtenção de acesso antecipado a uma vacina'".

Em sua resposta, o Canadá informou que o país concordou com os contratos e disse que não era "diferente de qualquer outro país neste mundo".

“A ministra [de Compras Governamentais] confirmou ainda que os contratos de vacinas incluem cláusulas de indenização e esclareceu que o Canadá "(is) definitely not any different tant any other country in this world [definitivamente não é diferente de qualquer outro país neste mundo]”.

O Ministro da Saúde do Chile informou à embaixada que buscava aprovar uma legislação para permitir a responsabilidade por eventuais reações adversas. Legislação semelhante já havia sido aprovada pelo Japão, segundo informou a embaixada do Brasil em Tóquio.

A embaixada no México informou que "há pelo menos dois fatores a indicar que o México teria aceitado os termos impostos pelas farmacêuticas”'.

“O primeiro é a resistência a revelar qualquer detalhe sobre os contratos, e o segundo é o tempo recorde em que o país fechou tais contratos, o que posicionou o México entre os dez primeiros países a iniciar campanha de vacinação”, consta no documento.

Outras embaixadas, como a de Riade, na Arábia Saudita, não conseguiram obter informações conclusivas sobre o tema junto às autoridades locais.

Indonésia similar ao Brasil

A embaixada do Brasil em Jacarta, na Indonésia, foi a única que apontou que as cláusulas impostas pela empresa estavam dificultando o fechamento do contrato.

Segundo o informe, a Indonésia apontou como principais empecilhos para a conclusão das negociações as exigência contratuais e dificuldades logísticas, por conta da necessidade de armazenamento das vacinas em temperaturas muito baixas.

O documento diz ainda que o responsável pela aquisição de vacinas no país afirmou que “referindo-se à exigência da Pfizer de não se responsabilizar civilmente em eventuais demandas judiciais decorrentes do uso dos imunizantes, que o governo não estaria disposto a “passar um cheque em branco” à farmacêutica”.

Câmara arbitral

A cláusula foi aceita em outros países, como Canadá. A embaixada de Seul apontou que “não foi informado onde seria a arbitragem”, mas que foi indicado ser "prática muito comum nesse tipo de contrato" que mecanismos de arbitragem sejam constituídos nas cidades-sede das respectivas empresas.

No caso da União Europeia, a negociação permitiu a alteração para a escolha das cortes de Bruxelas, na Bélgica para resolver litígios entre as partes contratantes.

Fundo garantidor

Essa exigência não foi feita a todos os países. Reino Unido e Coreia do Sul afirmaram que não houve essa exigência contratual. Mesmo caso da União Europeia, que explicou ter feito pagamento antecipado pelas vacinas.

“A ausência de previsão de alienação de ativos no exterior para garantir o pagamento dos contratos justifica-se, ao menos em parte, no caso da União Europeia, pela prática generalizada de pagamentos antecipados pela CE às farmacêuticas. Esses "upfront payments" são uma forma de financiar custos de produção e diminuir o risco em encomendas em larga escala”, disse a embaixada.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Hospital já conta com um profissional da área mas não é o suficiente para a quantidade de pacientes.
L
Nota de Solidariedade

Nota de Solidariedade

Unale divulga nota em solidariedade ao povo gaúcho.
L
Alan Queiroz destina emenda parlamentar para o município de Theobroma

Alan Queiroz destina emenda parlamentar para o município de Theobroma

Emenda visa garantir a reforma do refeitório escolar e implementos agrícolas para a associação.
L
Cláudia de Jesus indica mutirões de cirurgias oftalmológicas para as sete regionais de Rondônia

Cláudia de Jesus indica mutirões de cirurgias oftalmológicas para as sete regionais de Rondônia

A iniciativa visa aliviar a longa espera dos pacientes, respondendo às queixas recorrentes da população.
L
Cláudia de Jesus reivindica tradutores de libras nas unidades de saúde de Rondônia

Cláudia de Jesus reivindica tradutores de libras nas unidades de saúde de Rondônia

Solicitação busca a presença de especialistas para atender à crescente demanda de pacientes surdos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Morre vítima da explosão no residencial ‘Camboinhas’

Vanessa Barros lutou pela vida por 15 dias, mas não resistiu aos ferimentos. O estado de saúde da consultora era gravíssimo.
L

Agenda News: Celebre o Dia das Mães com arte na pele

Boto Ink Tattoo Studio apresenta “Mês das Mães” com promoções especiais.
L
Campanha incentiva doação de leite materno para recém-nascidos

Campanha incentiva doação de leite materno para recém-nascidos

Meta é ampliar em 5% a oferta desse leite a bebês internados
L
Conexão RH entrevista

Conexão RH entrevista: Teresa Cristina

Mariana Goerdert vai conversar com Teresa Cristina, mãe, filha, advogada e Coordenadora de Trabalho, Emprego e Renda do Estado de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Alan Queiroz solicita melhorias na RO-133, em Espigão D’Oeste

Deputado Alan Queiroz solicita melhorias na RO-133, em Espigão D’Oeste

Pedido destaca a importância da infraestrutura viária para a segurança e economia da região.
L

“Coração em Ação”, idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

Iniciativa demonstra o poder da colaboração e o bem-estar da comunidade.
L

Dra. Taíssa participa da entrega de maquinário à produtores rurais da linha 29 Buriti em Nova Dimensão

Maquinário foi adquirido por meio de emenda parlamentar no valor de R$370 mil
L
Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Obras serão construídas no governo Lula.
L
Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Influenciam este número a ineficiência e a ausência de resposta do governo Lula (PT) e a negação da desorganização dos acontecidos por seu grupo polí­tico e ministros.
L
Publicidade

POLÍCIA

15 pessoas morreram todos os dias nas rodovias federais em 2024

Número de multas cresceu 65% no primeiro trimestre em consequência da irresponsabilidade ao volante
L
polícia

Homem joga álcool no corpo e ameaça explodir a casa após esposa receber ligação

Assustada, a vítima conseguiu fugir correndo e acionar a PM, no entanto, o suspeito jogou álcool no corpo e ameaçou atear fogo caso os policiais se aproximassem.
14
polícia

Briga de irmãos quase termina em morte no Teixeirão

Os irmãos estavam em uma bebedeira, quando se desentenderam e chegaram a entrar em luta corporal, momento que a vítima foi esfaqueada no tórax, depois o suspeito fugiu.
16
polícia

Vítima de explosão em apartamento morre no Hospital em Porto Velho

O fato ocorreu no dia 23 de abril deste ano, no apartamento onde moravam na Rua Principal, bairro Novo Horizonte, zona sul de Porto Velho.
18
Jovem morre baleado no rosto em Guajará-Mirim

Jovem morre baleado no rosto em Guajará-Mirim

O jovem ainda chegou a ser socorrida por uma guarnição da PM para o Hospital Regional, no entanto, acabou morrendo durante o socorro.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: COLLORMAQ INDÚSTRIA E COMERCIO DE ETIQUETAS E BOBINAS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO Nº  016.00066.004/2024-SUL
L
Projeto sobre saúde mental para mulheres reeducandas é realizado pela Semusa em Porto Velho

Projeto sobre saúde mental para mulheres reeducandas é realizado pela Semusa em Porto Velho

Atividade é realizada no Centro de Ressocialização Suely Maria Mendonça.
L

Dor e sofrimento que não escolhem vítimas e que devem durar ainda mais tempo

A expectativa é de que o pico de vazão do Sinos esteja neste começo de semana na parte final da bacia, entre Esteio e Canoas. Cidades de porte médio que ficam na região metropolitana de Porto Alegre.
L
Prefeitura divulga classificação dos candidatos para voluntariado na Semusb

Prefeitura divulga classificação dos candidatos para voluntariado na Semusb

Estão sendo ofertadas 55 vagas para diversas funções.
L
Prefeitura reforça horários de funcionamento do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Prefeitura reforça horários de funcionamento do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Para ter acesso ao museu é necessário fazer a reserva no site oficial; entrada também é gratuita.
L

Diretoria da Agência Reguladora prestigia reabertura da EFMM após obras de revitalização e concessão do Complexo

Local esteve fechado para ampla revitalização e foi reaberto no último sábado (4).
L
Aluna supera obstáculos para motivar filhos a continuarem em cursos profissionalizantes

Aluna supera obstáculos para motivar filhos a continuarem em cursos profissionalizantes

Mãe dos gêmeos Lucas e Leonardo, Maria Jucineia motiva  os filhos nos estudos.
L
Equipes trabalham na finalização dos serviços de infraestrutura para a 11ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná

Equipes trabalham na finalização dos serviços de infraestrutura para a 11ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná

Equipes do DER trabalham nos serviços de melhoria infraestrutural para a 11ª RRSI.
L
Mais de 78% dos municípios gaúchos foram impactados pelas chuvas

Mais de 78% dos municípios gaúchos foram impactados pelas chuvas

Mortes confirmadas sobem para 90 e 132 pessoas estão desaparecidas
L
Lula exalta trabalho de voluntários no RS e condena fake news

Lula exalta trabalho de voluntários no RS e condena fake news

Presidente pede que as pessoas não sejam levianas
L