O deputado federal, Léo Moraes, critica Aneel por determinar bandeira vermelha nível 2 para o mês de junho. O mesmo tentou reduzir as tarifas de energia no estado de Rondônia.
‘Lamentavelmente, estamos pagando a conta da crise hídrica enfrentada pelas regiões sudeste e centro-oeste’, afirma o deputado.
A Aneel determinou bandeira vermelha patamar 2 para o mês de junho. Mesmo Rondônia possuindo cota de seus reservatórios em nível normal, o estado continuará produzindo energia para vários estados, mas também terá que pagar bandeira vermelha, encarecendo ainda mais a conta de energia.
Vale ressaltar que no final do ano passado, após uma luta nossa na relatoria da MP 998/2020, o deputado conseguiu reduzir as tarifas de energia em Rondônia em mais de 10%. Porém, a redução acaba nem surtindo tanto efeito por conta destes aumentos.
Em 2017, através de uma liminar, Léo conseguiu proibir a cobrança de bandeira tarifária em Rondônia. Porém, tempo depois a justiça derrubou a decisão e decidiu que Rondônia deveria pagar também bandeira tarifária, o que era um absurdo, visto que o estado é produtor de energia e não tiveram nenhuma compensação pela destruição no meio-ambiente.