QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

Comissão da Câmara aprova texto que libera cultivo de cannabis por empresas para fins medicinais

Projeto permite cultivo em todo território nacional por empresas autorizadas pelo poder público. Previsão é que texto siga para o Senado, mas governistas querem levar discussão ao plenário.

Publicado em 

Comissão da Câmara aprova texto que libera cultivo de cannabis por empresas para fins medicinais - News Rondônia

Comissão especial da Câmara aprovou nesta terça-feira (8) um projeto que libera o cultivo, por empresas, da cannabis para fins medicinais e industriais.

Comissão da Câmara aprova texto que libera cultivo de cannabis por empresas para fins medicinais - News Rondônia

A cannabis é uma planta, conhecida popularmente como maconha.

O texto tramitou de forma conclusiva pela comissão, o que significa que seria enviado diretamente ao Senado. No entanto, deputados contrários ao projeto afirmaram que apresentarão recurso e a proposta pode ser discutida no plenário da Câmara.

A votação ficou empatada em 17 a 17. Coube ao relator da matéria, deputado Luciano Ducci (PSB-PR), desempatar favoravelmente ao texto.

Em maio, deputados que fazem parte da comissão bateram-boca durante sessão. O presidente da comissão, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), acusou o colega Diego Garcia (Podemos-PR) de agressão.

O presidente Jair Bolsonaro declarou que pretende vetar o projeto caso seja aprovado. No último mês, houve a troca de parlamentares para fortalecer a ala contra o projeto na comissão.

O texto teve como base o projeto do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), de 2015. Inicialmente, a proposta alterava a Lei Antidrogas apenas para autorizar no Brasil a venda de medicamentos oriundos da cannabis sativa.

O relator, porém, apresentou um substitutivo amplo, que prevê o uso medicinal, veterinário, científico e industrial da cannabis.

O que prevê o projeto?

Pelo projeto aprovado, fica liberado o “cultivo, processamento, pesquisa, armazenagem, transporte, produção, industrialização, manipulação, comercialização, importação e exportação de produtos à base de cannabis”.

A proposta diz que fica permitido o cultivo de cannabis em todo o território nacional, desde que feito por pessoa jurídica, autorizadas pelo Poder Público. As mudas e sementes deverão ser certificadas.

Pelo texto, as empresas interessadas deverão se submeter a condições mínimas de controle, como:

cota de cultivo, suficiente para atender demanda pré-contratada ou com finalidade pré-determinada, que deverá constar do requerimento de autorização para o cultivo;

indicação de proveniência e caracterização do quimiotipo da planta de cannabis, bem como a rastreabilidade da produção, desde a aquisição da semente até o processamento final e o seu descarte;

plano de segurança, que atenda a todos os requisitos de segurança previstos na lei, visando a prevenção de desvios.

Ainda pela proposta, o cultivo de plantas de Cannabis medicinal deverá ser feito exclusivamente em casa de vegetação.

A casa de vegetação é uma estrutura montada para cobrir e abrigar artificialmente plantas. É feita com materiais transparentes, para permitir a entrada da luz solar e tem como objetivo, proteger as mudas contra os agentes meteorológicos.

Medidas de segurança

O projeto fixa que as áreas de plantio para fins medicinais e industriais deverão ter o seu perímetro protegido, para impedir o acesso de pessoas não autorizadas.

Os locais deverão ser equipados com sistema de videomonitoramento em todos os pontos de entrada, com restrição de acesso e sistema de alarme de segurança.

No caso do cultivo para uso medicinal, o texto exige ainda que todo o perímetro das instalações seja protegido com tela, alambrado de aço ou muros de alvenaria.

As estruturas deverão ter no mínimo dois metros de altura e serão providos de cercas elétricas com tensão suficiente para impedir a invasão de pessoas não autorizadas.

Autorização para cultivo

A proposta fixa competência de órgãos sanitários federais para autorização de cultivo da planta para fins medicinais em humanos.

Já o plantio para fins industriais e uso medicinal veterinário será autorizado por órgão agrícola federal.

Pesquisas

A proposta aprovada libera instituições de pesquisa para plantar, cultivar, colher, manipular, processar, transportar, transferir e armazenar as sementes de cannabis, além de espécies vegetais secas ou frescas da planta, de insumos, de extratos e de derivados.

Também fica permitida a importação e a exportação de sementes derivados, desde que previamente autorizadas pelos órgãos competentes.

A proposta também estabelece regras para descarte, armazenamento e transporte de sementes, plantas e insumos da cannabis

Debates

Deputados alinhados ao governo obstruíram a votação da matéria. Eles tentaram adiar a votação por cinco sessões, mas o requerimento foi rejeitado.

Um dos principais aliados de Bolsonaro no parlamento, o deputado Osmar Terra (MDB-RS) disse que a liberação do cultivo vai generalizar o consumo de maconha no Brasil.

“Vamos legalizar o plantio e a oferta em grande escala da maconha", disse Terra. "Sob a desculpa de proteger crianças que têm convulsão estamos generalizando consumo de droga no Brasil”, disse.

Já o líder do Cidadania, Alex Manente (SP), afirmou que o plantio controlado já é feito em todas as nações desenvolvidas do mundo.

“Primeiro temos que deixar claro que primeiro estamos votando algo fundamental para a sociedade brasileira. Estamos aqui discutindo a possibilidade de ter produção controlada, como ocorre em todos os países desenvolvidas do mundo, barateando a possibilidade de chegada e acesso a todas as camadas sociais desse medicamento tão importante”, afirmou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Assembleia aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia para garantir mais transparência e rigor

Assembleia aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia para garantir mais transparência e rigor

Nova lei dos concursos públicos reforça isonomia, detalha regras de seleção e combate discriminação nos processos seletivos estaduais.
L
Deputado Pedro Fernandes cobra aplicação da Lei de Atendimento à Endometriose em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes cobra aplicação da Lei de Atendimento à Endometriose em Rondônia

Autor da Lei de Atendimento à Endometriose, parlamentar destaca urgência de garantir diagnóstico e tratamento especializado na rede pública.
L

Presidente da Alero convida população a participar da capacitação promovida pela Escola do Legislativo em Ariquemes

A realização deste curso de libras é um passo fundamental para promover uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.
L
Projeto do Dr. Fernando Máximo já beneficiou 16 mil alunos com entrega gratuita de óculos em Rondônia

Projeto do Dr. Fernando Máximo já beneficiou 16 mil alunos com entrega gratuita de óculos em Rondônia

“Enxergando com Amor” promove saúde ocular na infância e melhora rendimento escolar nas redes pública estadual e municipal.
L
Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Projeto que altera a Lei Maria da Penha foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, proibindo a aproximação do agressor mesmo com consentimento da vítima.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Beramadeira é sucesso de público e Porto Velho Shopping reforça fase de expansão do empreendimento

Arraial Beramadeira celebra cultura popular em Porto Velho com dança, música, comidas típicas e reforça novo momento do shopping como espaço de experiências e convivência.
L

Chevrolet apresenta a linha Onix 2026 menos potente ao mercado nacional

Nova linha Chevrolet Onix 2026 traz design renovado, motor 1.0 turbo com injeção direta e tecnologias avançadas, reafirmando liderança no mercado brasileiro.
L
Orkut, redes sociais, retorno do Orkut, Orkut Brasil, Orkut 2025

Orkut: história, fim e o possível retorno da rede social que marcou gerações

O Orkut, rede social criada por Orkut Büyükkökten em 2004, marcou a internet no Brasil e pode voltar com nova proposta; entenda o passado, o encerramento e os rumores do retorno.
L
Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o PL 2583/2020 institui a Estratégia Nacional de Saúde visando fortalecer a indústria e a pesquisa para a autonomia brasileira na produção de insumos e equipamentos médicos.
L

Momento Empresarial | Entrevista Michele Correa e Thansey Iara

Nesta quarta-feira, dia 09, às 9h da manhã, o programa Momento Empresarial recebe Michele Correa, analista de Educação, e Thansey Iara Constantino, consultora. Em pauta, as oportunidades oferecidas pelo Portal Carreiras e pelo Portal Fiero Talentos, com foco em estágios, orientação de currículos e desenvolvimento profissional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Senador Jaime Bagattoli defende segurança jurídica e articula novo projeto para unificar regras em todo o país.
L
Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

A exoneração do vice-governador da Secretaria de Desenvolvimento marca nova fase na gestão estadual. Lauro Fernandes assume o comando da pasta.
L
Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Deputada solicita alteração na legislação estadual e inclusão de trabalhadores terceirizados contratados pelo poder público
L
Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Parlamentar participou do Seminário Estadual que reuniu autoridades, profissionais da educação e representantes de entidades no auditório da Alero
L

JAIME BAGATTOLI: Senado aprova prorrogação de prazo para a regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Bagattoli é autor de outro PL que unifica o procedimento em todos os estados do país
L
Publicidade

POLÍCIA

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

A ação foi acompanhada por representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, conforme determina a legislação vigente
10
Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Homem suspeito de matar José Carlos Avelino dos Santos, de 48 anos, em Ji-Paraná, se apresentou voluntariamente à polícia nesta terça-feira e entregou a arma usada no crime.
14
Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Colisão frontal entre carro e caminhão na Avenida Edson Lima do Nascimento, em Ji-Paraná, deixou motorista idoso preso às ferragens e com suspeita de pneumotórax.
12
Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

A equipe do Sargento Machado do 02 da Polícia Militar prendeu um homem de 38 anos pilotando uma moto roubada na Avenida Imigrantes, em Porto Velho.
10
Policiais do 5º BPM prendem trio que planejava execução no Residencial Cristal da Calama

Policiais do 5º BPM prendem trio que planejava execução no Residencial Cristal da Calama

Polícia Militar do 5º Batalhão prendeu três indivíduos armados que planejavam uma execução no Residencial Cristal da Calama, zona Leste de Porto Velho, evitando um ataque entre facções.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com arte, emoção e inclusão em Porto Velho

Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com arte, emoção e inclusão em Porto Velho

Mais de 300 alunos participaram do Recital da rede municipal de ensino, que marcou o fim do primeiro semestre letivo com música, dança e performances artísticas.
L
Feira Mulher do Norte reúne mais de 30 empreendedoras no TRE/RO em Porto Velho nesta sexta-feira

Feira Mulher do Norte reúne mais de 30 empreendedoras no TRE/RO em Porto Velho nesta sexta-feira

Evento destaca a força do empreendedorismo feminino e mostra a diversidade de produtos e serviços oferecidos na Feira Mulher do Norte.
L
Criação da Seinfra marca novo modelo de gestão da infraestrutura e limpeza urbana em Porto Velho

Criação da Seinfra marca novo modelo de gestão da infraestrutura e limpeza urbana em Porto Velho

Com a fusão da Semob e Semusb, nova secretaria amplia capacidade operacional da Prefeitura e fortalece a gestão da infraestrutura nos distritos e zonas rurais.
L
Educação e cuidados simples tornam o trânsito mais seguro para ciclistas em Porto Velho

Educação e cuidados simples tornam o trânsito mais seguro para ciclistas em Porto Velho

Em 2024, Porto Velho registrou mais de 300 acidentes com bicicletas; uso de equipamentos e respeito às regras ajudam a garantir um trânsito mais seguro para ciclistas.
L
Prefeitura de Porto Velho e Senar firmam parceria para fortalecer agricultura familiar e capacitar produtores

Prefeitura de Porto Velho e Senar firmam parceria para fortalecer agricultura familiar e capacitar produtores

Acordo prevê ampliação da assistência técnica, qualificação de agricultores e incentivo à produção sustentável, com destaque para o programa Fomenta Cacau.
L
Governo de RO inicia audiências públicas para atualizar plano estadual de desenvolvimento sustentável

Governo de RO inicia audiências públicas para atualizar plano estadual de desenvolvimento sustentável

Audiências públicas do PDES 2030 acontecem de 16 a 31 de julho e contam com participação popular para revisar planejamento estratégico de Rondônia.
L
Com CNH Sem Barreiras, jovem de Vilhena conquista sonho de dirigir e reforça inclusão em Rondônia

Com CNH Sem Barreiras, jovem de Vilhena conquista sonho de dirigir e reforça inclusão em Rondônia

Programa CNH Sem Barreiras facilita habilitação para pessoas com deficiência, oferecendo veículos adaptados e redução de custos em Rondônia.
L
Passeio ciclístico mobiliza Machadinho d’Oeste e motiva alunos para avaliações Saeb e Saero

Passeio ciclístico mobiliza Machadinho d’Oeste e motiva alunos para avaliações Saeb e Saero

Projeto “Pedalando Rumo à Proficiência” reúne 350 participantes em Machadinho d’Oeste, incentivando melhor desempenho nas provas Saeb e Saero.
L
Energisa realiza ação de negociação de débitos na zona leste de Porto Velho

Energisa realiza ação de negociação de débitos na zona leste de Porto Velho

Clientes podem quitar contas em atraso com condições especiais até quinta-feira, 11 de julho, no Caminhão da Eficiência Energética, estacionado no bairro Mariana
L

Detran-RO abre inscrições para cursos de qualificação de profissionais do trânsito em todo o estado

Capacitações gratuitas oferecidas pela Escola Pública de Trânsito incluem formação e atualização para condutores de emergência, escolares, aplicativos e mais.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.