A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (28) que vai acionar a bandeira vermelha patamar 2, que encarece a conta de luz de junho. A bandeira tarifária de maio é a vermelha patamar 1.
A mudança vem num momento em que os principais reservatórios de água no país estão num nível crítico, devido à falta de chuvas. Esse cenário faz com que o governo tenha que recorrer a usinas térmicas, que têm um custo maior de geração. O custo extra é repassado aos consumidores finais por meio da mudança da bandeira tarifária.
Rondônia que é produtor de energia elétrica para tantos estados, está com seus reservatórios em bom estado, porém acaba pagando o preço de forma igual com os outros estados do Brasil.
Vale ressaltar que o deputado travou uma briga judicial contra as bandeiras tarifárias. Em 2017, conseguiram uma vitória na justiça que proibiu a cobrança de bandeiras tarifárias no estado, após uma briga desde 2015. Porém, meses depois a liminar foi derrubada e as cobranças voltaram.