TERÇA-FEIRA, 08/07/2025
Publicidade

CPI da Covid: de òrgão sexual na Fiocruz' a cloroquina na OMS, as notícias falsas citadas na comissão

As fake news não estiveram presentes apenas nas falas de testemunhas - chegaram a embasar falas e perguntas de alguns senadores.

Publicado em 

CPI da Covid: de òrgão sexual na Fiocruz' a cloroquina na OMS, as notícias falsas citadas na comissão - News Rondônia

Em quatro semanas de depoimentos, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid teve que lidar não só com contradições e versões conflitantes de testemunhas para os mesmos fatos, mas com informações falsas — fake news — que circulavam pela internet e acabaram encontrando palco na investigação do Senado.

A presença de informações falsas foi tão marcante que o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), disse na semana passada que talvez fosse necessário contratar uma agência de checagem de fatos para verificar em tempo real se o que está sendo dito é verdade.

A comissão não chegou a fazer a contratação, mas checagens jornalísticas independentes, como as da Agência Lupa, encontraram informações falsas tanto na fala de testemunhas como o ministro da saúde Marcelo Queiroga quanto na de senadores como Eduardo Girão (Podemos-CE) e Luis Carlos Heinze (PP-RS).

CPI da Covid: de òrgão sexual na Fiocruz' a cloroquina na OMS, as notícias falsas citadas na comissão - News Rondônia

Pinheiro, apelidada de 'Capitã Cloroquina' pela sua defesa do uso do medicamento de efeito não comprovado contra a covid, confirmou à CPI que foi realmente ela quem fez um áudio que circulou pelas redes sociais espalhando notícias falsas sobre a Fiocruz.

No áudio, Pinheiro dizia que "tudo deles envolve LGBT" e que "eles têm um pênis na porta da Fiocruz", que "todos os tapetes das portas são a figura do Che Guevara" e as "salas são figurinhas do Lula Livre, Marielle Vive".

A Fiocruz não tem uma figura de um pênis na entrada nem tapetes nas portas com a imagem de Che Guevara. Também não há envolvimento da fundação em campanhas de apoio a Lula ou sobre o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco.

Questionada pelo senador Randolfe Rodrigues se ainda pensava dessa maneira, Pinheiro afirmou que o áudio era antigo e que "nessa época isso era constatação de fatos".

CPI da Covid: de òrgão sexual na Fiocruz' a cloroquina na OMS, as notícias falsas citadas na comissão - News Rondônia

"Existia um objeto inflável em comemoração a uma campanha na porta da entidade", disse ela.

Uma checagem da Agência Lupa mostrou que pelo menos outras cinco das declarações feitas pela secretária continham informações falsas.

Pinheiro afirmou que o aplicativo TrateCov não foi lançado, e que houve uma "extração indevida de dados por um hacker", que depois ela nomeou como sendo o jornalista Rodrigo Menegat.

Mas o TrateCov foi efetivamente colocado no ar para auxiliar médicos em Manaus, com direito a um programa sobre seu uso na TV Brasil.

Também não houve hackeamento nem extração indevida de dados por parte de Menegat – o jornalista acessou o código da página que estava público, segundo a Agência Lupa, processo que pode ser feito em qualquer site e que não é ilegal.

Pinheiro também citou três notícias falsas sobre a OMS (Organização Mundial de Saúde). Disse que a entidade "retirou a orientação desses medicamentos [cloroquina e hidroxicloroquina] para tratamento da Covid", que indica amamentação por mães soropositivas e que afirmou que o lockdown é responsável pela miséria.

A OMS nunca indicou cloroquina para tratamento de covid-19 e declarou em 2020 que não havia eficácia comprovada do medicamento contra o coronavírus.

A entidade também não indica a amamentação por mães soropositivas em qualquer caso, deixando claro que isso não é seguro. A posição da OMS é que, em locais onde o acesso a recursos é muito restrito e muitas crianças morrem por desnutrição, como em alguns países do continente africano, é preferível que as mães amamentem os bebês nos primeiros seis meses a deixá-los passar fome.

A OMS continua indicando medidas de isolamento social e lockdown para combater a pandemia. E embora reconheça que populações possam ter dificuldades devido à medidas, a entidade afirma que é responsabilidade dos governos cuidar para garantir a segurança alimentar dos mais vulneráveis.

A BBC Brasil questionou o Ministério da Saúde sobre as afirmações da secretária, mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.

Eficácia de medidas de isolamento

As medidas de isolamento foram tema de outras afirmações inverídicas na CPI.

Em seu depoimento, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou que não existe comprovação científica para eficácia de medidas de isolamento contra a covid, o que é incorreto.

"As medidas de isolamento não são também, da mesma forma que outros medicamentos, outras ações, também não são cientificamente comprovadas", afirmou Pazuello no dia 20 de maio.

Na verdade, diversos estudos já comprovaram a eficácia das medidas. Entre eles, estão um estudo publicado na revista científica The Lancet , feito com dados de 131 países, um estudo na Science e um estudo na International Journal of Infectious Diseases.

STF e a atuação do governo federal

Algumas notícias falsas foram citadas por mais de uma testemunha. Tanto o ex-ministro Pazuello quanto o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disseram que o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o governo "não pode intervir nos Estados" para ajudar no combate à pandemia.

"A decisão do STF em abril de 2020 limitou ainda mais a atuação do governo federal nessas ações. Não há possibilidade do Ministério da Saúde interferir na execução das ações dos Estados na saúde sem usurpar as competências dos Estados e municípios", afirmou Pazuello na primeira parte de seu depoimento, em 19 de maio.

Isso não procede. O STF não impediu que o Governo Federal tomasse ações de combate à pandemia ou limitou sua atuação, pelo contrário. A corte confirmou no ano passado que os municípios, Estados e a União têm competência "concorrente" para ações de saúde pública – ou seja, que a responsabilidade pelo combate à covid é dividida pelas diversas instâncias governamentais.

O Supremo também decidiu que os Estados e municípios também podem, tanto quanto o governo federal, decretar medidas de isolamento social, quarentenas e restrições de transporte. O governo Bolsonaro argumentava que somente a União poderia fazê-lo.

Fake News pautando perguntas

Não foram apenas as testemunhas que foram confrontadas com a inveracidade de suas informações.

Alguns senadores membros da CPI também basearam falas e perguntas em notícias falsas.

Ao questionar o executivo da Pfizer Carlos Murillo, o senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou que a informação que tinha "é que a vacinação nos EUA não começou em dezembro".

Rogério questionava Murillo sobre o cronograma de entregas da Pfizer apresentado junto com as propostas de compra, em 2020 — que o governo rejeitou.

CPI da Covid: de òrgão sexual na Fiocruz' a cloroquina na OMS, as notícias falsas citadas na comissão - News Rondônia

No entanto, a informação de que a vacinação nos EUA começou no dia 14 de dezembro de 2020 foi amplamente divulgada na época. Ela começou com vacinas da Pfizer/BioNTech, alguns dias depois de a FDA (agência regulatória americana) aprovar, em 11 de dezembro, uma autorização emergencial para o seu uso.

Rogério também apresentou informações equivocadas quando disse, na terça (25/05), que a cloroquina ainda "faz parte do protocolo de tratamento contra covid dos Estados" e citou, entre outros, São Paulo e Bahia.

O governo do Estado de São Paulo emitiu uma nota afirmando que "nenhum medicamento sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19 foi adotado em São Paulo" e que o "senador mente em CPI sobre protocolo de uso de cloroquina em SP" e "manipula informações".

Segundo o governo de São Paulo, a cloroquina é usada para diversas outras doenças (artrite reumatoide, lúpus, artrite idiopática juvenil, dermatomiosite, polimiosite e malária), para as quais há eficácia comprovada, e que a distribuição do remédio é feita para uso contra essas enfermidades, e não para covid.

Em junho do ano passado, a Bahia admitia o uso do medicamento apenas para casos graves, mas disse à Folha de S. Paulo que ignoraram a orientação do Ministério da Saúde para ampliar o uso também para casos leves por falta de comprovação científica.

Em julho de 2020, uma nova portaria da Secretaria da Saúde da Bahia foi publicada deixando claro que não há recomendação do uso de cloroquina contra covid, porque os estudos mostraram que não há eficácia comprovada e pode haver efeitos colaterais adversos.

A BBC News Brasil procurou o senador sobre os episódios, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Combate às fake news

Notícias falsas sobre o coronavírus como as citadas durante a CPI da Covid são abundantes nas redes sociais e no Whatsapp desde o início da pandemia.

Para apurar os possíveis responsáveis por disseminar mentiras no contexto de crise sanitária, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um requerimento para que a CPI das Fake News compartilhe informações com a CPI da Pandemia.

Randolfe citou exemplos de mentiras que precisam ser combatidas, como a notícia falsa de que haveria instalação de "chips" por meio das vacinas e que imunizantes que usam a tecnologia de RNA mensageiro, como a da Pfizer, seriam capazes de "alterar o DNA". Ambas as afirmações são falsas, como mostrado nesta reportagem da BBC.

O senador também solicitou documentos sobre mais de 30 canais de vídeo no YouTube que, durante a instalação da CPI, removeram quase 400 vídeos de fake news sobre a covid-19.

Randolfe afirmou que "canais de apoiadores do bolsonarismo no YouTube têm promovido uma limpa de vídeos sobre tratamento precoce de sua base de vídeos" e citou um levantamento do site Congresso em Foco que identificou que 385 vídeos sobre tratamento precoce saíram do ar entre 14/4 e 6/5.

 

 

 
 

 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Marcos Rocha nomeia Lauro Fernandes para SEDEC após exoneração de vice-governador

Marcos Rocha nomeia Lauro Fernandes para SEDEC após exoneração de vice-governador

A confirmação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.
L

Governador exonera vice-governador Sérgio Gonçalves do cargo de secretário da SEDEC

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado por meio de decreto assinado pelo próprio chefe do Executivo.
L
Dra. Taíssa solicita reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa solicita reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Deputada estadual alerta para risco à população e pede ação urgente do governo para recuperar ponte essencial à mobilidade rural
L

Trump afirma que Bolsonaro é alvo de “caça às bruxas” no Brasil

Declarações do ex-presidente dos EUA reacendem debates sobre perseguição política e polarização no país
L
Deputada Sílvia Cristina entrega R$ 500 mil para início das obras da nova sede da Apae de Alvorada do Oeste

Deputada Sílvia Cristina entrega R$ 500 mil para início das obras da nova sede da Apae de Alvorada do Oeste

Parlamentar garante também mais R$ 1,3 milhão para conclusão da estrutura, atendendo pedido da Câmara Municipal.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Spa dos Pés no Loft Feminino oferece alívio para o cansaço e bem-estar em cada passo

Agenda News: Spa dos Pés no Loft Feminino oferece alívio para o cansaço e bem-estar em cada passo

Com hidratação profunda e massagem relaxante, o tratamento cuida dos pés e renova corpo e mente em uma experiência completa.
L
Horóscopo do dia: veja as previsões para os 12 signos nesta terça-feira (08/07)

Horóscopo do dia: veja as previsões para os 12 signos nesta terça-feira (08/07)

Conexões inesperadas, criatividade e recomeços marcam o horóscopo do dia. Descubra o que os astros reservam para seu signo nesta terça-feira.
L

Renault troca comando no Brasil e aposta em executivo estrangeiro

Ariel Montenegro assume liderança da Renault do Brasil após saída de Ricardo Gondo
L
Anvisa suspende venda e determina recolhimento de Azeite, Molho e Polpa de Fruta

Anvisa suspende venda e determina recolhimento de Azeite, Molho e Polpa de Fruta

Medidas sanitárias foram adotadas pela agência após laudos laboratoriais apontarem irregularidades em produtos de diversas marcas.
L

Conexão RH | Entrevista Isabele Morgado

O programa Conexão RH desta terça-feira, 08 de julho, às 09h, recebe Isabele Morgado, empreendedora cultural e fundadora da marca O Boto Morgado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L

POLÍTICA

Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que declaração foi ignorada na cúpula e defendeu a soberania dos países.
L

Mais dignidade para Guajará-Mirim: Dra. Taíssa participa de entrega de leitos de UTI, hemodiálise e tomografia no Hospital Regional

Em agenda no município, o governador Coronel Marcos Rocha entrega avanços estruturais que marcam nova fase da saúde em Guajará-Mirim.
L

Alan Queiroz solicita a manutenção emergencial na BR-364, no trecho entre Vilhena e Pimenta Bueno

A solicitação, por meio de ofício, visa resolver os problemas ocasionados pelas erosões graves no local.a
L

Dra. Taíssa entrega R$ 300 mil em materiais esportivos para a Associação ASFAGUAM e reforça apoio ao esporte de base

Material entregue vai beneficiar campeonatos locais e incentivar a prática esportiva.
L
Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 270 mil para a realização da 19ª EXPOVALE

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 270 mil para a realização da 19ª EXPOVALE

Recursos reforçam a programação cultural e fortalecem as tradições em São Francisco do Guaporé.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem ameaça comerciante com chaleira e é detido, em Rondônia

Homem ameaça comerciante com chaleira e é detido, em Rondônia

Suspeito, que agiu “sem motivo”, foi abordado pela Polícia Militar na Avenida Paraná, no bairro Alto Alegre, após proferir ameaças em estabelecimento comercial.
12
Jovem é preso após agredir a mãe em Porto Velho

Jovem é preso após agredir a mãe em Porto Velho

Homem de 18 anos, com transtorno psicológico, agrediu a mãe a socos ao ser medicado, na região central da capital rondoniense.
16
PRF de folga prende ladrão de fios no forro de residência em Porto Velho

PRF de folga prende ladrão de fios no forro de residência em Porto Velho

Policial Rodoviário Federal atuou em flagrante no bairro Liberdade, resultando na prisão de suspeito de furto de fiação elétrica.
10
Menina de 4 anos passa por exames após suspeita de violência sexual, em Rondônia

Menina de 4 anos passa por exames após suspeita de violência sexual, em Rondônia

Irmã mais velha denuncia adolescente por agressões físicas, e a vítima mais nova é submetida a exames para investigar possível abuso sexual.
16
Após tentar matar cliente de barbearia, faccionado invade escola armado e se entrega, em Rondônia

Após tentar matar cliente de barbearia, faccionado invade escola armado e se entrega, em Rondônia

Jovem de 21 anos, ligado ao Comando Vermelho, tentou executar rival, baleou barbeiro e buscou refúgio em escola, onde se entregou à polícia após diálogo com professor.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho investiga suspeita de fraude no IPAM e adota medidas para garantir transparência

Prefeitura de Porto Velho investiga suspeita de fraude no IPAM e adota medidas para garantir transparência

Auditoria interna foi determinada por Léo Moraes após denúncias de pagamentos irregulares no instituto previdenciário; relatório será enviado ao MP e TCE.
L
Copa Jaru 2025 bate recorde de inscrições e começa nesta quinta (10) no Ginásio Sebastião Mesquita

Copa Jaru 2025 bate recorde de inscrições e começa nesta quinta (10) no Ginásio Sebastião Mesquita

Com 79 equipes confirmadas, torneio se consolida como a maior competição de futsal de Rondônia; cerimônia de abertura terá amistoso e fanfarra.
L

Rolex 6 Horas de São Paulo movimenta Interlagos com velocidade e cultura

FIA WEC chega ao Brasil com programação extensa entre os dias 11 e 13 de julho
L
Mulher de Fibra/IFRO abre inscrições para cursos gratuitos de Operadora de Computador e Artesã em Biojoias em Porto Velho

Mulher de Fibra/IFRO abre inscrições para cursos gratuitos de Operadora de Computador e Artesã em Biojoias em Porto Velho

Projeto oferece formação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade; inscrições seguem até 14 de julho de 2025.
L
IFRO divulga resultado preliminar do PSS 2025/2 e abre prazo para recursos até esta terça (8)

IFRO divulga resultado preliminar do PSS 2025/2 e abre prazo para recursos até esta terça (8)

Instituto Federal de Rondônia oferece 160 vagas gratuitas em cursos técnicos e de graduação com ingresso no segundo semestre de 2025.
L
Fórum econômico Brasil–Índia discute novas parcerias e impulsiona Comércio Bilateral

Fórum econômico Brasil–Índia discute novas parcerias e impulsiona Comércio Bilateral

Evento no Rio de Janeiro, em honra à visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, aponta 385 oportunidades de negócios para produtos brasileiros e anuncia criação de Conselho Empresarial.
L
Fluminense enfrenta Chelsea por vaga na Final do Mundial de Clubes

Fluminense enfrenta Chelsea por vaga na Final do Mundial de Clubes

Tricolor Carioca busca classificação inédita contra o gigante inglês nesta terça-feira, em Nova Jersey, nos EUA.
L

Requerimento de Outorga de Uso Recursos Hídricos e Licença Ambiental (LP, LI, LO): SERVICO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO

Licenças: Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O. E OUTORGA.
L
Mega-Sena sorteia R$ 28 milhões nesta terça-feira

Mega-Sena sorteia R$ 28 milhões nesta terça-feira

Prêmio acumulado do concurso 2.885 será sorteado às 20h, com aposta simples valendo R$ 5 até as 19h.
L
Justiça do Trabalho em RO e AC realiza audiência pública para definir metas do Judiciário em 2026

Justiça do Trabalho em RO e AC realiza audiência pública para definir metas do Judiciário em 2026

Evento híbrido será realizado nesta quinta-feira (10), em Porto Velho, e busca ampliar a participação social nas decisões da Justiça do Trabalho
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.