SÁBADO, 04/05/2024

Tribunal aprova por unanimidade impeachment de Witzel, que fica inelegível por 5 anos

Governador já é réu no STJ, onde corre um processo criminal que pode levá-lo à prisão. Denúncia do Ministério Público Federal serviu como base para o pedido de impeachment.

Publicado em 

Tribunal aprova por unanimidade impeachment de Witzel, que fica inelegível por 5 anos - News Rondônia

O Tribunal Especial Misto votou de forma unânime na tarde desta sexta-feira (30) pelo impeachment de Wilson Witzel, que perde definitivamente o do cargo de governador do Rio de Janeiro.

Os dez julgadores – cinco deputados e cinco desembargadores – consideraram Witzel culpado por crime de responsabilidade na gestão de contratos na área da Saúde durante a pandemia. Eram necessários sete para o impeachment ser confirmado.

Tribunal aprova por unanimidade impeachment de Witzel, que fica inelegível por 5 anos - News Rondônia

Eleito vice-governador na chapa de Witzel, Cláudio Castro (PSC) toma posse oficialmente neste sábado (1º) como governador após oito meses como governador interino – desde o afastamento de Witzel pelo Superior Tribunal de Justiça, em agosto de 2020.

O tribunal também decidiu que o ex-juiz-federal ficará inelegível e proibido de exercer cargos públicos por 5 anos – só o deputado Alexandre Freitas (Novo) divergiu e votou pelo afastamento de 4 anos, mas foi voto vencido.

Witzel foi acusado de fraudes na contratação de duas organizações sociais, uma delas, o Iabas, responsável por hospitais de campanha para tratar pacientes de Covid. Os advogados afirmaram que ele é inocente.

Relator do processo de impeachment, o deputado Waldeck Carneiro (PT), foi o primeiro a votar e, além do afastamento definitivo e da condenação , também pediu sua inelegibilidade por 5 anos.

Depois do voto de Waldeck, o tribunal teve uma pausa para almoço. Na sequência o desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, também votou a favor do impeachment.

Ele foi seguido pelo deputado Carlos Macedo (Republicanos), pelo desembargador Fernando Foch, pelo deputado Chico Machado (PSD), pela desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves, pelo deputado Alexandre Freitas (Novo), pela desembargadora Inês da Trindade Chaves de Mello, pela deputada Dani Monteiro (Psol) e pela desembargadora Maria da Glória Bandeira de Mello, que também votaram pela condenação de Wilson Witzel.

O que disse o relator no voto

Durante a leitura de seu voto, Waldeck citou o pensador, filósofo, político, jurista e escritor francês Alexis de Tocqueville e afirmou: “Ao contrário do estado monárquico, em uma República, ninguém, absolutamente ninguém, está acima da lei. Pouco importa se governados ou governantes, todos estão sujeitos à responsabilização”.

O relator do processo também:

Argumentou que foi devidamente assegurado ao réu o direito de ser ouvido, com todas as devidas garantias, em prazo razoável, tanto na Alerj quanto no Tribunal.

Relembrou as duas acusações que motivaram o pedido de impeachment: a requalificação da Organização Social Unir Saúde, permitindo que ela voltasse a contratar com o estado, e a contratação do Iabas, para construir e administrar os hospitais de campanha no RJ.

Sobre este ponto, falou que Witzel anunciou a abertura de oito unidades, mas apenas duas foram inauguradas pelo governo estadual, mesmo assim com muito atraso e com uma quantidade de leitos inferior ao prometido.

Quanto a OS, disse que o governador afastado ignorou os vários relatórios que apontavam a sua incapacidade de prestar serviços médicos e pediu a sua reabilitação.

Para fundamentar seu voto, leu também trechos dos depoimentos do próprio governador afastado e do ex-secretário estadual de Saúde Edmar Santos, que o teria alertado sobre os riscos de reabilitar a OS, no episódio que ficou conhecido como “batom na cueca”.

Caixinha da propina e 'ações erráticas'

A acusação afirma que havia uma caixinha de propina paga por organizações sociais (OSs) na área da Saúde, inclusive na liberação de restos a pagar, e que tinha Witzel como um dos beneficiários.

O valor total de propina arrecadado pelo grupo teria sido de R$ 55 milhões.

"A previsão e o planejamento [sobre a pandemia] foram toscos. As ações, erráticas. A organização precária serviu de arcabouço para se instituir uma estrutura hierárquica incompetente e corrupta. O comando da área da saúde estava contaminado pelo vírus da corrupção", disse o deputado Luiz Paulo, nas alegações finais da acusação.

Witzel se defende nas redes

O governador afastado não foi à sessão. Nas redes sociais, afirmou que não renunciaria e atacou o parecer do relator, deputado estadual Waldeck Carneiro.

"Não desistirei jamais do cargo. Espero um julgamento justo e técnico", escreveu.

"Lamentavelmente o relator está usando exclusivamente a delação de Edmar Santos para fundamentar seu voto, absolutamente contrário a técnica jurídica sem compromisso com um julgamento justo. A grande contradição é que o presidente Lula foi condenado única e exclusivamente pela delação de Léo Pinheiro – réu confesso e desesperado como Edmar. Delação só vale quando é oposição ao delatado?", emendou.

O governador seguiu criticando o julgamento, se dizendo perseguido politicamente. "É revoltante o resultado do processo de impeachment! A norma processual e a técnica nunca estiveram presentes. Não fui submetido a um Tribunal de um Estado de Direito, mas sim a um Tribunal Inquisitório. Com direito a um carrasco nos moldes do Estado Islâmico, q não mostrou o rosto", acrescentou depois.

"Fui cassado por combater a corrupção", escreveu, após aprovação do impeachment

Alegações finais

Acusação

"O senhor Wilson José Witzel teve comportamento improbo durante o seu governo e que se evidenciou no período pandêmico, que se iniciou em março de 20 até o mesmo ser afastado do cargo pelo STJ em 2 de setembro de 2020, onde se destacaram os casos das organizações sociais Unir e Iabas."

"No período da pandemia, quase tudo o que ocorria na Secretaria de Saúde se abrigava no manto da corrupção. Nas aquisições, nas contratações e pagamentos de restos a pagar, principalmente no que tange às OSs. Triste, pois releva a dilapidação do Erário e o desrespeito à dor da população fluminense."

"O agravante ao denunciado ser conhecedor profundo das leis, da hierarquia de comando, e de suas responsabilidades jurídico-administrativas, ter atentado contra a probidade na administração, proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e decoro do cargo em um período de pandemia com milhares de mortos e infectados no Estado do Rio de Janeiro.

Defesa

"É incontestável que grande parte das decisões ficam a cargo do secretário de estado [Edmar Santos]. Especialmente no Rio de Janeiro, com 92 municípios. Presumir que todas as decisões, das mais comezinhas às mais complexas, passem pelo crivo do governador é, de certa forma, inapropriado."

"Não houve qualquer motivação política, quiçá pessoal, do governador, no ato de requalificação da Unir. Foi ancorada em princípios técnicos e jurídicos."

Próximos passos

Cláudio Castro deixa a interinidade no comando do governo do estado e assume como governador de fato.

Deverá ser empossado neste sábado (1º), em duas cerimônias: às 10h na Assembleia Legislativa e às 14h no Palácio Guanabara.

Witzel foi denunciado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que aceitou a denúncia. O processo criminal que corre na Corte pode levar à prisão dele. Ele é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

O deputado enfatizou ainda que a ação reflete um compromisso com a educação, promovendo não só melhorias na estrutura física, mas também apoiando programas que visam elevar a qualidade do ensino.
L
Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Sintonia 360 entrevista: Leandro Assunção

Ezielmo Rodrigues receberá Leandro Assunção, Faixa Preta 4° grau da renomada Academia Clube de Lutas.
L
Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Data vale também para transferência de domicílio eleitoral
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Medidas serão adotadas para garantir participação de candidatos do RS
L
Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Exame ocorre no domingo em 228 municípios do país
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita contratação de médico dermatologista para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita contratação de médico dermatologista para Guajará-Mirim

Ausência desse profissional contribui negativamente com custos adicionais para os pacientes e sobrecarga ao sistema de saúde.
L
Cláudia de Jesus propõe mutirões de cirurgia para reduzir filas em todo o estado

Cláudia de Jesus propõe mutirões de cirurgia para reduzir filas em todo o estado

Objetivo é realizar procedimentos urgentes em sete regiões de Rondônia para atender demandas.
L
Fernando Máximo exige a criação imediata da Comissão Especial para tratar da PEC 47 da Transposição

Fernando Máximo exige a criação imediata da Comissão Especial para tratar da PEC 47 da Transposição

A proposta estende este benefício para servidores civis e militares e até mesmo aqueles que trabalhavam sem vínculo efetivo com a Administração Pública.
L
Vereadora Márcia Socorristas Animais repudia atropelamento de cachorro e cobra providências

Vereadora Márcia Socorristas Animais repudia atropelamento de cachorro e cobra providências

Em seu perfil no Instagram, a vereadora lamentou o ocorrido e afirmou que irá acompanhar o caso de perto, para que a motorista seja devidamente responsabilizada pelo ato ora cometido.
L
Coronel Chrisóstomo posiciona-se contra o aborto!!!

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo posiciona-se contra o aborto

O parlamentar Rondoniense é totalmente a favor da vida e faz uma série de mobilizações no congresso nacional no posicionamento contrário à legalização do aborto.
L
Publicidade

POLÍCIA

TRAGÉDIA: Trabalhador cai de balsa no Rio Madeira e morre em Porto Velho

TRAGÉDIA: Trabalhador cai de balsa no Rio Madeira e morre em Porto Velho

A vítima, que foi socorrida para uma unidade médica, porém acabou não resistindo e morreu.
18
Criminoso bate na porta e tenta matar barbeiro a tiros na Zona Sul

Criminoso bate na porta e tenta matar barbeiro a tiros na Zona Sul

A PM foi acionada para registrar o ocorrido.
12
CORTE PROFUNDO: Hilux invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na Leste

CORTE PROFUNDO: Hilux invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na Leste

Uma equipe do Samu prestou socorro à vítima.
14
PF RO republica edital de Concorrência para aluguel de imóvel

PF RO republica edital de Concorrência para aluguel de imóvel

As propostas devem ser encaminhadas até dia 11/6, às 10h de Brasília
L

BRUXA SOLTA: Strada capota em colisão entre três veículos

A PM fez o registro do acidente.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Reviravoltas e Conflitos No Rancho Fundo

Amores, Armadilhas e Decisões Drásticas
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Confrontos e Revelações em Renascer

Segredos Revelados e Conflitos Familiares
L
Ministério Público de Rondônia se une na campanha pelos desabrigados do RS

Ministério Público de Rondônia se une na campanha pelos desabrigados do RS

A maior enchente da história do Rio Grande do Sul já provocou, até a manhã deste sábado (4/5) a morte de 56 (cinquenta e seis) pessoas, quase 70 (setenta) desaparecidos e milhares de desabrigados.
L
Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favorismo deste quarteto, em Porto Velho?

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favorismo deste quarteto, em Porto Velho?

E os outros? Claro que ainda pode surgir alguma surpresa, como o foi a aparição de Hildon Chaves, um praticamente desconhecido, que ganhou a eleição nos debates da TV e que se reelegeu, pelo bom primeiro mandato que teve.
L
Produção industrial cresce 0,9% em março, diz IBGE

Produção industrial cresce 0,9% em março, diz IBGE

É o segundo avanço consecutivo do setor
L
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética

Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética

Primeiro-ministro japonês visita o país com centenas de empresários
L
Congressistas dos EUA e Brasil articulam frente contra extrema-direita

Congressistas dos EUA e Brasil articulam frente contra extrema-direita

Carta compromisso está em elaboração com apoio de organizações sociais
L
Rede de cinemas instalará assentos para pessoas obesas

Rede de cinemas instalará assentos para pessoas obesas

Rede terá prazo de 180 dias para concluir as instalações
L
Florestas públicas serão concedidas para gerar crédito de carbono

Florestas públicas serão concedidas para gerar crédito de carbono

As iniciativas devem gerar 25 mil empregos e R$ 60 milhões ao ano
L

Avanços e Desafios: Inovação na Saúde Pública da Amazônia

Entrevista Revela Potencial de Transformação no Setor de Saúde
L