Até a tarde terça-feira (13), 41 dos 81 senadores da República tinham se manifestado favorável a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ampliada, segundo uma publicação da CNN Brasil.
O requerimento pretende investigar, além da atuação do presidente da Jair Bolsonaro (sem partido), o uso indevido de recursos federais enviados aos estados e municípios para o combater à pandemia da Covid-19.
De acordo com o senador Eduardo Girão, autor da proposta, maioria dos senadores apóia a decisão. Dos senadores de Rondônia, Marcos Rogério (Dem) líder do (governo Bolsonaro) no Congresso segue a linha de que aconteça uma investigação em todos das pastas estaduais e municipais, além da presidência da república.
O parlamentar mesmo com casos em alta da Covid-19 em Rondônia e no país defende abertura de templos religiosos.
A reportagem apurou que enquanto isso, o senador Acir Gurgacz (PDT) apóia que a CPI investigue apenas a atuação do presidente Jair Bolsonaro.
O parlamentar chegou reescrever o requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede) exigindo apuração dos trabalhos do governo federal frente a pandemia no Brasil.