QUARTA-FEIRA, 14/05/2025

CPI da covid: como ampliação da investigação e possível adiamento podem beneficiar Bolsonaro

O objetivo inicial dos senadores é investigar a responsabilidade da União na falta de vacinas e no alto número de mortes — mais de 354 mil pessoas morreram no Brasil vítimas da covid-19.

Publicado em 

CPI da covid: como ampliação da investigação e possível adiamento podem beneficiar Bolsonaro - News Rondônia

A determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso para que o Senado instale uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a atuação do governo federal no enfrentamento da pandemia de coronavírus foi vista inicialmente como um grande risco de desgaste político para o presidente Jair Bolsonaro.

O objetivo inicial dos senadores é investigar a responsabilidade da União na falta de vacinas e no alto número de mortes — mais de 354 mil pessoas morreram no Brasil vítimas da covid-19.

Dois fatores, porém, podem reduzir o potencial de impacto da CPI para Bolsonaro. O primeiro deles é a movimentação de alguns senadores para aumentar o escopo da comissão, incluindo também como alvos governos de Estados e municípios — ampliação que atende a pedido do próprio presidente e, na visão de críticos, pode inviabilizar a investigação por excesso de temas a serem apurados.

CPI da covid: como ampliação da investigação e possível adiamento podem beneficiar Bolsonaro - News Rondônia

O segundo fator é a própria pandemia que tende a criar limitações ao funcionamento da CPI, devido à necessidade de distanciamento social. Isso deve impedir depoimentos presenciais e também a colheita de provas sigilosas, como documentos do governo, que exigiriam a ida de senadores a órgão públicos.

Há ainda a possibilidade de que ela não seja instalada de imediato, sob a justificativa de que só seria viável com funcionamento presencial. Na quarta-feira (14/04), o plenário do STF decidirá se referenda ou não a decisão do Barroso e a Corte deve discutir se o início da CPI pode ser adiado até que os trabalhos do Senado voltem à normalidade.

No momento, a maioria das atividades têm ocorrido online e os cuidados se intensificaram após a morte de três senadores por covid-19 — Major Olímpio (PSL-SP), Arolde de Oliveira (PSD-RJ) e José Maranhão (MDB-PB).

Bolsonaro pressiona senadores a ampliar CPI

A Constituição exige três requisitos para a instalação de uma CPI: apoio de no mínimo um terço dos senadores (27 de 81), apuração de objeto específico e funcionamento por prazo determinado.

Desde fevereiro esses três critérios estavam cumpridos, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se recusava a iniciar a comissão da covid-19 sob o argumento de que o foco do Parlamento deveria estar no avanço da vacinação contra a doença.

No entanto, como os requisitos constitucionais estavam cumpridos, Barroso determinou a instalação da CPI, após pedido dos senadores Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). A decisão do ministro seguiu precedentes do STF, que já determinou a instalação de comissões parlamentares de inquérito nos governos petistas, caso da CPI dos Bingos, em 2005, e da CPI da Petrobras, em 2014.

A decisão causou grande irritação em Bolsonaro, que atacou frontalmente Barroso e o acusou de interferir no funcionamento do Legislativo. O presidente também adotou a estratégia de pressionar senadores para que ampliem o escopo da CPI, sob o argumento de que a União transferiu vultosos recursos para Estados e municípios enfrentarem a pandemia.

O próprio Kajuru gravou e divulgou no domingo (11/04) conversa com Bolsonaro, em que o presidente defende uma CPI ampla e ainda pede que o Senado vote o impeachment de ministros do STF.

"Kajuru, olha só, tem que fazer para ter uma CPI que realmente seja útil para o Brasil. Mudar a amplitude dela, bota governadores e prefeitos", defendeu o presidente.

"Se mudar a amplitude, tudo bem, mas se não mudar, a CPI vai simplesmente ouvir o (ex-ministro da Saúde general Eduardo) Pazuello, ouvir gente nossa para fazer um relatório sacana", reclamou ainda.

Na conversa, o presidente ainda chegou a dizer que o senador de oposição Randolfe Rodrigues (Rede/AP) "vai começar a encher o saco" na CPI, acrescentando: "Aí vou ter que sair na porrada com um bosta desse".

Os planos de Bolsonaro parecem andar bem no Senado. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse nesta segunda-feira (12/04) que já coletou 34 assinaturas de senadores favoráveis à ampliação do escopo da CPI.

"Reunimos o número de assinaturas suficientes para protocolar uma CPI abrangendo União, Estados e Municípios. Espero que a Verdade venha à tona, quem tá devendo vai ter que se justificar e quem errou vai ter que ser punido", disse em sua conta no Twitter.

Já o senador Randolfe Rodrigues rebateu as ameaças de agressão de Bolsonaro dizendo que "a violência costuma ser uma saída para os covardes que têm muito a esconder", e defendeu uma CPI focada no governo federal.

"O presidente tenta interferir de forma criminosa na instalação da CPI da COVID no Congresso. Não vamos perder de vista: as assembleias estaduais podem investigar as ações dos governadores. O Congresso se dedica aos desvios federais! No Amapá, já há pedido de CPI pelos deputados", disse, também por meio de sua rede social.

Ampliação da CPI pode inviabilizar investigação, diz analista

À BBC News Brasil, o analista político Antônio Augusto de Queiroz, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), diz que uma CPI que investigue o governo federal pode ser efetiva, ainda que tenha trabalhos limitados pela falta de atividades presenciais.

Na sua visão, porém, a ampliação do escopo da comissão pode acabar inviabilizando a investigação. Ele lembra que as CPIs têm duração inicial de 90 dias, podendo ser prorrogadas.

"Essa manobra (de incluir governadores e prefeitos na CPI) tem o objetivo nítido de dividir responsabilidades e no final não apurar nada", acredita.

"Vão ter requerimentos para apurar eventuais desvios em Estados e municípios para que tenha um volume tal de trabalho nessa CPI que não tenha condições de nem até o final do mandato Bolsonaro (2022) conseguir concluir isso, muito menos em três meses que é o prazo (inicial) de uma CPI", prevê o analista do Diap.

O primeiro passo para a instalação da CPI da Covid está previsto para terça-feira, quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, lerá o requerimento em plenário.

Depois, haverá a definição dos onze senadores membros da comissão, o que também será determinante para os rumos da investigação. Caso Bolsonaro consiga que a maioria dos integrantes seja simpática a seu governo, a comissão poderá ter suas atividades limitadas, aponta Queiroz.

"Há muitos mecanismos de manobra (para reduzir o impacto da CPI). Eles podem não aprovar requerimentos (para depoimentos e diligências investigatórias) ou aprová-los em profusão e aí não tem condições de ouvir todo mundo no prazo", exemplifica Queiroz.

"A oposição vai fazer um barulho muito grande, mas do ponto de vista de efetividade vai ser baixa na medida em que pode envolver governadores de outros partidos e aí ter negociação em torno disso (para reduzir o potencial da CPI)", acrescenta.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coronel Chrisóstomo cobra instalação da CPI sobre fraudes contra aposentados e critica postura de aliados do governo Lula

Parlamentar reforça que sua prioridade é a CPI da Câmara. “É a Casa do Povo. É aqui que temos que investigar todo o período de irregularidades e responsabilizar quem desviou o dinheiro de quem mais precisa”
L

Ieda Chaves divulga Lei e campanha “Maio Laranja” em palestra lúdica para estudantes

Cerca de 600 alunos conheceram a Lei nº 6.014, de 25 de abril de 2025, voltada ao enfrentamento da violência infantojuvenil.
L

Deputado Edevaldo Neves destina R$ 3 milhões em emendas para atender a Policial Penal

Segundo o parlamentar, a destinação é fruto de um trabalho sério, com diálogo e compromisso com a categoria.
L
Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Investimento de 100 mil garante estrutura adequada para atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade
L
Presidente da Câmara aciona STF para reverter limitação da suspensão de ação penal contra Ramagem

Presidente da Câmara aciona STF para reverter limitação da suspensão de ação penal contra Ramagem

Para ela, Constituição dá ao Congresso poder para deliberar
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Treinamento na selva: cinco dias de resistência, técnica e superação

Capitão José Sérgio, comandante da 17ª Companhia de Infantaria de Selva, lidera recrutas em jornada de formação que testa corpo e mente na floresta amazônica.
L

Momento Empresarial | Entrevista Caroline Antoniolli Trevizan, nutricionista

Nesta quarta-feira, às 9h, o Momento Empresarial recebe Caroline Antoniolli Trevizan, nutricionista com duas décadas de experiência em nutrição clínica e especialista em nutrição funcional. Com uma abordagem que vai além do emagrecimento, Caroline trata o indivíduo como um todo, considerando fatores como inflamação, dores crônicas, saúde intestinal e doenças autoimunes.
L

Coluna do Simpi – Nasceu o Exporta Simples: proposta do Simpi que virou Política Nacional para Pequenos Exportadores

A ideia era desburocratizar o processo e dar ao pequeno industrial um fôlego competitivo no cenário internacional.
L

Rondônia tem uma das menores populações quilombolas rurais do Brasil

O levantamento faz parte de um suplemento inédito do Censo Demográfico 2022, que pela primeira vez investigou de forma detalhada o perfil territorial dos quilombolas brasileiros.
L

Governo aprova novo zoneamento climático para cultivo do abacaxi em Rondônia

A medida representa um reforço importante para os produtores rondonienses que já apostam na fruta como fonte de renda.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus apresenta iniciativas para valorizar a pesca artesanal

Deputada solicitou políticas públicas, estrutura técnica e respeito às comunidades tradicionais.
L
Prefeita Carla Redano recua e não garante reajuste inflacionário a servidores em 2025

Prefeita Carla Redano recua e não garante reajuste inflacionário a servidores em 2025

O Sitmar lamenta que, após meses de diálogo aberto e propostas apresentadas para viabilizar a recomposição salarial de forma responsável, a gestão municipal tenha rompido com a palavra dada aos servidores.
L

Após protesto na BR-364, deputada Dra. Taíssa se reúne com lideranças e atua pela regularização fundiária

Reunião com lideranças de bairros impulsiona tratativas entre poder público e moradores por regularização fundiária em Porto Velho.
L

Deputada Dra. Taíssa presta homenagem às agremiações do Duelo na Fronteira durante Sessão Solene na ALE-RO

Evento reconheceu o trabalho cultural dos Bois Malhadinho e Flor do Campo e anunciou investimentos para a edição 2025 do festival.
L

Deputado Edevaldo Neves destina R$ 3 milhões à Polícia Penal na maior emenda da história da categoria

Segundo o parlamentar, a destinação é fruto de um trabalho sério, com diálogo e compromisso com a categoria.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia apreende 7kg de pasta-base de cocaína

PRF em Rondônia apreende 7kg de pasta-base de cocaína

Droga era transportada por jovem de 19 anos
10
Foragido do Acre é capturado pela Polícia Civil em Porto Velho

Foragido do Acre é capturado pela Polícia Civil em Porto Velho

A ação foi conduzida por agentes da 10ª Delegacia de Polícia da capital.
16
Homem é preso em flagrante por violar medida protetiva em Urupá

Homem é preso em flagrante por violar medida protetiva em Urupá

Segundo a polícia, a vítima acionou a equipe ao perceber que o suspeito havia se aproximado do seu local de trabalho, contrariando ordem judicial que determinava o afastamento.
12
Polícia Civil recupera moto furtada em Cacoal durante operação em Seringueiras

Polícia Civil recupera moto furtada em Cacoal durante operação em Seringueiras

Após investigação preliminar e diligências, os agentes localizaram o veículo, que será devolvido ao proprietário após os procedimentos legais.
14
Polícia Civil prende borracheiro suspeito de comandar fraude de R$ 550 mil em Porto Velho

Polícia Civil prende borracheiro suspeito de comandar fraude de R$ 550 mil em Porto Velho

A ação foi realizada por meio da Operação TIRE, conduzida pela Delegacia Especializada em Repressão a Fraudes (Defraude), com apoio da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (Derf).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO reforça ações contra queimadas e em defesa do meio ambiente na Bacia do Rio Araras

Governo de RO reforça ações contra queimadas e em defesa do meio ambiente na Bacia do Rio Araras

De acordo com o coordenador Substituto da Ceam, Leandro de Oliveira Almeida, a abordagem é focada no diálogo direto com a comunidade e no incentivo à adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.
L
Colheita do café será lançada em cerimônia do Governo de RO neste sábado (17), em São Miguel do Guaporé

Colheita do café será lançada em cerimônia do Governo de RO neste sábado (17), em São Miguel do Guaporé

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, a cafeicultura tem impacto positivo para o estado.
L

Compromisso foi firmado durante reunião com moradores do bairro

Compromisso foi firmado durante reunião com moradores do bairro
L

Confira a programação do 1º Seminário de Planejamento Municipal

Inscrições seguem abertas até 15 de maio; evento integra o processo de elaboração do PPA 2026–2029
L

Mais de 150 atletas participam da Copa Madeirão em disputa intensa na capital

O evento contou com a participação de 19 escolas de natação
L

Inscrições para a 1ª Copa Madeirão de Futebol de Várzea se encerram na sexta-feira (16)

Expectativa é que a competição deve reunir cerca de 100 equipes somente para a categoria adulta
L

Semusa realiza treinamento sobre manejo de resíduos em unidades de saúde

Evento reuniu profissionais de diversas áreas para atualizar conhecimentos e garantir práticas mais seguras e sustentáveis
L

Após revisão de PPP, Porto Velho contará com Centro de Tratamento de Resíduos

O TCE/RO apontou“erros insanáveis” no contrato firmado pela gestão passada
L

Oficina sobre criação de abelhas sem ferrão será realizada em 24 de maio com ênfase na preservação ambiental e renda sustentável

Evento promovido pela Semagric será das 8h às 14h, na sede da Agro Tropical Amazônia
L

Sema dá início a ação educativa contra queimadas em escolas da zona Leste e distritos de Porto Velho

As queimadas se tornaram um grande desafio ambiental, impactando a saúde, a economia e o meio ambiente
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.