SEGUNDA-FEIRA, 23/06/2025

Tentativa de ampliar poderes de Bolsonaro na pandemia fracassa na Câmara

Deputados contrários afirmaram que tentativa de pautar proposta é tentativa de 'golpe' e de concentração 'absoluta' de poderes nas mãos do presidente, excluindo governadores e prefeitos.

Publicado em 

Tentativa de ampliar poderes de Bolsonaro na pandemia fracassa na Câmara - News Rondônia

O líder do PSL na Câmara dos Deputados, Vitor Hugo (GO), defendeu nesta terça-feira (30), em reunião de líderes partidários, a votação no plenário de um projeto de lei que, se aprovado, daria ao presidente Jair Bolsonaro o poder de acionar, durante a pandemia, o dispositivo da chamada "mobilização nacional".

Tentativa de ampliar poderes de Bolsonaro na pandemia fracassa na Câmara - News Rondônia

O mecanismo de mobilização nacional é previsto na Constituição e foi regulamentado em lei específica para o caso de agressão estrangeira. Pelo projeto, a crise na saúde pública poderia ser usada como motivo para a mobilização.

Na prática, o texto estabelece que, nesse caso, o chefe do Executivo poderá tomar medidas que incluem, entre outras, a intervenção nos fatores de produção públicos e privados; a requisição e a ocupação de bens e serviços; e a convocação de civis e militares para ações determinadas pelo governo federal.

A proposta diz ainda que caberá ao presidente da República definir o “espaço geográfico do território nacional” em que as medidas de combate à pandemia seriam aplicadas.

Em reunião com os demais líderes partidários, não houve acordo para a inclusão da proposta na pauta da sessão da Câmara desta terça.

'Golpe'

Deputados contrários ao projeto classificaram a tentativa como "golpe".

Líder da Minoria, o deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que a iniciativa de decretar mobilização nacional "é mais um flerte autoritário com o qual não compactuaremos".

"Essa escalada autoritária, que tenta mobilizar militares para interesses do PR [presidente], não pode ser tolerada em um Estado Democrático. Os brasileiros não querem mais um golpe!", escreveu Guimarães em uma rede social.

Em uma rede social, o deputado Fábio Trad (PSD-MS), ressaltou que a mobilização nacional "não foi criada para disciplinar crise sanitária, mas situação de guerra".

Segundo ele, o projeto "pode ser manipulado para a inadmissível tentativa de concentração absoluta de poderes por parte do Executivo, excluindo governadores e prefeitos do combate à pandemia".

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) também criticou a proposta.

"A aprovação do projeto da mobilização nacional permitiria que Bolsonaro assumisse imediatamente o comando de todos os servidores civis e militares, e até convocar quem não é servidor. Isso significa assumir o comando das polícias civis e militares. Não tem outra palavra: GOLPE!", escreveu em uma rede social.

Em discurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Vitor Hugo disse que não se trata de "um golpe sanitário, já que não há golpe que seja avalizado pelo Congresso".

Segundo o parlamentar, a lei permitiria, por exemplo, que o Executivo "reorientasse" fabricação de produtos e a realização de serviços que estivessem em falta num momento de pandemia, como cilindros de oxigênio ou kits de intubação.

“Não existe qualquer intenção de nossa parte para aviltar qualquer previsão constitucional no sentido das garantias e das liberdades individuais. Pelo contrário. Modificar essa lei para incluir também a previsão de decretação de mobilização nacional em caso de pandemia é, na verdade, criar um instrumento jurídico que antecede a necessidade de decretação de estado de defesa, estado de sítio, ou de intervenção federal”, afirmou Vitor Hugo.

O líder do PSL confirmou que defendeu o projeto durante reunião de líderes na manhã desta terça-feira, mas, segundo ele, a matéria “precisa ser explicada com maior detalhamento”.

“Não foi possível chegar a esse grau de profundidade na explicação, mas tenho certeza de que, com tempo, conseguiremos chegar a essa profundidade”, disse.

Na avaliação do deputado Alexandre Padilha (PT-SP), Bolsonaro tenta usar "artifícios para atrapalhar a boa atuação de prefeitos e governadores que não negam a ciência".

"Barramos este absurdo no colégio de líderes. Bolsonaro diz 'não' para toda forma de conter a pandemia, inclusive vacinas, mas tenta usar artifícios para atrapalhar a boa atuação de prefeitos e governadores que não negam a ciência", disse Padilha.

Para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), o projeto representa uma "violência contra as instituições democráticas brasileiras". Na avaliação dele, a matéria permite a Bolsonaro aprovar um "instrumento legal para promover um golpe de estado no Brasil".

A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) também se manifestou contra o projeto e disse haver uma mobilização para impedir a votação da proposta.

"Enquanto Bolsonaro faz queda de braço com os comandantes das Forças Armadas, no Congresso o líder do PSL quer votar com urgência um PL para o presidente decretar "Estado de Mobilização Nacional" mesmo que não estejamos em guerra. Estamos mobilizados para impedir este absurdo", disse.

O deputado Alex Manente (Cidadania-SP) se disse contrário a "qualquer modificação da Lei de Mobilização Nacional, que prevê poderes irrestritos ao presidente da República em período de guerra".

"O deputado Vitor Hugo quer, neste momento, ampliar esse poder com a crise sanitária que o Brasil vive, dando possibilidades e, inclusive, margem de interpretação, para que o presidente possa utilizar dessa lei para avançar em qualquer processo de golpe de estado. Não concordaremos e não permitiremos", afirmou Manente.

Questionado sobre o projeto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que não conhecia o teor da matéria, mas defendeu que o o foco do Congresso Nacional neste momento sejam propostas que visem a redução do número de mortos e ampliação da vacinação da população.

"É muito importante neste momento que tenhamos um foco. O nosso foco no Congresso é, de maneira absoluta, o enfrentamento à pandemia, à redução do número de mortos, à melhora do atendimento médico e à ampliação da vacinação", afirmou em entrevista à imprensa.

Tramitação

Atualmente, governadores e prefeitos têm autonomia para implantar medidas restritivas de distanciamento social, como toque de recolher.

Para ser votado diretamente no plenário sem passar pelas comissões temáticas, é necessária antes a aprovação de um requerimento de urgência.

Esse pedido já foi apresentado e conta com o apoio do chamado Centrão, bloco que representa 355 deputados. Segundo líderes, porém, também não houve consenso nem para a votação do requerimento nesta terça.

Assim como a decretação de estado de defesa ou estado de sítio, a mobilização nacional só pode ocorrer após pedido do presidente da República e aprovação do Congresso Nacional.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputada Dra. Taíssa reforça defesa da criação de novos municípios em Rondônia

Audiência reuniu autoridades federais, estaduais e moradores de distritos rondonienses em um marco pela busca da emancipação.
L

Deputado Alan Queiroz institui capelania escolar voluntária na rede pública de Rondônia

Lei sancionada garante apoio espiritual e emocional a estudantes e educadores, com atuação de voluntários capacitados nas escolas estaduais.
L

Cláudia de Jesus participa da entrega de carro para unidade de saúde de Alvorada do Oeste

Parlamentar autorizou a liberação de emenda no valor de R$ 100 mil para a prefeitura.
L

Cássio Gois destaca aprovação de projeto que valoriza os mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na Alero.
L

Deputada Dra. Taíssa entrega 32 motos para agentes comunitários de saúde em Alto Paraíso

Veículos garantem mais dignidade, eficiência e estrutura para profissionais que atuam na linha de frente da saúde básica no município.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rede Sismográfica Brasileira destaca tremor de terra de 3.5 na escala Richter em Rondônia

O epicentro foi localizado nas proximidades de Ouro Preto do Oeste, mas o abalo foi sentido também em Ji-Paraná, Teixeirópolis, Jaru e Vale do Paraíso.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Francisco Luis Nanci Fluminhan – Advogado

Nesta segunda-feira, dia 23, às 16h, o Ponto & Contraponto recebe o advogado e professor universitário Francisco Luis Nanci Fluminhan para uma análise esclarecedora sobre o direito médico.
L

Bolívia: Andrónico Rodrigues repudia a violência política no país e afirma que os bolivianos desejam paz e emprego

Para Andrónico, sem essa estabilidade política, a Bolívia não avançará.
L

Porto-velhenses podem opinar onde creches noturnas devem ser instaladas

Formulário foi disponibilizado para compreender melhor a demanda da população
L

Em véspera de friagem, chuvas espalham-se pelo estado

Imagens do GOES-19 registram aumento de nuvens cumulonimbus sobre Vilhena, o que é um forte indício para tormentas intensas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil leva serviços gratuitos a mais de 2 mil pessoas na 2ª edição do Cidadania no Bairro em Porto Velho

Com mais de 50 serviços ofertados, ação social transformou a Escola Maria Francisca de Jesus Gonçalves em polo de cidadania e acolhimento
L

Jaime Bagattoli: Esclarece que não votou a favor do aumento na conta de energia

Bagattoli lembrou de medida do governo que repassará impacto bilionário a consumidores
L
Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

FORÇA DO CAMPO: Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

Iniciativa foca na capacitação do pequeno produtor e agricultura familiar.
L

Jaime Bagattoli: Senador reafirma apoio à emancipação dos distritos de Rondônia

Bagattoli apontou grande disparidade, como o distrito de União Bandeiras, em Porto Velho
L
Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Ação acontece neste sábado na E.M.E.F Maria Francisca de Jesus, no Residencial Orgulho do Madeira e levará serviços gratuitos à população
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre queda após perder controle em quebra-molas

Motociclista sofre queda após perder controle em quebra-molas

Com o impacto, o motociclista foi arremessado a cerca de 50 metros do ponto da queda.
14
Briga entre ex e atual resulta em acidente e ameaças em Rondônia

Briga entre ex e atual resulta em acidente e ameaças em Rondônia

A Polícia Militar interveio após denúncias de disparos e agressões em frente a uma residência.
16
Mais de 40% dos brasileiros foram alvo de golpes online, e perdas chegam a R$ 6 mil, revela pesquisa da TransUnion

Golpes via WhatsApp: Novas vítimas em Theobroma, Palmares e Vale do Anari

Apesar dos alertas, o golpe continua eficaz, explorando a confiança das vítimas nos nomes e fotos dos golpistas.
10
PM afastado por motivo de saúde é detido com arma irregular em rodovia

Filho esconde arma de CAC após pai ameaçar a esposa; agressor é preso

O filho do casal, um jovem de 19 anos, escondeu a arma porque o pai estava muito agitado e fazendo ameaças contra a mãe.
14
Comerciante é preso após adolescentes denunciá-lo por venda de cigarros

Comerciante é preso após adolescentes denunciá-lo por venda de cigarros

A Polícia Militar, que já monitorava o local por suspeita de uso de entorpecentes, abordou os menores, de 15 e 17 anos, que tentaram fugir de bicicleta ao avistar a viatura.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: CARLOS ROBERTO DELOGO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS
L
Analistas geopolíticos debatem motivos e impactos da entrada dos EUA no conflito Irã-Israel

Analistas geopolíticos debatem motivos e impactos da entrada dos EUA no conflito Irã-Israel

Oficialmente, motivo da guerra é impedir programa nuclear iraniano
L
Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Estudo britânico mostra que lixo plástico pode se tornar medicamento essencial por meio de biotecnologia avançada, abrindo caminho para soluções sustentáveis na indústria farmacêutica.
L
Senador anuncia dez peritos do INSS para municípios do interior do estado

JAIME BAGATTOLI: Senador anuncia dez peritos do INSS para municípios do interior do estado

Segundo o senador, os profissionais deverão iniciar os trabalhos a partir do fim de julho.
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE: ASMOCUN

Resex Lago do Cuniã – Distrito São Carlos – baixo Madeira – Porto Velho/RO
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): COMERCIAL XIMENES DE ALIMENTOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
Venda de Ozempic e similares exige agora retenção de receita médica

Venda de Ozempic e similares exige agora retenção de receita médica; uso abusivo preocupa autoridades de saúde

Anvisa reforça controle sobre medicamentos usados para emagrecimento e alerta para riscos à saúde com uso sem orientação médica.
L
Polícia Federal assume fiscalização de CACs a partir de 1º de julho

Polícia Federal assume fiscalização de CACs a partir de 1º de julho

Responsabilidade deixará Exército e será assumida por civis
L
1ª cadeira de rodas infantil feita em impressora 3D poderá ser feita em qualquer país gratuitamente

1ª cadeira de rodas infantil feita em impressora 3D poderá ser feita em qualquer país gratuitamente

A cadeira de rondas infantil impressa em 3D foi desenvolvida nos EUA com projeto aberto, que pode ser copiado em qualquer parte do mundo.
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE: MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO NA RESTAURAÇÃO

Rua Ilário Maia, nº 831, Bairro/Distrito Jaci Paraná
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.