O projeto de lei número 29, de autoria do vereador Toninho do Jesus (Podemos), que nomeia três ruas no Bairro Morada do Bosque, foi aprovado na sétima Sessão Ordinária, desta segunda-feira (29).
Com a votação favorável, a Rua Projetada (A), recebeu o nome do Pioneiro, professor Ismael Cury.
A Rua Projetada (C), recebeu o nome da médica pioneira Gladys Castedo Quispe, e a Rua Projetada (F), recebeu o nome da Pioneira, Maria de Lourdes de Jesus Souza.
Conforme o vereador Toninho, essa justa homenagem pretender reconhecer os relevantes trabalhos prestados à sociedade Cacoalense.
Toninho disse; “Os homenageados foram pioneiros desta cidade, pioneiros estes que, com suas famílias, desbravaram nossa amada Cacoal. Famílias estas que, mesmo após a partida desses pioneiros, permanecem em nossa cidade, continuando suas empreitadas em nosso município.
Esses pioneiros sempre foram pessoas honradas, idôneas e queridas por todos os que tiveram a satisfação de conhecê-los”.
O vereador concluiu dizendo ainda: “Esta é, uma forma simples de prestarmos uma homenagem a pessoas que só praticaram o bem em suas vidas: dando seus honrosos nomes a logradouros públicos do nosso município. Nesse projeto, ruas do bairro Morada do Bosque. Devemos enaltecer as histórias aqui já vividas pelos nossos pioneiros e de suas famílias, que nos deram a honra e a confiança de permitir que esta homenagem seja feita”.
Ismael Cury – Professor universitário
Ismael Cury, natural de Mococa, estado de São Paulo, nasceu em 04 de novembro de 1934, era advogado, jornalista e técnico em transações imobiliárias.
Nos anos oitentas, visitou Rondônia e, depois de cuidadosa pesquisa, resolveu fixar-se em Cacoal, onde fundou a primeira escola privada do estado, a UNESC, hoje com sede em nossa cidade e duas outras unidades em Vilhena e Porto Velho, contribuindo assim para a formação intelectual e acadêmica de tantos jovens do nosso município, estado e país.
Além da tão relevante iniciativa na área do ensino, Ismael Cury contribuiu decisivamente para a criação da Comissão COPAHRC – Comissão Pró-Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal que, além de discutir e propor a execução de tais obras, desempenhou o papel de fiscalização até a conclusão.
Ismael Cury faleceu em 30 de maio de 2020, em Cacoal.
Gladys Castedo Quispe – Médica ginecologista.
Falecida em 12 de janeiro de 2021, era Médica e Professora.
Formada pela Universidad Mayor de San Simón, Bolívia, em 1985, especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital São Camilo de São Paulo.
Muito conhecida pelo trabalho no serviço público, é lembrada por várias mães, filhas e pacientes ao longo desses anos, pela sua atuação no Hospital Municipal Materno Infantil.
Criou fortes laços de amizade com a população Cacoalense e colegas de profissão, que se referem a ela com muito carinho e com a lembrança do amor à prática médica com o qual a Dra. Gladys sempre se dedicou.
Além da sua atuação como médica, também foi professora de Prática em Ginecologia e Obstetrícia na Faculdade de Medicina da FACIMED, onde compartilhou seus anos de experiência com os alunos.
Além de Cacoal, trabalhou também em municípios da região, como Pimenta Bueno, Castanheira, Rolim de Moura, entre outros.
Gladys Castedo Quispe, casada com Guillermo Valdiviezo Gutierrez, foi mãe de dois filhos, Maria Esther e Gabriel.
Morreu aos 67 anos fazendo o que mais gostava: cuidando do próximo.
Maria de Lourdes de Jesus Souza – Do Lar
Maria de Lourdes de Jesus Souza, natural de Riacho do Cedro, estado da Bahia, nasceu em 10 de outubro de 1943. Era mãe, dona de casa e chegou à cidade de Cacoal-RO em 1976.
Em busca de condições de uma vida melhor para a sua família e sabendo da divisão e entrega de terras ofertadas pelo INCRA naquela época, fixou residência nessa cidade, às margens da BR-364. Com lutas e sacrifícios, aqui criou seus nove filhos, sustentando-os através do trabalho como lavadeira de roupas e atendendo a caminhoneiros e viajantes que trafegavam por essa região. Com o asfaltamento da BR-364, a Senhora Maria de Lourdes e seus filhos passaram a atuar também na comercialização de gêneros alimentícios às margens dessa rodovia.
Religiosa, evangélica da Assembleia de Deus, templo sede, contribuiu de forma significativa para o bem comum da sociedade Cacoalense e sempre acreditou no futuro e no progresso da nossa cidade.
A Senhora Maria de Lourdes de Jesus, acreditando nessa terra, contribuiu de forma significativa com seu trabalho, sua força e sua coragem, comuns àqueles que em tempos remotos, aventurando-se por essa região e enfrentando imensas dificuldades encontradas, não desistiram de Cacoal.
Seus filhos aqui estudaram, formaram-se e muitos deles ainda residem em Cacoal e, com base nos ensinamentos e no exemplo que receberam da mãe, aqui trabalham e continuam acreditando no progresso contínuo de nossa cidade.
A senhora Maria de Lourdes faleceu e foi sepultada nessa cidade no dia 22 de setembro de 1999. Seus feitos jamais serão esquecidos.