SEGUNDA-FEIRA, 04/12/2023

MP abre inquérito civil para apurar se Pazuello cometeu improbidade administrativa

Procuradoria da República no Distrito Federal vai investigar suposta ilegalidade no uso de recursos para compra de medicamentos sem eficácia e omissão em relação a vacinas.

Publicado em 

MP abre inquérito civil para apurar se Pazuello cometeu improbidade administrativa - News Rondônia

A Procuradoria da República do Distrito Federal abriu inquérito civil para apurar se o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cometeu improbidade administrativa em relação a ações de combate à Covid-19.

MP abre inquérito civil para apurar se Pazuello cometeu improbidade administrativa - News Rondônia

O Ministério Público Federal vai investigar se houve

ilegalidade no uso de recursos para comprar medicamentos sem eficácia comprovada;

baixa execução orçamentária dos recursos no combate à Covid;

omissão de providências do ministério na compra de vacinas.

O inquérito aberto no âmbito da Procuradoria do Distrito Federal é de natureza civil, ou seja, pode levar a sanções como perda da função pública, suspensão de direitos políticos, ressarcimento aos cofres públicos, entre outras. Em outra frente, a penal, o ministro já é investigado em inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal.

Inquérito foi aberto pelo STF após pedido da Procuradoria-Geral da República. Segundo PGR, ministério soube de risco de colapso no Amazonas em dezembro, mas só enviou técnicos em janeiro.

Com base no inquérito, já se determinou a expedição de ofícios com pedidos de informação ao Conselho Federal de Medicina; ao Ministério da Saúde; ao Exército; aos laboratórios Merck e Pfizer; e ao Instituto Butantã.

De acordo com o MPF, a intenção é detalhar "aspectos relacionados aos fatos que já são objeto de outros procedimentos em tramitação nesta Procuradoria da República, que tratam de temáticas relativas à Covid-19" — há pelo menos outros quatro procedimentos abertos sobre o tema.

A decisão de instaurar a investigação é do último dia 19. No despacho, a procuradora da República Luciana Loureiro determinou uma série de ações. Sobre a produção e recomendação de remédios de tratamento precoce, são as seguintes medidas:

pedido de informações a ser feito via Procuradoria-Geral da República aos Comandos do Exército e Aeronáutica para que, em 15 dias, as Forças informem quais órgãos foram mobilizados e qual o montante total de recursos foram usados na produção, compra e distribuição de cloroquina, para atender ao Ministério da Saúde, no ano de 2020 até os dias de hoje;

pedido de informações ao Conselho Federal de Medicina para que, em 10 dias, manifeste sua posição sobre a utilização do aplicativo TrateCov, lançado pelo Ministério da Saúde, do ponto de vista da suposta violação da ética, da responsabilidade e autonomia médicas; se há estudos ou posição oficial do Conselho sobre a viabilidade, eficácia e segurança do tratamento precoce para a Covid-19;

pedido de informações ao secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, para que, no prazo de 15 dias, explique por que o ministério retirou do ar o aplicativo TrateCov. O aplicativo recomendava "tratamento precoce" contra a Covid-19;

informações ao Laboratório Merck, fabricante da ivermectina, para esclarecer em dez dias os termos de um comunicado divulgado no começo de fevereiro de 2021, que alertava para a ausência de base científica e evidências significativas de que o medicamento teria eficácia para pacientes com Covid-19. A intenção é saber se é a posição oficial da empresa sobre a

suposta inadequação (por ausência de eficácia e segurança) do uso da ivermectina para o tratamento da covid-19, indicando, preferencialmente, as fontes de convencimento de sua posição.

Em relação à negociação para a aquisição de vacinas, o MPF solicitou:

informações ao Ministério da Saúde, em 15 dias, sobre quais laboratórios farmacêuticos foram contatados pela pasta entre abril de 2020 e os dias de hoje para tratativas de compra de vacinas contra a Covid-19; quais vacinas contra a Covid-19 foram adquiridas até o presente momento; quanto de dinheiro foi aplicado até o momento na aquisição de vacinas contra a Covid-19; qual o montante de recursos empregados na aquisição dos kits de testes de Covid-19 tipo RT-PCR através da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), explicando sua suposta falta de compatibilidade com a rede de laboratórios do Sistema Único de Saúde (SUS).

informações ao Laboratório Pfizer, em 15 dias, para esclarecer quantas reuniões realizou com o Ministério da Saúde, seja com o ministro Pazuello diretamente ou com membros de sua equipe, para discutir propostas de compra e venda das vacinas contra a Covid-19 produzidas pela farmacêutica, em quais datas, e se houve formalização desses encontros; quais foram os motivos apresentados pelo Ministério da Saúde para recusar a aquisição das vacinas produzidas pela empresa; quais foram os preços e eventuais condições de venda (capacidade de oferta, prazos, requisitos e armazenamento, cláusulas comerciais) apresentados pela Pfizer ao Ministério da Saúde e se tais preços/condições estavam compatíveis com aqueles oferecidos a outros países;

informações ao Instituto Butantã e à Fiocruz, em 15 dias, sobre se a entidade fez contato ou foi procurada pelo Ministério da Saúde para tratar de financiamento, compra, venda, produção de vacinas contra a Covid-19, entre abril do ano passado e os dias de hoje; a quantidade de vacinas contra a Covid-19 produzidas pelo Instituto Butantã que foram negociadas até hoje com o Ministério da Saúde; e qual é a capacidade de produção de vacinas em 2021.

informações à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, sobre quais laboratórios farmacêuticos já pediram registro de vacinas contra a Covid-19.

O Ministério Público pretende ainda ouvir depoimentos, como testemunhas, dos presidentes do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. A intenção é ouvir ainda os ex-Ministros da Saúde, Nelson Teich e Luís Henrique Mandetta.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Assembleia Legislativa aprova mais de R$ 179 milhões em créditos adicionais para o Governo de RO

Recursos serão destinados para diversas pastas e serão usados, inclusive, para pagamento do piso salarial nacional da enfermagem.
L

Assembleia Legislativa de Rondônia terá dois representantes no Conselho Fiscal do Iperon

Eleições acontecem nos próximos dias 14 e 15 de dezembro.
L
Presidente da Câmara, Márcio Pacele, acompanha início histórico da pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Presidente da Câmara, Márcio Pacele, acompanha início histórico da pavimentação em Vista Alegre do Abunã

A pavimentação asfáltica de cerca de cinco quilômetros de ruas, cuja ordem de serviço foi assinada em julho, teve início com os serviços de terraplanagem realizados pela SEMAGRIC e SMD, e agora a SEMOB dará continuidade aos trabalhos.
L
Brasil e Alemanha assinam acordos em áreas como energia e inovação

Brasil e Alemanha assinam acordos em áreas como energia e inovação

Países ainda fizeram parceria relacionada ao combate a desinformação.
L
Vereador Márcio Pacele Reivindica Implantação de Base do SAMU e Sala de Estabilização em Vista Alegre do Abunã

Vereador Márcio Pacele Reivindica Implantação de Base do SAMU e Sala de Estabilização em Vista Alegre do Abunã

Solicitação visa melhorar o atendimento de urgência e estabilização de pacientes no distrito, promovendo saúde com qualidade e humanização.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

AMACC promove ações de final de ano para a comunidade do Cristal da Calama

A presidente Dulia Passos fala sobre os cursos profissionalizantes, o culto de ação de graças, a caldeirada de tambaqui e o projeto Crianças para o Futuro 2024.
L

Na COP28, Txai Suruí destaca à experiência do seu povo na promoção da sustentabilidade

Em Dubai, presença da ativista rondoniense tem sido uma das mais concorridas para os eventos do Brasil na Cop.
L
Rondônia passa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional

Rondônia passa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional

Os atendimentos de cadastro e confecção da nova CIN serão feitos de forma presencial.
L

No primeiro domingo de dezembro, o Rondôncap sorteia 150 mil reais em prêmios

A edição 174 do dia 03-12 teve vários ganhadores, em destaque uma sortuda de Porto Velho que faturou o Jeep Renegade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Primeira convocação de estudantes selecionados em processo seletivo de estágio é realizada pelo Detran

Os estudantes do ensino médio selecionados vão receber orientações quanto ao envio da documentação e a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio do IEL/RO
L

DNIT Lança edital de concurso com 100 vagas de nível superior e salários de até R$12 mil

Oportunidades em diversas áreas com inscrições abertas até dezembro; Tem vagas para Rondônia.
L

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para contratação de estagiários do Detran

As informações sobre o processo seletivo de estagiários do Detran/RO serão prestadas pelo IEL/RO
L
Mais de 2.400 vagas de emprego são ofertadas pelo “Geração Emprego” nesta semana, em Rondônia

Mais de 2.400 vagas de emprego são ofertadas pelo “Geração Emprego” nesta semana, em Rondônia

Além das vagas de trabalho disponíveis, ainda é possível ter acesso a orientações como elaborar um currículo atrativo e participar de capacitações gratuitas
L

Rondônia na Rota do Progresso: o concurso nacional unificado abre novas perspectivas

Oportunidades ampliadas com 6.640 vagas no Concurso Unificado, incluindo possibilidades em Rondônia.
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

POLÍTICA

Lula chega a Berlim, onde reforça acordos em diversos setores

Lula chega a Berlim, onde reforça acordos em diversos setores

Presidente do Brasil passa três dias na Alemanha.
L
Cláudia de Jesus demonstra preocupação com suposto desvio de recursos na obra do Hospital Heuro

Cláudia de Jesus demonstra preocupação com suposto desvio de recursos na obra do Hospital Heuro

Parlamentar requer ao governo esclarecimentos urgentes diante das graves alegações.
L
Ministra Marina Silva - Nazareno

Ministra Marina Silva – Nazareno

De vilão do clima mundial, o Brasil hoje se apresenta como a salvação da Humanidade e nossa Amazônia com sua ainda rica e exuberante floresta não pode vacilar.
L

Na COP28, Wilson Lima muda discurso afirmando que o amazonas vai reduzir em zero o desmatamento

Internautas descreditam fala e dizem que Lima foi fazer teatro.
L

Após pedido da Deputada Estadual Dra. Taissa Sousa, DNIT inicia revitalização da ponte do rio Araras

Estrutura estava causando risco a população que realizava travessia pelo local
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Ônibus arrasta carro de aplicativo e deixa ocupantes presos as ferragens em Porto Velho

URGENTE: Ônibus arrasta carro de aplicativo e deixa ocupantes presos as ferragens em Porto Velho

Ônibus seguia pela Avenida 7 de Setembro, quando o carro de aplicativo com motorista e passageira invadiu a preferencial, foi batido e arrastado por vários metros, deixando as vítimas presas as ferragens.
14

4 de dezembro: Edevaldo Neves parabeniza policiais penais de Rondônia no dia da categoria

“São homens e mulheres dedicados, que exercem suas funções com coragem e comprometimento”, destaca.
L
Em São Miguel do Guaporé, PRF apreende skunk e detém suspeitos

Em São Miguel do Guaporé, PRF apreende skunk e detém suspeitos

O suspeitos foram contratados para transportar a droga de Costa Marques para São Miguel do Guaporé.
10
Motoboy é socorrido após bater na traseira de carro na Imigrantes

Motoboy é socorrido após bater na traseira de carro na Imigrantes

De acordo com testemunhas, um carro modelo Tiguan seguia a frente do motoboy, quando parou no semáforo fechado, momento que a vítima bateu com força na traseira do veículo.
16
Discussão de casal em Chupinguaia resulta na prisão de foragido da Justiça de Porto Velho

Discussão de casal em Chupinguaia resulta na prisão de foragido da Justiça de Porto Velho

O suspeito preso foi trazido para Vilhena e apresentada na Casa de Detenção.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TSE debaterá regulamentação da IA para eleições de 2024

TSE debaterá regulamentação da IA para eleições de 2024

Questão será discutida ao longo do primeiro trimestre.
L

Recebimento da Licença Ambiental: NORTE AGUA DISTRIBUIÇÃO E SERVIÇOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL MEDIO PORTE Nº 04 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: NORTE AGUA DISTRIBUICAO E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA LAS
L
João Chianca está bem após acidente na praia de Pipeline

João Chianca está bem após acidente na praia de Pipeline

Surfista ficou inconsciente após sofrer queda de uma onda.
L
Mercosul Social: movimentos defendem integração entre os povos

Mercosul Social: movimentos defendem integração entre os povos

Ativistas se reúnem no Rio de Janeiro para propor políticas públicas.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CMA CENTRO MEDICO ANESTESIOLOGICO DE RONDONIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LO N° 326 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: CLIAN CLINICA DE ANESTESIOLOGIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE N° 55 SOL/DLA
L
Ministério faz levantamento sobre adolescentes privados de liberdade

Ministério faz levantamento sobre adolescentes privados de liberdade

Dados nacionais não eram reunidos há seis anos.
L

Recebimento da Licença Ambiental: RONMED SERVICOS MEDICOS DE RONDONIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE Nº 119 SOL/DLA
L