SÁBADO, 12/07/2025
Publicidade

Em reunião com Dr Neidson na ALE, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

O deputado Dr. Neidson (PMN) conduziu os trabalhos, ao lado do deputado Chiquinho da Emater (PSB).

Publicado em 

Em reunião com Dr Neidson na ALE, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR - News Rondônia

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (29), no plenarinho 01, audiência de instrução legislativa para ouvir representantes do Governo e servidores da saúde do Estado. Na pauta, o andamento dos estudos para a construção do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria.

Em reunião com Dr Neidson na ALE, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR - News Rondônia

O deputado Dr. Neidson (PMN) conduziu os trabalhos, ao lado do deputado Chiquinho da Emater (PSB). O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, o secretário de Finanças, Luiz Fernando, e com o chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, participaram do encontro, que contou com a presença de diversos sindicatos ligados à área da saúde.

"Em janeiro desse ano, o Governo se comprometeu, numa audiência aqui nesta Casa de Leis, que iria fazer o estudo do PCCR até este mês de setembro. Como ainda não foram concluídos os trabalhos, os servidores da Saúde querem uma resposta e estão cobrando uma posição do Executivo. Em razão disso, agendamos essa reunião para os devidos esclarecimentos", explicou Neidson.

Chiquinho da Emater agradeceu a todos os servidores da saúde, pela dedicação ao trabalho, mesmo com as dificuldades, especialmente durante a pandemia. "Cuidaram e estão cuidando muito bem das pessoas e manifesto o meu agradecimento, em nome do povo de Rondônia. Contem com o meu apoio, no que for preciso e no que estiver ao meu alcance", disse.

Sindicatos cobram

A presidente do Sindsaúde, Celia Campos, disse que "requeremos esse encontro, pois foi nessa Comissão que se iniciou essa negociação com o Governo, para o nosso PCCR. Nós pedimos essa reunião, pois tínhamos um prazo, que era até 01/09 para a conclusão do estudo do nosso plano. A categoria nos cobra diariamente e precisamos de um posicionamento definitivo para os trabalhadores. Ainda não foi encaminhado para esta Casa o nosso PCCR e precisamos de uma resposta. O ano está findando e a nossa preocupação é de que seja deixado para o ano que vem. Queremos uma garantia da votação ainda nesse ano".

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Charles Alves, acrescento que "há uma pressão da categoria. Esse trabalho do PCCR é importante, mas o trabalhador, os profissionais da saúde têm responsabilidades e querem uma resposta imediata do Governo, na questão salarial. O Estado poderia elaborar uma tabela inicial, com o escalonamento, que fosse aprovada nesta Casa e o servidor ter um rendimento digno. É triste, é vergonhosa a situação hoje dos profissionais de saúde".

Para a presidente do Sindicato dos Médicos, Flávia Lenzi, a demora do Governo em encaminhar o PCCR gera desconfiança entre os servidores. "Tivemos vários encontros na pandemia e nos disseram que 'estava tudo ok', tudo andando normalmente. Agora, nos dizem que os prazos não serão cumpridos. Nós confiamos e a classe oprimida da saúde não pode mais esperar. A promessa é de que em dezembro o PCCR estaria votado", relatou.

Membro do Sindsaúde, Jeová Gomes declarou que "a gente ficou esse tempo todo falando com os servidores, informando que o PCCR estava andando, dando uma esperança para a categoria de que teria ganhos. O Governo informava que estava tudo sendo conduzido normalmente, mas somos surpreendidos de que o prazo acordado com a categoria não será cumprido. Aos trancos e barrancos, estamos tentando cumprir com o que foi acordado. Esperamos que o Governo faça o mesmo". De acordo com os sindicalistas, os servidores da saúde estão muito descontentes, querem providências, pois estão na linha de frente dessa guerra contra a covid-19. Muitos aguardam concursos no Amazonas e no Acre, onde a remuneração para o mesmo cargo, é o dobro do salário pago em Rondônia.

O que diz o Governo

O Governo alega que a pandemia acabou atrasando o trabalho da empresa contratada para a formatação do PCCR da saúde. "Estamos buscando concluir esse PCCR histórico. É uma determinação do nosso Governo e queremos fazer bem feito. A empresa contratada pediu a dilação de prazo, mas o Governo não deixou de acompanhar e de atuar. Estamos do mesmo lado, temos o compromisso de resolver e vamos seguir dialogando", observou Junior Gonçalves.

O chefe da Casa Civil explicou que, em janeiro, quando foi feito o acordo com os sindicatos, a realidade era uma. "Mas, veio a pandemia e a situação mudou, isso acabou atrasando. O PCCR está sendo construído e vai ser entregue. Nós queremos trabalhar de forma transparente e por isso estamos sempre nos reunindo. Mas, essa mudança de cenário acabou implicando em dificuldades e o Governo não está enrolando, mas as mudanças afetaram o cronograma e não há nada fora de controle. Pelo contrário, queremos fazer um plano com muito cuidado e zelo, pois ele é importante", garantiu.

Junior Gonçalves pediu a compreensão de todos, para que levem em consideração a mudança de cenário. "Vamos cumprir a palavra, mas não temos condições de controlar uma pandemia. A empresa continuou trabalhando, para não atrasar muito a elaboração do PCCR".

O secretário da Sefin pontuou que "as coisas estão andando sim! O processo envolve diálogo, envolve sensibilidade. Houve fatos novos com a pandemia. A lei complementar 173, do Governo Federal, impede a concessão de reajuste até o final de 2021. Portanto, essa situação só iria poder ser efetivada(implantado PCCR de fato) em 2022".

Fernando Máximo também reforçou os efeitos da pandemia, como um obstáculo a mais na construção do PCCR. "A empresa contratada para fazer o PCCR teve problemas e não conseguiu concluir o trabalho de elaboração do plano. Tivemos uma reunião com os sindicatos, no início desse mês e mostramos a situação em detalhes. Novo encontro está programado para o próximo dia 06".

Em seguida, a Sesau apresentou um vídeo com o cronograma da elaboração do PCCR, com as interrupções ocasionadas pela pandemia e as novas datas previstas.

 

Eranildo Costa Luna-ALE/RO Foto: Assessoria

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo edita MP com teto para subsídios e corte de “jabutis”

Medida provisória fixa limite para encargos na conta de luz, ajusta contratação de térmicas e PCHs, e muda regras do setor de gás
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L
Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Copa do Mundo de Várzea de Rondônia, idealizada por Edevaldo Neves, promete R$ 57 mil em prêmios e mobiliza comunidades em todo o estado.
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L

Comunidade Terapêutica em Presidente Médici recebe R$ 100 mil por meio de emenda da deputada Sílvia Cristina

Instituição que acolhe mulheres com dependência química é administrada pelas Irmãs da Copiosa Redenção e atua na recuperação e reintegração social.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Professor Allysson Viana

Professor Allysson Viana é o convidado do programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta, dia 11, às 18h.
L

Povoado Nerd | Entrevista Yarley Luam

Prepare-se para conhecer a jornada inspiradora de Yarley, desde os primeiros treinos até as conquistas no tatame. Vamos conversar sobre disciplina, rotina de treinos, desafios em competições e dicas para quem quer ingressar no mundo das artes marciais.
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L
Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Transporte aeromédico, produção de café robusta, combate às queimadas e ampliação hospitalar marcam a semana em Rondônia
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Convocados têm até o dia 7 de agosto para apresentar documentação por meio eletrônico
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para Castanheiras e reforça apoio ao produtor rural

Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para Castanheiras e reforça apoio ao produtor rural

Deputado estadual Pedro Fernandes atende pedido de lideranças locais e destina equipamentos para impulsionar a agricultura em Castanheiras.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com fortalecimento institucional em visita ao MPRO

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com fortalecimento institucional em visita ao MPRO

Em encontro com procuradores, deputado destaca diálogo entre Poderes para aprimorar políticas públicas e garantir direitos
L
Dr. Fernando Máximo comemora aprovação de projeto que inclui estudo do autismo na formação de professores

Dr. Fernando Máximo comemora aprovação de projeto que inclui estudo do autismo na formação de professores

PL de Dr. Fernando Máximo torna obrigatório o ensino de características do TEA e metodologias específicas na formação inicial de docentes.
L

Governo Marcos Rocha e Elias Rezende entregam novo escritório da Emater em Alta Floresta d’Oeste

Investimento de R$ 1,6 milhão fortalece agricultura familiar e garante apoio técnico a produtores da região da Zona da Mata.
L

Rondônia apoia PEC das prerrogativas estaduais e se destaca entre os primeiros estados a formalizar resolução, afirma Ismael Crispin

Deputado apresenta avanços durante reunião da Unale e destaca protagonismo da Assembleia Legislativa de Rondônia no fortalecimento do pacto federativo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é preso após roubo de celular na capital

Apenado monitorado é preso após roubo de celular na capital

Em consulta ao sistema, os policiais constataram que a motocicleta utilizada era roubada.
10

Em artigo divulgado em nove países, Lula discute o multilateralismo e a polêmica opção de socorrer super-ricos às custas dos cidadãos comuns

“O estrangulamento da capacidade de ação do Estado redundou no descrédito das instituições. A insatisfação tornou-se terreno fértil para as narrativas extremistas que ameaçam a democracia e fomentam o ódio como projeto político”.
L
Jovem é atacado a tiros enquanto pintava portão de residência na zona leste

Jovem é atacado a tiros enquanto pintava portão de residência na zona leste

Vítima de 22 anos foi atingida nas pernas; criminosos fugiram de bicicleta após o ataque.
12
Jovem morre afogado em balneário na capital

Jovem morre afogado em balneário na capital

Tragédia ocorreu nesta sexta-feira (11); Corpo de Bombeiros localizou o corpo após buscas na área rural da capital
18

VÍDEO: Casal é flagrado furtando moto de trabalhador perto do Shopping em Porto Velho

Um casal criminoso foi filmado nesta sexta-feira (11), furtando uma moto no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, próximo ao Porto Velho Shopping na capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Governo de Rondônia investe em estrutura moderna para fortalecer assistência técnica, valorizar servidores e impulsionar produção rural
L
Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Ação do governo estadual leva enxovais a 20 gestantes na Ponta do Abunã e reforça proteção à primeira infância em Rondônia
L
Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Operação coordenada pela Sema reúne órgãos municipais e federais para proteger patrimônio ambiental na zona Sul da cidade
L
Léo Lins traz show "Enterrado Vivo" a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Léo Lins traz show “Enterrado Vivo” a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Apresentação será no Teatro Palácio das Artes e contará com ação social para arrecadação de alimentos destinados ao NACC.
L
Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Estado superou a média nacional no índice de alfabetização e consolidou-se como referência na educação básica, com destaque para atuação estratégica do Tribunal de Contas.
L
TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

Obra esperada há mais de 20 anos vai revitalizar 15 enfermarias e 33 leitos; Tribunal de Contas acompanha execução para garantir eficiência.
L
Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Restituição será feita diretamente na conta do beneficiário; valores referem-se a cobranças entre março de 2020 e março de 2025
L
F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

Maior competição de futsal de Rondônia reúne 79 equipes de 12 municípios e é promovida pela Prefeitura de Jaru.
L
Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

O Ministério da Educação tem boas expectativas para a primeira edição da Prova Nacional Docente, que poderá ser utilizada em concursos e seleções para o magistério público em 2026.
L
PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um homem de 60 anos com um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) falsificado durante uma fiscalização na BR-364, em Ariquemes.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.