O deputado Eyder Brasil (PSL), líder do Governo na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) anunciou ontém (12), durante sessão, que destinou meio milhão de reais em emendas para contribuir com a resolução do impasse dos servidores dos agentes penitenciários que deflagraram greve a partir dessa terça-feira. Ele também, ao seu modo, rebateu a fala do deputado, Jair Montes (PTC), logo nas breves comunicações.
“Quero agradecer a Deus pela oportunidade e o livramento de conhecer o sistema [penitenciário] somente pelo lado de fora. E que Deus possa me permitir dar esse livramento por realmente continuar conhecendo as dores dos agentes penitenciários como servidores públicos. Eles são bravos guerreiros, bravos servidores, e que trabalham em um serviço onde poucos gostariam de trabalhar”, rebateu sem mencionar Montes.
Antes do discurso do líder, Eyder Brasil, o deputado Jair Montes se autoproclamou “Pai dos servidores” e com um discurso tendenciosamente midiático disse que “eu sou o único deputado, com certeza, que conhece o sistema por dentro e por fora. Eu posso falar, com autoridade, do sistema prisional”.
Vale lembrar que Jair Montes já foi preso na “Operação Apocalipse” da Polícia Civil através da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).
Ainda usando da palavra, Eyder Brasil disse que destinou R$ 500 mil reais em emenda parlamentar para os agentes penitenciários, verba que ajudariam na solução do problema da categoria. “Vir aqui esbravejar é muito fácil. Mais, vamos pra prática, vamos destinar verbas”, disparou Brasil.
Por fim, o parlamentar assegurou o papel do legislativo e salientou que apoia os agentes penitenciários. “Essa casa não pode resolver os problemas do executivo ou de quem quer que seja. Nós temos a missão de legislar e fiscalizar o executivo, contudo, se cada um que vier aqui na tribuna tirasse uma parte de suas emendas, resolveríamos mais fácil toda essa problemática. Não fui eleito pela classe dos agentes penitenciários, mais me compadeço das dores vividas por vocês”, finalizou.