Com a democracia, a sociedade passou a ter um enorme poder quanto à escolha de seus líderes. Mas, sendo assim, por que ainda não nos sentimos realmente representados? Em outras palavras, por que ainda se vota tão mal? Talvez uma boa resposta seja: pouca educação política.
E é justamente do campo da Educação, área extremamente importante para o amadurecimento da democracia brasileira, que surge uma nova pré-candidatura a Deputado Estadual de Rondônia: Prof. José Dettoni.
Formado em Filosofia e Direito, Especialista em Orientação Educacional, Mestre em Filosofia Social e Doutor em Educação, Professor Dettoni atua na Educação Universitária há mais de 40 anos e, por seus serviços prestados à sociedade, foi reconhecido com o título de Cidadão Honorário de Porto Velho.
Dettoni foi o primeiro Reitor eleito da Universidade Federal de Rondônia. Nessa função, consolidou os campi do interior de Rondônia, destinando vagas de professores para cada campus. Foi assim que Vilhena, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná e Guajará-Mirim se consolidaram como Universidade Federal. Foi o Reitor Dettoni que iniciou também o primeiro curso de Mestrado na instituição.
Pioneiro em diversas áreas da Educação Superior em Rondônia, Prof. Dettoni foi ainda o primeiro coordenador do Curso de Direito, tanto da Unir, quando da Faculdade São Lucas, posteriormente.No Centro Universitário São Lucas, foi Diretor Acadêmico por doze anos e agora é seu Chanceler.
Poliglota, comunica-se em sete idiomas; e já escreveu 15 livros, dos quais quatro sobre Educação. Um deles se intitula O Voto: não compre, não venda. Sobre seu conteúdo, Prof. José Dettoni destaca que“o voto não é mercadoria que se possa comprar e vender. Transformar o voto em mercadoria que se compra e se vende é corrompê-lo; voto comprado ou vendido é voto corrompido. Tanto quem compra quanto quem vende voto é corrupto. A grande corrupção no Brasil é a soma das pequenas corrupções feitas por quem compra ou vende voto. Os políticos não caem do céu nem vêm do inferno, são eleitos pelo povo”.
Prof. Dettoni é pré-candidato a Deputado Estadual pelo PSB e tem como lema: SERVIR RONDÔNIA.“Ser político é dedicar-se ao bem comum. Usar o bem comum em proveito próprio é ser corrupto, ladrão do povo, traidor”.
O Prof. José Dettoni resume sua visão de política de forma simples, mas forte, numa pequena estrofe, de quatro versos, que está no seu livro O VOTO, assim:
“Se é pra servir,
A política é santa;
Se é pra roubar,
Até o diabo se espanta”.