A Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), realizou nesta quarta-feira, 15 de janeiro, a Operação Duo, voltada ao enfrentamento da mineração ilegal e à retirada de garimpeiros do Garimpo Lajes, situado na Reserva Indígena Roosevelt, em Espigão do Oeste/RO, além de intervenções no Rio Capitão Cardoso, na divisa entre Rondônia e Mato Grosso.
A ação priorizou a interrupção das atividades clandestinas e a inutilização de maquinário empregado na exploração mineral, com o objetivo de prevenir a reincidência desse tipo de prática na região. Durante a operação, foram inutilizados quatro motores, um gerador, dois acampamentos e uma pá escavadeira.
A Polícia Federal monitora de forma constante as áreas afetadas pela extração ilegal de minerais e pretende reforçar as fiscalizações para proteger o meio ambiente e garantir a preservação dos territórios indígenas, que sofrem impactos significativos devido à exploração predatória.
Os envolvidos poderão ser responsabilizados por crimes de exploração mineral ilegal, danos ambientais e, dependendo das evidências apuradas, também poderão responder por associação criminosa ou organização criminosa.