QUINTA-FEIRA, 17/07/2025

Policiais penais concluem curso de formação voltado para a criação do Gape de Guajará-Mirim

O curso teve início no último dia 16.

Publicado em 

Policiais penais concluem curso de formação voltado para a criação do Gape de Guajará-Mirim - News Rondônia

Com o objetivo de implantar o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) na comarca de Guajará-Mirim, o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep) da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), realizou, na terça-feira (24), o encerramento do curso de Incursão em Ambiente Prisional II CIAP, no município. O curso teve início no último dia 16.

O planejamento do curso iniciou ainda em 2019, após análise da Gerência Regional I, que viu a necessidade de uma equipe do Gape na comarca, até então atendida pela equipe de Porto Velho, porém, a logística impossibilitava uma ação célere caso houvesse a necessidade. Os profissionais do Gape são capacitados para atuarem e intervirem em situações de motins e rebeliões dentro das unidades prisionais do Estado, restabelecendo a ordem e a segurança, com uma ação rápida e idônea.

Policiais penais concluem curso de formação voltado para a criação do Gape de Guajará-Mirim - News Rondônia

A seleção para o curso ocorreu por teste de aptidão física (TAF), realizado nos dias 28 e 29 de Julho. No total, 42 policiais penais, sendo 35 do sexo masculino e sete do sexo feminino, foram aprovados e iniciaram a capacitação. Desses, 36 concluíram o curso e foram certificados. Durante 9 dias, os policiais penais ficaram em regime de internato, recebendo treinamentos nos 3 turnos, incluindo também as madrugadas.

DISCIPLINAS

O objetivo do Sejus é capacitar todos os Policiais Penais do Estado com o treinamento a nível Gape, pois o curso de Incursão em Ambiente Prisional aprimora, de forma eficaz, com aulas teóricas e práticas, o físico, técnico e psicológico dos servidores. Para isso, foram selecionadas minuciosamente as seguintes disciplinas:

– Legislação;
– Procedimentos de revista e algemamento;
– Escolta;
– Bastão;
– Tonfa PR-24;
– Gerenciamento de crise;
– Instrumentos de menor potencial ofensivo;
– Armamento e tiro;
– Imobilizações táticas;
– Intervenção prisional.

As aulas foram ministradas por servidores da própria secretaria selecionados por meio de processo seletivo para credenciamento de docentes. O curso contou ainda com três disciplinas extras:

– Instrução de Abordagem Policial – ministrada pela Policia Militar
– Sobrevivência Policial – ministrada pela Policia Civil
– Intervenção Tática – ministrada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

ALUNOS DESTAQUES

O corpo docente da Esep selecionou cinco alunos que se destacaram durante o curso. Samuel Cordeiro de Lima, de 60 anos, concluiu o curso muito emocionado e agradeceu a capacitação e aprendizagem. “Me superei de todas as maneiras e a forma que a Esep, os instrutores, coordenaria e até os colegas direcionaram o curso, foi meu combustível para chegar até aqui”, disse.

Maicon Uelquer Silva Freire, Cleidaiane Barbosa da Silva e Marcus Vinicius Falcão Regis de Moura também foram escolhidos como destaques. “Eles incorporaram o espírito guerreiro e atuaram com comprometimento e disciplina às atividades propostas”, disse a diretora da Esesp, Ana Cláudia Serafim.

Cleidaiane, além de destaque, foi uma das seis servidoras que se formaram. “Participar do curso é de suma importância, pois é uma qualificação para o servidor desenvolver suas atividades dentro das unidades prisionais, nos tornando tecnicamente e emocionalmente preparados para lidar com situações de crise”.

A policial penal ainda ressaltou a importância da inserção das mulheres em treinamentos com atividades físicas elevadas. “O nível de dificuldade do curso é altíssimo e disputar de igual para igual com o sexo masculino nos torna guerreiras. A graduação é uma honra, além de deixar claro que as mulheres podem estar no mesmo nível de qualificação dos homens ”, frisou.

O quinto aluno selecionado foi Franciales Cardoso dos Santos. O policial penal se destacou pelo seu espírito de liderança, proatividade e companheirismo, sendo selecionado pela equipe 01 do grupo.

AGRADECIMENTOS

A Sejus agrade o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento Penitenciário Nacional (Depen), pela parceria e prestatividade em compartilhar seus conhecimentos. Agradecemos também ao 6º Batalhão de Infantaria de Selva, comandado pelo Tenente Coronel Leriche Albuquerque Barros, que prestou todo o apoio na logística para a realização do curso.

Na ocasião, estiveram presentes o tenente Felix, representando a major PM do 6º BPM de Guajará-Mirim, Michelly da Silva Mendes, o diretor da Penitenciária Federal de Porto Velho, Leonardo Rosa Maia, o gerente de Patrimônio e Logística da Sejus, Elissandro Aguiar, o tenente-coronel da Base de Instrução Príncipe da Beira, Leriche Albuquerque Barros, o gerente regional Valdomiro Silvino de Melo, representando o secretário de Justiça Marcus Rito, e a diretora da Esep, Ana Cláudia Serafim, que na oportunidade agradeceu ao secretário todo o apoio prestado as iniciativas da Escola em busca da capacitação dos servidores do sistema prisional do Estado.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Câmera flagra quadrilha invadindo loja Gazin e furtando TV's em Porto Velho

Câmera flagra quadrilha invadindo loja Gazin e furtando TV’s em Porto Velho

Na gravação é possível ver pelo menos seis criminosos arrombando a grade de proteção na frente do estabelecimento comercial e invadindo a loja, depois o bando foge com duas TVs após o alarme disparar.
12
Casal fica ferido em acidente de trânsito na zona leste de Porto Velho

Casal fica ferido em acidente de trânsito na zona leste de Porto Velho

Colisão entre moto e carro deixa vítimas na Avenida Mamoré, bairro Esperança da Comunidade.
16
Polícia Civil de Rondônia incinera grande quantidade de entorpecentes

Polícia Civil de Rondônia incinera grande quantidade de entorpecentes

Ação do DENARC em Porto Velho contou com a presença do Ministério Público, reforçando o combate ao tráfico de drogas no estado.
10
Concurso da Polícia Civil de Rondônia é prorrogado por dois anos e garante reforço à segurança pública

Concurso da Polícia Civil de Rondônia é prorrogado por dois anos e garante reforço à segurança pública

A prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia reforça a segurança pública e assegura futuras convocações até 2028.
L
Suspeito de fazer furto na Gazin é preso em mocó na zona leste

Suspeito de fazer furto na Gazin é preso em mocó na zona leste

O suspeito de furto na Gazin confessou o crime e foi preso nesta quinta-feira (17) em uma casa abandonada na zona Leste de Porto Velho.
10
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCast | Entrevista Amarildo Ferreira Barros, da Unidade Frei Damião

Nesta quinta-feira, dia 17 de julho, às 18h, o Falaê Podcast recebe Amarildo Ferreira Barros, da Unidade Frei Damião.
L

Quando empreender tem cheiro de bolo quente: Michela Barros é a entrevistada do Agenda News

Nesta quinta-feira, 17 de julho, às 17h, o Agenda News recebe Michela Barros, franqueada da Fábrica de Bolo Vó Alzira, para um bate-papo especial sobre empreendedorismo, sabor e afeto. Michela comanda duas unidades da franquia em Porto Velho — uma no bairro Olaria e outra na Zona Sul — levando aos clientes mais de 50 sabores que conquistam pelo aroma e pela qualidade.
L

Giro News | Entrevista José Rafael Lopes

Nesta quinta-feira (17), às 16h, o Giro News recebe José Rafael Lopes, gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, para falar sobre a 3ª edição do Workshop Potencial da Inovação na Indústria, que será realizado no dia 30 de julho, no Salão de Convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho.
L
Lula anuncia taxação de Big Techs Americanas em resposta a Tarifas de Trump

Lula anuncia taxação de Big Techs Americanas em resposta a Tarifas de Trump

Presidente defende soberania brasileira e sinaliza Lei de Reciprocidade Econômica diante da imposição de taxas de 50% sobre produtos do Brasil.
L

Marronzinho leva mensagem pela Amazônia preservada ao Flor do Maracujá 2025

Com tema “Mo’â – Amazônia Preservada”, Boi-Bumbá Marronzinho destaca consciência ambiental no tradicional Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Dr. Fernando Máximo volta a cobrar criação da Comissão da PEC 47/2023

Dr. Fernando Máximo volta a cobrar criação da Comissão da PEC 47/2023

Deputado de Rondônia pressiona a Câmara dos Deputados pela instalação da comissão especial que vai analisar a PEC sobre servidores dos ex-territórios.
L
Pesquisadores e Povos da Floresta pedem veto ao "PL da Devastação"

Pesquisadores e Povos da Floresta pedem veto ao “PL da Devastação”

Após aprovação na Câmara, organizações e cientistas alertam para “maior retrocesso ambiental em décadas” e risco de colapso de biomas brasileiros.
L
Ivaneide Cardozo da Kanindé critica a aprovação do PL da devastação

Ivaneide Cardozo da Kanindé critica a aprovação do PL da devastação

“O projeto desmonta o licenciamento ambiental, o principal instrumento de controle dos impactos de grandes empreendimentos, e representa o maior retrocesso ambiental das últimas décadas no país”.
L

Quatro dos oito deputados federais de Rondônia votaram a favor do “PL da Devastação”, que fragiliza a legislação ambiental

Ministra Marina Silva critica projeto e afirma que aprovação representa “um abismo” para o país; ambientalistas temem retrocessos na proteção da Amazônia.
L
Câmara aprova PL que simplifica Licenciamento Ambiental

Câmara aprova PL que simplifica Licenciamento Ambiental

Projeto criticado por ambientalistas, que o chamam de “PL da Devastação”, segue para sanção presidencial, alterando regras e prazos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente grave deixa mãe e filho em estado gravíssimo, em Porto Velho

VÍDEO: Acidente grave deixa mãe e filho em estado gravíssimo, em Porto Velho

Colisão entre moto e carro ocorreu nas ruas João Goulart e Raimundo Cantuária.
16
Foragido por homicídio no Pará é preso em Cacoal, Rondônia

Foragido por homicídio no Pará é preso em Cacoal, Rondônia

Ação conjunta da Polícia Civil resulta na captura de indivíduo procurado por homicídio qualificado.
12
Homem é preso com moto clonada comprada pela internet, em Porto Velho

Homem é preso com moto clonada comprada pela internet, em Porto Velho

Polícia Militar prende suspeito na Avenida Imigrantes com veículo adulterado.
14
Mãe denuncia professor de Escola Militar por abuso contra filho Autista em Porto Velho

Mãe denuncia professor de Escola Militar por abuso contra filho Autista em Porto Velho

Caso de abuso veio à tona após mãe ter acesso ao celular do filho, revelando relações entre aluno de 13 anos e professor da Escola Cívico Militar Professor Daniel Neri da Silva.
16
Lojas Gazin é alvo de furto durante madrugada em Porto Velho

Lojas Gazin é alvo de furto durante madrugada em Porto Velho

Bandidos arrombam unidade da Gazin na zona leste e levam televisores.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia lança edital para distribuir 2 mil kits de EPIs a catadores de recicláveis

Governo de Rondônia lança edital para distribuir 2 mil kits de EPIs a catadores de recicláveis

Ação faz parte do projeto Rondônia Recicla e garante mais segurança, dignidade e valorização aos catadores de materiais recicláveis no estado.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza obra de drenagem de 500 metros na avenida Raimundo Cantuária

Prefeitura de Porto Velho realiza obra de drenagem de 500 metros na avenida Raimundo Cantuária

Trecho de 500 metros recebe nova tubulação para evitar alagamentos; obra na Raimundo Cantuária integra ações do programa Tchau Poeira.
L
Prazo para transferir saldo do ComCard para Bipay em Porto Velho termina dia 25 de julho

Prazo para transferir saldo do ComCard para Bipay em Porto Velho termina dia 25 de julho

Usuários do transporte coletivo têm até 25 de julho para transferir crédito do ComCard para o Bipay; após essa data, repasse será mais complexo.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): CHECKUP MEDICA LTDA

Licença Ambiental SIMPLIFICADA.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): Larissa M. dos S. de Souza

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Recebimento de Licença Ambiental (LAO): AUTO POSTO E CONVENIÊNCIA OLARIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO.
L

Recebimento de Licença Ambiental (LI): TRR ESTRELA LTDA

Licença Ambiental de Instalação – LAI.
L
Entenda as novas alíquotas do IOF após decisão de Ministro do STF

Entenda as novas alíquotas do IOF após decisão de Ministro do STF

Com a reversão de Alexandre de Moraes, câmbio, crédito empresarial e previdência privada VGBL para ricos voltam a ser mais tributados.
L
Marina Silva: “PL da Devastação” é um tiro no pé do Agronegócio

Marina Silva: “PL da Devastação” é um tiro no pé do Agronegócio

Ministra do Meio Ambiente critica projeto que simplifica licenciamento, alertando para prejuízos climáticos e comerciais ao Brasil.
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LAO): COMÉRCIO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO ZONA SUL LTDA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.