Um homem identificado como Rui dos Santos Barbosa, 74 anos, foi executado com vários tiros de espingarda no final da manhã desta quinta-feira (17), após uma briga com um indivíduo conhecido na região como Almir, que tem a fama de invadir terras na região conhecido como Ramal Santo Expedito, há cerca de 10 quilômetros às margens direita do KM 17 da BR-319, sentido Humaitá/AM.
De acordo com informações preliminares, a vítima estava conduzindo sua caminhonete modelo D20 na companhia de sua esposa quando percebeu o criminoso na companhia de outras pessoas roçando uma área que pertence a vítima. Logo, a vítima parou e afirmou que aquela área era sua.
Nesse momento o suspeito pegou uma espingarda e atirou contra Rui que foi alvejado. A esposa da vítima saiu correndo e entrou para dentro da mata. A vítima adentrou sua caminhonete e saiu do local parando há cerca de 50 metros e desceu do carro. O assassino o perseguiu e efetuou outros três tiros contra a vítima que morreu na hora.
Algumas pessoas que ainda estavam no local tentaram tomar a arma do suspeito, mas ele conseguiu fugir do local por dentro do matagal. A Polícia Militar foi acionada e após chegar no local constatou os fatos e solicitaram a perícia criminal junto com o rabecão para fazer os trabalhos necessários. No corpo da vítima, havia várias perfurações e dois cartuchos deflagrados de calibre 20 foram apreendidos no local.
Após a finalização da perícia, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal na capital e agentes da Delegacia de Homicídios se fizeram presente para colher maiores informações.