O vídeo do momento em que um policial atira e mata um adolescente de 13 anos, nos EUA, foi divulgado nesta quinta-feira, dia 15. As imagens, registradas a partir da câmera acoplada ao uniforme do oficial, mostram que a vítima, Adam Toledo, levanta os braços quando vê a aproximação policial. O caso ocorreu por volta das 2h30 de 29 de março num beco do bairro Little Village, na zona Oeste de Chicago.
O policial aparece ordenando que Adam parasse enquanto seguia atrás dele e então levantasse as mãos. No entanto, pouco depois, um tiro atinge o garoto, que desabou no chão.
— Tiros disparados, tiros disparados. Tragam uma ambulância aqui agora — o policial é ouvido dizendo no vídeo.
Assim que houve a morte de Adam, o Departamento de Polícia de Chicago disse que ele estava com uma arma na mão. Isso, porém, não é percebido no vídeo divulgado, com duração de nove minutos.
Os policiais perseguiam Adam e um homem quando receberam a notificação de tiros disparados na área, disse o departamento.
— Houve uma série de forças que se encontraram às duas e meia da manhã de 29 de março em um beco e, simplesmente, falhamos com Adam — disse a prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, durante uma entrevista coletiva antes do vídeo ser divulgado.
O vídeo abaixo contém imagens fortes:
🚨WARNING GRAPHIC🚨
Bodycam footage of the police-involved shooting that killed Adam Toledo.
HE HAD HIS HANDS UP!
I will not be posting the rest of the video.
I am disgusted. pic.twitter.com/POTEmysDWY
— Natasha ⚯͛ (@ndelriego) April 15, 2021
O Escritório Civil de Responsabilidade Policial da cidade também divulgou vídeos de terceiros e outros materiais relacionados ao incidente.
O caso de Adam, a morte a tiro pela polícia de Daunte Wright no domingo em um subúrbio de Minneapolis, e o julgamento do assassinato do ex-policial Derek Chauvin na morte de George Floyd em maio de 2020, aumentaram as tensões em Chicago.
— Chicago, assim como muitas partes do nosso país, tem um longo legado de violência policial e má conduta policial que deixou muitos residentes, especialmente aqueles que são negros e pardos, em um estado constante de medo e dor — disse Lightfoot.
As autoridades municipais pediram que as pessoas permanecessem calmas enquanto se preparavam para a manifestação após a divulgação do vídeo e disseram que mais policiais e equipamentos da cidade estariam disponíveis para proteger as empresas durante qualquer agitação. Como algumas outras cidades americanas, Chicago passou por tumultos e saques após a morte de Floyd, que também foi filmada.
A família de Toledo disse em um comunicado divulgado à mídia local que aprecia o apoio que recebeu da comunidade e está grata que os protestos em Chicago nos últimos dias permaneceram pacíficos.
“Oramos para que, pelo bem de nossa cidade, as pessoas permaneçam em paz para honrar a memória de Adam e trabalhem construtivamente para promover a reforma", disse a família.