“Ele cooptava jovens de boa aparência nas redes sociais e iludia até fazer com que elas aceitassem. Se trata de um esquema onde elas teriam que trabalhar e receber por um certo período, até que reembolsassem o valor da passagem de avião e, só depois recebiam uma instrução de postar fotos em locais bonitos para enganar seus pais”, explicou Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), após a apresentação de Israel de Souza Melo, 25, preso por fazer parte de uma rede de prostituição Infantil.
Segundo a autoridade policial, as vítimas – três adolescentes, sendo duas de 16 anos e uma de 17 – foram resgatadas pela equipe da Depca no momento em que estavam embarcando em um voo que seguiria para São Paulo.
Coelho destacou, ainda, que as diligências em torno do caso foram iniciadas após o recebimento de denúncia anônima. Em ato contínuo, os policiais civis se deslocaram até a rua Dois da comunidade Alfredo Nascimento, onde, por volta das 2h50, Israel foi preso.
“Trata-se de um investigação que ainda vai render frutos considerando que há indícios de mais de uma remessa, onde eram maiores e menores envolvidos, inclusive, já temos o conhecimento através de uma menor que só não embarcou pela falta de documentação. A investigação vai continuar pois se trata de uma rede que coopita e facilita a saída dessas adolescentes para outro Estado”, detalhou.
Acolhimento
Presente durante a coletiva de imprensa, a secretária executiva adjunta de Direitos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Edmara Castro, enfatizou que as adolescentes receberão atendimento psicossocial e terão os direitos resguardados por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Amazonas (NETP).
Procedimentos
Israel foi autuado em flagrante por tráfico interno de pessoas para fins de exploração sexual comercial. Ao término dos procedimentos cabíveis na Depca, ele será levado para audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, Zona Sul da capital.