SEXTA-FEIRA, 18/07/2025

Édouard Glissant inspira temporada França-Brasil 2025 com foco em “Relação” e Crioulização

Intelectual da Martinica foi influente em movimentos decoloniais

Por Mariana Tokarnia* - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Édouard Glissant inspira temporada França-Brasil 2025 com foco em "Relação" e Crioulização
sylvieglissant/Instagram

Relação: palavra que aparece constantemente entre as diversas obras publicadas de Édouard Glissant. Entre as diferentes culturas, entre aqueles que foram escravizados e as populações e as terras para onde foram levados, entre os diversos territórios que existem no mundo. Autor de uma extensa bibliografia, o poeta, filósofo e romancista da Martinica é a grande inspiração para a Temporada França-Brasil 2025, que se propõe também a discutir e estreitar relações entre os dois países.

Em Paris, a Agência Brasil conversou com Sylvie Glissant, viúva de Édouard Glissant, sobre a vida e obra do pensador, que viveu entre 1928 e 2011.

“Ele vem de uma região do mundo que é um arquipélago. Todas as ilhas estão conectadas entre si. Ele nunca fala somente da Martinica. Ele fala da relação existente entre as ilhas e entre todas as regiões do mundo que estão lado ao lado, que encaram o mundo juntas e que começam a ter a sensação de que tem algo que elas compartilham, algo que têm em comum”, diz Sylvie.

A Martinica é um departamento ultramarino insular da França no Caribe. Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a pisar lá, em 1502, reivindicando o arquipélago para a regência espanhola. A colonização francesa começou em 1635. Desde então, até 1946, a Martinica, como colônia da França, produzia mercadorias como cana-de-açúcar, café, rum e cacau. Foram as pessoas escravizadas, da África Ocidental, que constituíram a origem da maior parte da população atual, de cerca de 360 mil habitantes. Não há mais população indígena.

Glissant estudou em Paris ─ filosofia, na Universidade Sorbonne, e etnografia, no Musée de l’Homme. A partir dos anos 1950, engajou-se em movimentos pela descolonização, juntamente com escritores como Frantz Fanon e René Depestre, tendo assinado, em 1960, o Manifesto dos 121, em apoio à independência da Argélia. Antes disso, na juventude, foi discípulo do poeta Aimé Césaire, seu conterrâneo e fundador do movimento da negritude. As obras de Glissant evidenciam o impacto da escravidão que seguem nos dias atuais e propõe também formas de seguir.

Além de toda a história pessoal e da história da Martinica, que moldaram o pensamento de Glissant, a paisagem também fez parte das reflexões, segundo Sylvie. A casa de Glissant, no sul da Martinica, na cidade Le Diamant, localizada em frente à turística Rocha do Diamante, possui um terraço, “que para ele era como um barco”, conta.

“A Rocha do Diamante está no ponto de encontro de dois mares, o Atlântico e o do Caribe. É um lugar de encontro das águas e era um lugar particularmente importante para ele. É esse lugar que lhe permitia olhar para o mundo. Ele olhava para o mundo a partir deste ponto de encontro das águas”.

A ideia de encontro aparece em um dos principais conceitos do autor, a crioulização. De acordo com Sylvie, muitas vezes entendido como mestiçagem ou miscigenação, algo tão presente no Caribe e também no Brasil, a ideia vai além disso.

“Não é necessariamente a mestiçagem ou a miscigenação. Ele dizia que o mundo se criouliza, não que ele se torna crioulo, mas ele é feito por esses encontros inesperados, com resultados inesperados. Como na Martinica, com a chegada de pessoas que foram escravizadas, que foram transformadas em coisas, que não tinham uma existência reconhecida, que perderam o nome, perderam os direitos. Como essas pessoas conseguiram resgatar a sua comunidade, conseguiram reconstruir uma comunidade, reconstruir-se e como souberam resistir”, diz.

Relação com o Brasil

Mirando esses encontros, Glissant também olhava para o Brasil: “O Brasil era particularmente importante para Édouard. O país de encontro das diásporas africanas, obviamente, europeias também e dos indígenas”, conta Sylvie.

Ela ressalta que o Brasil e o Caribe têm uma herança comum, a história da escravidão e também todo o apagamento que provêm disso. O apagamento das memórias e existências de cada uma das pessoas que foram escravizadas. Quando chegavam aos destinos, eram rebatizadas, ganhando novos nomes que nada tinham a ver com a cultura a qual pertenciam e eram obrigadas a deixar para trás as próprias vivências.

Para o pensador, essa memória não desapareceu por completo, ela é sentida pelo próprio corpo e transborda nas expressões, como as artísticas. “Até o nome desapareceu. O que é que ficou? Ficaram rastros. E os corpos se transmitiram, os corpos levaram algo. São esses rastros que a visão poética aberta, a visão sensível consegue reencontrar, resgatar aquilo que vibra a música, o canto, a voz”, explica a viúva.

Para ele, é através do corpo, através daquilo que se sente, que é possível reencontrar paisagens interiores, imaginários e diálogos. “São vozes poéticas, vozes que dizem o mundo, que dizem aquilo que muitas vezes não querem que a gente veja, que os políticos não querem que a gente veja. Tudo aquilo que faz a alma vibrante desse mundo e que, por meio dessa multiplicidade das vozes, consegue se fazer ouvir e se fazer ouvir junto”, diz Sylvie.

Programação

Além de inspirar a temporada, o autor fará parte da programação. Em setembro, o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, irá apresentar, pela primeira vez, um conjunto de 40 obras da coleção pessoal de Édouard Glissant, hoje preservada pelo Mémorial Acte, em Guadalupe. O acervo conta com obras de artistas da América Latina, do Caribe, da Europa e dos Estados Unidos, a maioria deles viajantes que viveram em Paris e tiveram alguma relação com o Surrealismo. Além dessa coleção própria, foi selecionado um conjunto com obras de 20 artistas contemporâneos que se relacionam com a visão de Glissant.

A própria Sylvie participará da Festival Literário das Periferias (Flup), no Rio de Janeiro, em novembro. O Festival, também no âmbito da temporada, receberá uma delegação de autores, pensadores e artistas franceses da Martinica e de Guadalupe, assim como de países africanos.

O colóquio O arquipélago Glissant ocorre entre setembro e dezembro de 2025, no Rio, São Paulo e Salvador, com exposições, residências artísticas e seminários sobre o legado do filósofo.

Temporada França-Brasil

A Temporada 2025 foi acordada em 2023, pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron. O objetivo é fortalecer a relação bilateral entre os dois países principalmente por meio da cultura. No primeiro semestre deste ano ocorreu a Temporada Brasil-França, ou seja, a programação brasileira em solo francês. Agora, no segundo semestre é a vez da Temporada França-Brasil, elaborada pela França.

Os temas prioritários da Temporada são: a diversidade de sociedades e diálogo com África; democracia e Estado de direito; e, clima e transição ecológica. A programação, que ocorre de agosto a dezembro, será distribuída entre 15 cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, São Luís, Teresina, João Pessoa e Macapá.

Entre os dias 17 e 24 de maio, a Agência Brasil esteve em Paris, a convite do Instituto Francês, vinculado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da França, responsável pela programação do segundo semestre, para conhecer um pouco da programação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dia do Veterano é comemorado na 17ª Brigada de Infantaria de Selva em Porto Velho

Evento reuniu veteranos, militares da ativa e autoridades, marcando o retorno histórico da FEB ao Brasil e homenageando os que construíram o legado do Exército em Rondônia
L
Quase 1 milhão de famílias deixam a pobreza e saem do Bolsa Família em julho

Quase 1 milhão de famílias deixam a pobreza e saem do Bolsa Família em julho

Com aumento da renda e empregos formais, quase 1 milhão de famílias deixam o Bolsa Família em julho, segundo dados do Caged e do Governo Federal
L
Prefeitura de Jaru reforma quadras do Setor 04 e da escola Maria de Lourdes no Setor 07

Prefeitura de Jaru reforma quadras do Setor 04 e da escola Maria de Lourdes no Setor 07

Com apoio do deputado Dr. Luís do Hospital, projeto garante melhorias estruturais em espaços esportivos usados por estudantes e comunidade.
L

Acadêmicos do Ifro apresentam projetos inovadores para Vilhena em evento promovido por Amanda Areval

Soluções em urbanismo, sustentabilidade, mobilidade e saúde foram apresentadas no projeto “Vilhena em Perspectiva”, reunindo autoridades e comunidade.
L

Rodovia 473 é preparada para receber asfalto em trecho de 5 km entre Teixeirópolis e Urupá

Obra do governo de Rondônia segue avançando com serviços de terraplanagem, drenagem e imprimação, garantindo mais segurança e logística para a região.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L
Estado vizinho a Rondônia decreta situação de emergência por risco de surto de sarampo

Estado vizinho a Rondônia decreta situação de emergência por risco de surto de sarampo

O alerta se estende aos municípios acreanos, que enfrentam baixa cobertura vacinal e risco elevado de contágio.
L
Chile abre as porteiras para carne brasileira e Rondônia já está na fila

Chile abre as porteiras para carne brasileira e Rondônia já está na fila

O anúncio não só coloca o Paraná no páreo internacional como acende a esperança em outros estados que aguardam reconhecimento, entre eles Rondônia, que já concluiu auditorias técnicas e está na fase final de avaliação para ter a mesma chancela.
L

Morre Clemilson Farias, fundador do Clube Amigos do Flash Back de Porto Velho

Sindicalista e bancário deixa legado cultural e sindical marcado por eventos nostálgicos e atuação em defesa dos trabalhadores
L
Horóscopo 2025: veja o que os astros revelam para seu signo hoje (18/7)

Horóscopo 2025: veja o que os astros revelam para seu signo hoje (18/7)

O horóscopo desta sexta-feira (18/7) indica transformações nas áreas de amor, carreira e finanças. Mercúrio retrógrado começa hoje e influencia decisões em vários signos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Sílvia Cristina defende aprovação de novas regras de licenciamento ambiental como avanço para o desenvolvimento do país

Deputada destaca agilidade e eficiência com criação da Licença Ambiental Especial e Licença por Adesão; texto aguarda sanção presidencial.
L

Dra. Taíssa garante transporte para atletas mirins de União Bandeirantes participarem da RO CUP 2025

Com apoio da Sejucel e Detran, jovens da Escolinha Primeiro Toque viajam para Ji-Paraná após indicação da parlamentar.
L

Instalação de tubos de concreto beneficia área rural de Nova União com recurso da deputada Cláudia de Jesus

Obras realizadas com emenda de R$ 100 mil melhoram acesso a 50 propriedades e beneficiam mais de 200 famílias agricultoras
L

Eyder Brasil cobra solução para erosão e risco de acidentes no bairro Nacional em Porto Velho

Deputado estadual visita área afetada e promete levar demanda ao prefeito Léo Moraes; local já registrou acidentes fatais por falta de infraestrutura
L
Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Líderes do PT, Lindbergh Farias e Randolfe Rodrigues, solicitam a prisão de Eduardo Bolsonaro e ampliação de inquérito no STF.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é encontrado morto a tiros no bairro Lagoa, em Porto Velho

Homem é morto a tiros depois de ser perseguido na zona leste

Moradores relatam terem ouvido discussão e disparo antes de encontrarem a vítima.
18
Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Ex-funcionário é detido após arrombar residência e furtar bens; arma de fogo caseira também foi apreendida.
12
Homem é preso com revólver e 20 munições em zona rural de Ji-Paraná

Homem é preso com revólver e 20 munições em zona rural de Ji-Paraná

Rodrigo, trabalhador da construção civil, foi detido na Linha 128 por porte ilegal de arma de fogo.
14
Vigilância Sanitária de Jaru interrompe atendimentos oftalmológicos ilegais e apreende equipamentos

Vigilância Sanitária de Jaru interrompe atendimentos oftalmológicos ilegais e apreende equipamentos

Empresa de São Paulo realizava exames de vista e vendia óculos sem autorização, enganando moradores.
10
Jovem morre após grave acidente de moto em Pimenta Bueno

Jovem morre após grave acidente de moto em Pimenta Bueno

Diego Fernando Luiz Puerta, de 35 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no Heuro, em Cacoal.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Embratur e Secretaria de Turismo de Rondônia debatem promoção internacional do Birdwatching

Embratur e Secretaria de Turismo de Rondônia debatem promoção internacional do Birdwatching

Porto Velho se destaca como capital brasileira com maior número de espécies de aves e ganha atenção para promoção internacional do turismo de observação de aves.
L
Caixa inicia Mais de 19,6 milhões de famílias recebem o Bolsa Família em julho com investimento de R$ 13,1 bilhõespagamento do Bolsa Família de julho para milhões de famílias

Mais de 19,6 milhões de famílias recebem o Bolsa Família em julho com investimento de R$ 13,1 bilhões

O Bolsa Família beneficia 19,6 milhões de famílias a partir de 18 de julho, com valor médio de R$ 671,52 e cronograma de pagamento até dia 31
L
BR 319: novas vitórias de Marina Silva significam grandes derrotas para o povo do amazonas

BR 319: novas vitórias de Marina Silva significam grandes derrotas para o povo do amazonas

Licença ambiental é suspensa após pedido de ONG, e novo estudo exigido pelo Ministério do Meio Ambiente deve atrasar ainda mais o projeto.
L

Governo de Rondônia realiza levantamento social e ambiental na Reserva Jaci Paraná, em Buritis

Ação da Sepat busca mapear condições das famílias residentes para garantir decisões justas e sustentáveis em áreas protegidas da Resex Jaci Paraná.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): INSTITUTO CORPORE SERVICOS MEDICOS LTDA – ME

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Rondônia amplia acesso a cirurgias de quadril com incentivo financeiro complementar ao SUS

Nova política do governo estadual prevê investimento superior a R$ 22,8 milhões para reduzir fila de espera e melhorar a qualidade de vida dos rondonienses.
L

SINFAR volta a negociar equiparação salarial para farmacêuticos hospitalares em Rondônia

Sindicato dos Farmacêuticos (SINFAR) cobra igualdade com segmento de farmácias e expõe diferença salarial que aumentou nos últimos nove anos
L

Como os clássicos do futebol brasileiro influenciam os mercados de apostas esportivas

Clássicos do futebol brasileiro, como Fla-Flu e Gre-Nal, movimentam não só corações, mas também os mercados de apostas, revelando como a emoção influencia decisões e odds em tempo real.
L

Rádio Farol promete emocionar público com o tema “Amazônia” no 41º Arraial Flor do Maracujá

Com 14 títulos, a tradicional quadrilha Rádio Farol levará cores e ritmos amazônicos à arena do Parque dos Tanques, em Porto Velho, entre 1º e 10 de agosto.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.