O prefeito Jeverson Lima anunciou nesta semana que o processo de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu em Jaru avançaram.
A prefeitura já iniciou os trâmites necessários para a concretização do projeto, que prevê a instalação de duas bases descentralizadas do Samu: uma na sede do município e outra no distrito de Tarilândia. A iniciativa será realizada em parceria com o deputado estadual Dr. Luís do Hospital.
Segundo o prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, trabalha agora no processo para aquisição das ambulâncias e estruturação dos espaços para abrigar as equipes que atuarão no serviço. “As despesas serão custeadas com recursos destinados pelo deputado Dr. Luís do Hospital, mais contrapartida da Prefeitura de Jaru.
O Samu presta atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, com o objetivo de socorrer rapidamente vítimas em situações que representam risco de morte ou sequelas graves, como acidentes, problemas respiratórios, crises convulsivas, infartos, derrames, entre outros. O serviço é realizado por profissionais capacitados e veículos especializados.
De acordo com a secretária de saúde, Jaíne Barboza, inicialmente a equipe contará com socorrista e técnico de enfermagem responsáveis pelos procedimentos de primeiros socorros do paciente até a chegada ao Pronto Socorro.