QUINTA-FEIRA, 03/07/2025

Exposição em Paris revela o lado oculto da Inteligência Artificial e chega ao Brasil em novembro

Trabalhos expostos no país europeu circulam no Brasil até dezembro

Por Mariana Tokarnia* - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Exposição em Paris revela o lado oculto da Inteligência Artificial e chega ao Brasil em novembro
Arnaud Robin/EPPDCSI/Divulgação

Carro, moto, pessoa, helicóptero, casa. Associar imagens e mapas que aparecem diante da tela do computador a palavras é o trabalho de pessoas, principalmente de países do Sul global, que ficam horas confinados em ambientes de poucos metros quadrados, em troca de baixas remunerações. As identificações servem para treinar inteligências artificiais (IA) de grandes empresas de tecnologia. Os chamados microtrabalhos surgem como alternativa de renda, ao mesmo tempo que colocam trabalhadores em situações extenuantes física e psicologicamente.

A instalação artística de Lauritz Bohne (Alemanha), Lea Scherer (Austria) e Edward Zammit (Malta) denuncia essa precarização, que afeta milhões de pessoas no mundo. Em Meta Office: Atrás das telas da Amazon Mechanical Turks (2021-2025), eles reúnem dados, por cidade, da remuneração média dos microtrabalhos, do tamanho do espaço em que as pessoas realizam essas atividades, entre outros. Além disso, exibem fotografias desses locais de trabalho.

A instalação é uma das obras que fazem parte da exposição O mundo segundo a IA, que está em cartaz em Paris até setembro e, em novembro, chega ao Brasil, ao Sesc Campinas, como parte da programação da Temporada França-Brasil. A exposição reúne obras de diversos artistas que questionam os impactos da inteligência artificial, sejam eles sociais, ambientais, cognitivos ou econômicos. A Agência Brasil visitou a exposição na França, a convite do Instituto Francês.

“Muitas vezes, falamos das tecnologias digitais como se fosse uma espécie de desmaterialização. Utilizamos metáforas como a nuvem, armazenamento na nuvem, a nuvem computacional, que, na verdade, não são nuvens, são centros de dados que consomem quantidades enormes de energia. O consumo de energia ligada à IA representa 3% do consumo de energia no mundo e é uma quantidade que vai aumentar de maneira fenomenal nos próximos anos”, diz o curador-chefe da exposição, Antonio Somaini.

Outra obra da exposição discute todo o trabalho necessário para que um simples sistema de IA, como a Alexa, da Amazon, chegue na casa das pessoas. O trabalho é de Kate Crawford (Austrália) e Vladan Joler (Sérvia) e se chama Anatomia de um sistema de IA: Um caso de estudo anatômico do Amazon Echo como um sistema de inteligência artificial feito de trabalho (2018).

Em um pedestal, está um aparelho Amazon Echo, em que os usuários interagem com a inteligência artificial Alexa. Atrás, um grande cartaz mostra do que é feito aparelho, desde as rochas e metais que precisaram ser extraídos da terra para que ele fosse construído até os trabalhadores necessárias para que isso fosse possível. A cartografia mostra ainda o que acontece após o uso, quando descartado, o que é feito com esse equipamento até que seja desintegrado completamente. Enquanto o aparelho ocupa apenas alguns centímetros quadrados, a cartografia se estende por toda uma parede de metros de altura e largura.

Vieses preconceituosos

Já Faces do ImageNet (2021), de Trevor Paglen (Estados Unidos), convida os visitantes a se posicionarem diante de uma tela. Rapidamente, adjetivos e características, como esquisito, fumante, professor, começam a ser associados, apenas baseados na imagem captada. O telão usa os dados do ImageNet, criado em 2009 para treinar os sistemas de reconhecimento facial e de objetos. Esse sistema, por sua vez, é treinado por trabalhadores que tinham que associar palavras aleatórias a rostos de pessoas.

“Esses trabalhadores recebiam 50 imagens por minuto, recebiam uma lista de palavras e deviam rapidamente associar uma palavra e uma imagem. E, como utilizaram todos os substantivos da língua inglesa, também havia palavras que eram insultos”, explica Somaini. “Trevor Paglen, o artista autor da tela com Kate Crawford, analisou a composição do banco de dados e evidenciou todos os vieses sexistas, raciais e de gênero presentes ali.”

Essas características que podem parecer inocentes ou até mesmo engraçadas para quem visita a exposição podem servir para discriminar pessoas no mundo real e até mesmo para colocá-las em risco caso a tecnologia seja usada em uma guerra, por exemplo.

A exposição propõe também uma reflexão sobre o futuro, que, para o artista Grégory Chatonsky (França), não é animador. Sua obra A quarta memória (2025) é uma instalação que simula um cenário distópico no qual a humanidade não mais existe e restam apenas as máquinas. Na parede, uma projeção que mostra, ao mesmo tempo, fotos e vídeos do próprio artista e imagens geradas por IA das vidas que poderiam ter sido vividas por ele, com base em um banco de imagens dos séculos 19 e 20.

“Ele fala que é uma obra póstuma. Depois que ele morrer, depois do final da humanidade, o que vai restar são essas imagens que vão reexplorar o nosso passado até o final da energia”, diz Somaini, que complementa: “Mas quem sabe se até lá terão inventado um sistema capaz de alimentar a energia e as máquinas não vão ter mais o problema do aquecimento?”.

As máquinas, então, se salvam e os seres humanos sobrevivem apenas nos bancos de dados.

Urgência Climática

Ao contrário de Chatonsky, há quem acredite que ainda é possível tomar medidas para que a Terra não se torne um planeta impossível de ser habitado humanos. A exposição O Novo Anormal, que chega ao Brasil também como parte da Temporada França-Brasil, busca refletir sobre futuros possíveis e também mostrar que as mudanças devem ser feitas coletivamente para que tenham impacto. A exposição ocorrerá no Rio de Janeiro, Brasília e Belém, como uma adaptação da exposição Urgência Climática, em cartaz em Paris.

“Não estamos sujeitos ao futuro, nós o construímos”, defende o gerente de projetos de museu da Cidade da Ciência e da Indústria, onde a exposição está em cartaz em Paris, Adrien Stalter.

O início da exposição é um aviso: “As atividades humanas geram CO2 (dióxido de carbono), e uma concentração importante de CO2 provoca um desajuste climático em escala planetária. Não se trata de uma opinião, há um consenso científico sobre o tema”, diz o texto introdutório da mostra, que segue com um convite para “elaborar um pensamento crítico, que nos tire do nosso estado de estupefação e nos impulsione a passar para a ação de forma coletiva, para poder seguir habitando a Terra”.

Uma das obras interativas convida os visitantes para uma refeição. Em uma tela, é possível escolher entrada, prato principal, sobremesa e até um cafezinho. No final, é gerada uma conta em pegadas de carbono, ou seja, o quanto do gás poluente apenas aquela refeição emitiu para atmosfera. Para cada alimento escolhido, há uma explicação de todas as etapas de produção, transporte e preparo até ele chegar ao prato.

Outra obra mostra em um globo suspenso o que significa o aumento de temperatura, que não ocorre de forma uniforme em todas as partes do planeta, e as consequências para as populações mais afetadas, como o calor extremo, o avanço no nível das águas do mar e o alagamento de cidades e comunidades litorâneas.

“A nossa missão não é dizer ao público você deve fazer isso, ou fazer aquilo. Nós mostramos a realidade dos números para que ele depois adapte seus hábitos de vida e de consumo. Não estamos aqui para impor aos visitantes outros comportamentos, mas mostramos que outros comportamentos são possíveis e talvez sejam melhores para o planeta”, diz Stalter.

Discutindo o futuro

Além das trocas culturais, a Temporada França-Brasil terá espaços de discussão. Um deles será o Fórum Nosso Futuro – França-Brasil, Diálogos com a África, que será aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo francês Emmanuel Macron. O fórum será em novembro, em Salvador.

No Fórum, jovens e figuras importantes da África, Europa e Brasil se encontrarão para discutir a cidade inclusiva e sustentável do futuro: justiça territorial, inclusão social, igualdade de gênero, culturas afrodescendentes, entre outros.

Já o Fórum Juventude e Democracia reunirá 80 jovens franceses e brasileiros em workshops e palestras no SesiLab, em agosto, em Brasília, para debater questões globais como a luta contra a desinformação, a economia solidária e sustentável, a democracia cultural e a igualdade de gênero.

Temporada França-Brasil

A Temporada 2025 foi acordada em 2023, pelos presidentes Lula e Macron. O objetivo é fortalecer a relação bilateral entre os dois países, principalmente por meio da cultura. No primeiro semestre deste ano, ocorreu a Temporada Brasil-França, ou seja, a programação brasileira em solo francês. Agora, no segundo semestre, é a vez da Temporada França-Brasil, elaborada pela França.

Os temas prioritários da Temporada são: a diversidade de sociedades e diálogo com África; democracia e Estado de direito; e clima e transição ecológica. A programação, que ocorre de agosto a dezembro, será distribuída entre 15 cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, São Luís, Teresina, João Pessoa e Macapá.

Entre os dias 17 e 24 de maio, a Agência Brasil esteve em Paris, a convite do Instituto Francês, vinculado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da França, responsável pela programação do segundo semestre, para conhecer um pouco da programação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Instrutores de trânsito de Guajará-Mirim e Ariquemes são capacitados com práticas pedagógicas

Encontros buscam aprimorar o planejamento didático e as metodologias de ensino de instrutores de trânsito.
L
Especialistas defendem união do Brics para avançar em IA e energia sustentável

Especialistas defendem união do Brics para avançar em IA e energia sustentável

Seminário Diálogo Brasil-China debateu cooperação em diversas áreas
L
Policlínica Rafael Vaz e Silva é reaberta com oferta de mais de dez especialidades médicas

Policlínica Rafael Vaz e Silva é reaberta com oferta de mais de dez especialidades médicas

Unidade amplia capacidade de atendimento e fortalece a atenção primária municipal.
L
Inscrições abertas para a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

Inscrições abertas para a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

Evento acontece nos próximo dias 9 e 10 de julho.
L
Obras da Estrada da Penal avançam com apoio da Prefeitura de Porto Velho e do governo estadual

Obras da Estrada da Penal avançam com apoio da Prefeitura de Porto Velho e do governo estadual

Intervenção inclui limpeza e imprimação da terceira faixa em trecho estratégico no bairro Aponiã.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho informa que o novo sistema de recarga por pix on-line já está operando

Vários pontos de atendimento presencial são disponibilizados para os que têm dificuldade de acessar a internet ou usar o aplicativo.
L

Giro News | Entrevista Leone Augusto Bezerra Leitão, coordenador do Office BIM do SENAI Rondônia

Nesta quinta-feira, dia 03 de julho, às 16h, o programa Giro News recebe o arquiteto Leone Augusto Bezerra Leitão, coordenador do Office BIM do SENAI Rondônia. Ele vai falar sobre os destaques do 1º Fórum BIM Rondônia – Inovação, Tecnologia e Futuro na Arquitetura e Urbanismo, realizado nos dias 27 e 28 em Porto Velho, com foco em soluções digitais para cidades inteligentes.
L

Rondônia: Julho marcará o auge da estação seca, com tempo estável

Em Rondônia e outras áreas da região Norte, espera-se um período mais seco, com redução das chuvas.
L
Agenda News: Porto Velho recebe Vinicius David no evento Networking Business sobre liderança e inteligência artificial

Agenda News: Porto Velho recebe Vinicius David no evento Networking Business sobre liderança e inteligência artificial

Autor do best-seller “IA para Líderes” compartilha estratégias práticas para aplicar a tecnologia nos negócios e liderar com inovação.
L

Coluna social Marisa Linhares: Momentos marcantes e novos veículos de luxo movimentam sociedade em Cacoal

Casais, empresários e autoridades prestigiam eventos nas concessionárias GWM, Fiat e Peugeot, além de homenagens no Sicoob e happy hour da Dimare
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L
Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Prazo é válido também para quem quer isenção da taxa de inscrição
L
Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Nos cinco primeiros meses de 2025, Brasil já supera a criação de um milhão de novas vagas. Só em Rondônia, são 6,4 mil no ano.
L

POLÍTICA

Projeto defendido por deputada Cláudia de Jesus destina R$ 865 mil para diagnóstico de comunidades indígenas

Levantamento inédito vai mapear as condições de vida dos povos indígenas de Rondônia.
L

Presidente da Comissão de Saúde da Alero realiza visita institucional ao Laboratório Central (Lespro)

Luís do Hospital conheceu o Instituto, referência na formação continuada de servidores da saúde, em Porto Velho.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo celebra aprovação de projeto que endurece regras para progressão de pena em crimes hediondos

Atualmente, detentos condenados por crimes hediondos precisam cumprir ao menos 40% da pena para solicitar a progressão de regime. Com a mudança, esse percentual passa a ser de 80%.
L
Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Medida diz respeito a crimes contra agentes de segurança pública
L
Lula critica prevalência de interesses econômicos no Congresso e defende ação judicial por decreto do IOF

Lula critica prevalência de interesses econômicos no Congresso e defende ação judicial por decreto do IOF

“Interesses de poucos prevalecem no Congresso”, afirmou presidente
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende drogas em táxi, em Porto Velho

PRF apreende drogas em táxi, em Porto Velho

Pacotes estavam escondidos no porta-malas do carro
10
Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de integrarem facção criminosa em Rondônia

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de integrarem facção criminosa em Rondônia

Quase 40 policiais foram mobilizados para a ação, que tem como alvos indivíduos suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na região.
14
Mulher é presa tentando entrar com droga em presídio na capital

Mulher é presa tentando entrar com droga em presídio na capital

De acordo com a Polícia Penal, a mulher entrava para visita, quando na revista pelo body scan foi visto um volume introduzido no ânus da suspeita.
12
Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Nova Porto Velho

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Nova Porto Velho

Durante a busca pessoal, foi encontrada uma pedra de substância semelhante a crack em suas vestes.
10
Jovem é executado a tiros em marginal da BR-364

Jovem é executado a tiros em marginal da BR-364

O crime ocorreu por volta das 18h, nas proximidades da marginal da BR-364, nas imediações do Posto Dom Bosco, onde o rapaz estava em aulas de autoescola.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comunidades são contempladas com atividades de educação ambiental e combate às queimadas

Comunidades são contempladas com atividades de educação ambiental e combate às queimadas

Iniciativa faz parte de uma estratégia para fortalecer a presença do poder público nas comunidades rurais.
L
Arraial será realizado nesta sexta-feira (4) no Centro de Convivência do Idoso de Porto Velho

Arraial será realizado nesta sexta-feira (4) no Centro de Convivência do Idoso de Porto Velho

Encontro visa integrar e proporcionar momentos de lazer e diversão aos frequentadores.
L
Veterinários da Semagric garantem a qualidade dos alimentos de origem animal

Veterinários da Semagric garantem a qualidade dos alimentos de origem animal

Com a certificação, o estabelecimento deve manter os critérios exigidos e está sujeito a inspeções regulares.
L
Petrobras busca parcerias para qualificar mão de obra e preencher vagas em meio a cenário de "pleno emprego"

Petrobras busca parcerias para qualificar mão de obra e preencher vagas em meio a cenário de “pleno emprego”

Obras e manutenções devem gerar mais de 100 mil postos de trabalho
L
Prefeitura abre edital para autorização de comerciantes na Flor do Maracujá

Prefeitura abre edital para autorização de comerciantes na Flor do Maracujá

Os interessados têm até o dia 10 de julho para se inscreverem.
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LO): ATEMS DISTRIBUIDORA DE PETROLEO S.A

Renovação da LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO).
L
Copa Madeirão de Futebol de Várzea é suspensa temporariamente por medida preventiva

Copa Madeirão de Futebol de Várzea é suspensa temporariamente por medida preventiva

As novas datas dos jogos serão informadas em breve.
L
Capacitação reúne secretarias para planejamento de programas e ações do PPA 2026-2029

Capacitação reúne secretarias para planejamento de programas e ações do PPA 2026-2029

Alinhamento marca o início do ciclo setorial de construção do principal instrumento de planejamento estratégico do município.
L
Deputada federal Cristiane Lopes critica ministra do meio ambiente em audiência de comissão e cobra fim de embargos

Deputada federal Cristiane Lopes critica ministra do meio ambiente em audiência de comissão e cobra fim de embargos

Deputada fez duras críticas à gestão da ministra Marina Silva durante audiência em comissão.
L

Homem que usou estacionamento de loja e teve motocicleta furtada não terá direito à indenização por ausência de relação de consumo

O furto que deu origem ao processo foi em 2024, quando o homem, estacionou na loja e foi para o trabalho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.