Entre os dias 3 e 4 de julho, os empreendedores que buscarem a formalização como MEI (Microempreendedor Individual) estarão isentos da taxa de registro, como forma de incentivo à adesão. Em uma ação conjunta entre o setor público e entidades do setor produtivo, o Evento Cidadania Empresarial foi realizado com o objetivo de incentivar a formalização de microempreendedores e trabalhadores informais. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Finanças (SEFIN), Sebrae-RO, Federações do Comércio e Indústria, além do envolvimento direto do município de Porto Velho.
Durante o evento, o Diretor Superintendente do Sebrae em Rondônia, José Alberto Anísio, destacou a importância da formalização e o papel das instituições na promoção do empreendedorismo com segurança jurídica e acesso a direitos.
“Estamos aqui hoje no evento Cidadania Empresarial, em conjunto com SEFIN, Sebrae e demais entidades do setor produtivo e do setor de comércio e indústria, incluindo o município, dando o apoio necessário para que aqueles microempreendedores, aqueles que estão empreendendo pelo CPF, que venham, que se formalizem”, afirmou.
“O Sebrae, nas salas do empreendedor em todo o estado, está à disposição para que você possa se regularizar com facilidade. Só assim será possível acessar crédito, realizar compras, ter acesso à previdência e a diversos outros benefícios que só a formalização permite”, completou.
O Diretor Financeiro do Sebrae em Rondônia, Edson Lemos, enfatizou o compromisso contínuo da instituição com os pequenos negócios e o fortalecimento da economia local.
“A importância do Sebrae é participar sempre desse tipo de evento. Nesse caso, fazendo com que aquela empresa, aquele cidadão, aquela pessoa que quer sair da informalidade e atuar na formalidade, receba apoio. A procura pelo nosso stand tem sido muito positiva, o que mostra o interesse crescente por esse tipo de orientação”, declarou.
Com grande participação popular, o evento reforça a missão das entidades envolvidas em promover cidadania, desenvolvimento econômico e inclusão social por meio do empreendedorismo regularizado. A expectativa é de que a ação contribua para a ampliação do número de MEIs no estado, fortalecendo os pequenos negócios e gerando novas oportunidades.
A participação do Sebrae em Rondônia no Evento Cidadania Empresarial reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento dos micros e pequenos negócios no estado. Atuando como um dos principais agentes de apoio ao empreendedorismo, o Sebrae oferece orientação técnica, atendimento personalizado e incentivo à formalização, contribuindo diretamente para a inclusão produtiva e o desenvolvimento econômico regional. Ao marcar presença ativa no evento, a instituição reafirma seu papel estratégico na transformação da realidade de milhares de empreendedores que buscam sair da informalidade e crescer com segurança e sustentabilidade.