A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foi selecionada para integrar o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) voltada à formação continuada de profissionais da educação infantil da rede pública. O objetivo é fortalecer o planejamento e a implementação de práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita entre crianças pequenas. A seleção das instituições federais de educação para o desenvolvimento do programa foi realizada por meio de Edital público.
O Pro-LEEI é voltado prioritariamente à formação de docentes que atuam com turmas de crianças de 4 e 5 anos, mas também prevê, em caso de vagas remanescentes, a inclusão de coordenadores pedagógicos e gestores escolares da educação infantil. Em Rondônia, o programa atenderá profissionais da rede pública dos 52 municípios do estado.
O projeto da UNIR, aprovado pelo MEC, abrange todo o território rondoniense e foi elaborado pelas professoras Juracy Machado Pacífico (coordenadora) e Marlene Rodrigues (coordenadora adjunta), ambas do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação do Campus de Porto Velho e coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Infância e Educação Especial e Inclusiva (Gepein/UNIR).
Antes de ser submetida ao edital, a proposta foi apresentada ao Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC), que avaliou sua viabilidade e indicou oficialmente a UNIR como instituição formadora em Rondônia. Com a emissão da Carta de Aceite pelo CEEC, a proposta foi encaminhada pela Reitoria da Universidade ao MEC, por meio do sistema SIMEC.
A expectativa da coordenação para este ano é formar pelo menos 950 profissionais que atuam na Educação Infantil, com o apoio de 75 formadoras municipais, que serão selecionadas pelas secretarias municipais de educação, conforme critérios estabelecidos pelo MEC.
O início das atividades está previsto para agosto de 2025, com a capacitação das formadoras municipais. Em setembro, terão início as formações das cursistas (docentes da Educação Infantil), com quatro encontros presenciais mensais até dezembro de 2025, cada um com duração de oito horas (manhã e tarde). As atividades formativas continuarão ao longo de 2026, mantendo o mesmo formato de encontros presenciais mensais.
Informações detalhadas sobre cronograma, polos de formação e equipe formadora da UNIR serão enviadas em breve às secretarias municipais de educação. A Universidade também organizará, com apoio do CEEC, um encontro com secretários e secretárias municipais para apresentar o programa e alinhar o apoio das redes locais na realização das formações.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo e-mail: leei.rondonia@unir.br, no Instagram @leei_rondonia e na página do Grupo de Pesquisa GEPEIN: gepein.unir.br.
Saiba mais sobre o histórico do programa em Rondônia
Em 2024, o Ministério da Educação (MEC) lançou o curso LEEI, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com foco na formação de professores da Educação Infantil, em parceria com universidades públicas de todo o país. Diante dos resultados positivos da iniciativa, o programa foi ampliado em 2025 e transformado em política pública permanente, dando origem ao Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), conforme estabelecido na Portaria MEC nº 85, de 31 de janeiro de 2025.
No ano passado, o curso foi uma ação do MEC em todo o território nacional, organizado por meio de coordenações regionais e pelas respectivas coordenações estaduais e distrital. Na UNIR, as atividades foram realizadas pela equipe coordenada pelas professoras Juracy Machado Pacífico e Marlene Rodrigues, com a oferta do Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil para professoras que autuavam com turmas de crianças da pré-escola – com idade entre 4 e 5 anos. Na ocasião a UNIR realizou a formação nos 52 municípios de Rondônia, alcançando mais de 2000 professores.
O curso foi finalizado com a realização de seminários locais e estadual, e com a produção de relatos de experiência pelas cursistas participantes (formadoras municipais e docentes da educação infantil). Os anais das produções e informações sobre os seminários realizados podem ser acessados na página institucional do Grupo de Pesquisa Gepein (https://gepein.unir.br/homepage). Outras ações, dentre as tantas realizadas, também podem ser visualizada no Instagram do Pro-LEEI – Rondônia: @leei_rondonia.