SEXTA-FEIRA, 20/06/2025

Presidência Brasileira da COP30 propõe agenda de ação global com 30 iniciativas climáticas

Carta reúne 30 ações divididas em seis eixos

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Presidência Brasileira da COP30 propõe agenda de ação global com 30 iniciativas climáticas
José Cruz/Agência Brasil

A presidência brasileira da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), encabeçada pelo embaixador André Corrêa do Lago, divulgou, nesta sexta-feira (20), uma nova carta propondo a definição de uma agenda de ação global a ser adotada pelos países signatários da Convenção do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).

A proposta inclui 30 ações concretas divididas em seis eixos como uma estratégia para a implementação do Balanço Global (GST, na sigla em inglês) do Acordo de Paris, documento de avaliação das metas do tratado multilateral.

O documento propõe que o GST passe a ser uma espécie de Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês), para a escala global, e descreve a agenda de ações como “um reservatório de iniciativas que conectem ambição climática a oportunidades de desenvolvimento, por meio de investimentos, inovação, finanças, tecnologia e capacitação.”

Segundo o a inovação da proposta ocorre na inversão do processo adotado nas COPs anteriores, quando a construção da agenda era parte do processo de negociação. Neste ano, a ideia é que os debates já partam dos temas aprovados no GST, avançando para a implementação com a legitimidade do consenso.

Os seis eixos apresentados são:

Transição energética, da indústria e dos transportes;
Gestão das florestas, oceanos e biodiversidade;
Transformação da agricultura e dos sistemas alimentares;
Criação de resiliência para as cidades, infraestruturas e oferta de água;
Promoção do desenvolvimento humano e social;
Promoção e aceleração de capacidades, incluindo financiamento, transferência tecnológica, fortalecimento e desenvolvimento de habilidades.

Somam-se à iniciativa todas as outras estruturas pensadas para o funcionamento da COP30. O encontro será realizado em Belém em novembro. “Primeiro a mobilização, a reunião dos chefes de Estado, a negociação em si e a agenda de ação em que nós estamos identificando uma fortíssima oportunidade para a gente conseguir acelerar a implementação”, ressalta Corrêa do Lago.

O documento destaca ainda que a síntese do Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) – iniciativa que reúne cientistas para monitoramento das mudanças climáticas – aponta que a participação de todos os setores globais, além dos governos signatários dos acordos climáticos, aumenta os benefícios alcançados em cascata, de forma transversal, evitando medidas isoladas e fragmentadas com impacto limitado.

Diante dessa avaliação, Corrêa do Lago afirma que a agenda de ações passa a ser uma oportunidade para atores que não atuam diretamente na mesa de negociações, como governos subnacionais, setor privado, academia e sociedade civil, tomarem a frente das iniciativas. “Muitas vezes é o setor privado, por exemplo, que se antecipa ao governo na implementação dos acordos”, ressalta.

O documento orienta ainda que essas medidas devem ser pensadas com flexibilidade e adaptabilidade aos diferentes contextos geográficos, econômicos e sociais.

“A natureza multifacetada do desafio climático exige que as soluções inovadoras sejam adaptadas de acordo com as circunstâncias regionais, nacionais e locais para beneficiar mais comunidades e países”, reforça a carta assinada por Corrêa do Lago.

De acordo com a carta, haverá uma “consulta inclusiva” com participação de todos os setores, que será liderada pelos dois Campeões de Alto Nível da COP29 e da COP30, Nigar Arpadarai e Dan Ioschpe, com o objetivo de definir uma visão e um plano para os próximos cinco anos da agenda de ação. Serão criados também grupos de trabalho em cada área temática durante a construção dos resultados da COP30.

“As principais reclamações sobre o processo de negociação são que a gente assina documento e nada acontece, então a arquitetura que está pensada para viabilizar a implementação do GST, aprovado por 198 países, prevê ainda 420 reuniões para a COP30”, complementa o presidente designado da COP30.

Confira as 30 ações propostas pela presidência da COP30 para a implementação do Balanço Global, divididas por eixos:

Eixo 1

1. Triplicar as energias renováveis e duplicar a eficiência energética,
2. Acelerar as tecnologias de emissões zero e baixas em setores críticos,
3. Garantir o acesso universal à energia e
4. Abandonar os combustíveis fósseis, de forma justa, ordenada e equitativa.

Eixo 2

5. Investimentos para acabar e reverter o desmatamento e a degradação florestal,
6. Esforços para conservar, proteger e restaurar a natureza e os ecossistemas com soluções para o clima, a biodiversidade e a desertificação, e
7. Esforços para preservar e restaurar os oceanos e os ecossistemas costeiros.

Eixo 3

8. Recuperação de terras e agricultura sustentável,
9. Sistemas alimentares mais resistentes, adaptáveis e sustentáveis, e
10. Acesso equitativo a alimentos e nutrição adequados para todos.

Eixo 4

11. Governança em vários níveis,
12. Construções e edifícios sustentáveis e resilientes,
13. Desenvolvimento urbano resiliente, mobilidade e infraestruturas,
14. Gestão da água e
15. Gestão dos resíduos sólidos.

Eixo 5

16. Promoção de sistemas de saúde resilientes,
17. Redução dos efeitos das mudanças climáticas na erradicação da fome e da pobreza,
18. Educação, capacitação e criação de emprego para fazer face às mudanças climáticas,
19. Cultura, patrimônio cultural, e ação climática.

Eixo 6

20. Financiamento climático e sustentável, integração do clima nos investimentos e seguros,
21. Contratos públicos integrados no clima,
22. Harmonização dos mercados de carbono e das normas de contabilização do carbono,
23. Clima e comércio,
24. Redução de gases além do CO2,
25. Desenvolvimento e acesso a tecnologias climáticas,
26. Governança, capacitação de estatais e reforço institucional para a ação climática, planejamento e preparação,
27. Inteligência artificial, infraestruturas públicas digitais e tecnologias digitais,
28. Inovação, empreendedorismo climático e pequenas e microempresas,
29. Bioeconomia e biotecnologia,
30. Integridade da informação sobre mudanças climáticas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jovem que viralizou interpretando Ney Matogrosso vai desfilar pela Imperatriz Leopoldinense

Jovem que viralizou interpretando Ney Matogrosso vai desfilar pela Imperatriz Leopoldinense

O jovem Yago, que viralizou dançando Ney Matogrosso na escola, na Bahia, vai desfilar pela Imperatriz no Carnaval 2026.
L
Obra multilíngue é lançada na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Obra multilíngue é lançada na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Através de uma narrativa envolvente e ilustrada com obras da artista plástica Maria Regina Crema, o livro oferece uma experiência visual e literária única, sendo também uma obra multilíngue que amplia seu alcance para leitores de diferentes culturas.
L

Governo de RO participa de audiência pública sobre melhorias no sistema prisional

O evento marca mais uma etapa na construção do Plano Estadual Pena Justa e busca diálogo aberto com sociedade civil e instituições para reestruturação do sistema penal
L

Governo de RO investe na construção de 20 centros de referência para atender população vulnerável

Com investimento estimado em R$ 9.912.102,65 milhões, do governo estadual, estão sendo construídos 20 CRAS em 18 municípios
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bruninho Samudio é convocado para a Seleção Brasileira Sub-15

Bruninho Samudio é convocado para a Seleção Brasileira Sub-15

Filho de Eliza Samudio e do ex-goleiro Bruno disputará a Copa 2 de Julho em Salvador; filho de Fagner também está na lista.
L
Mutirão do Serasa de negociação de dívidas com bancos está disponível nos Correios

Mutirão do Serasa de negociação de dívidas com bancos está disponível nos Correios

Ao todo, são mais de 65 milhões de dívidas relacionadas somente aos bancos.
L
Agenda News: Arraiá Diretores do Forró movimenta Porto Velho neste sábado

Agenda News: Arraiá Diretores do Forró movimenta Porto Velho neste sábado

Com homenagens a grandes nomes do forró e estrutura diferenciada, festa no espaço Monarka promete uma noite animada para todos os públicos.
L

Em Cima da Hora | Entrevista Rubens Lima de Souza, representante comercial

Nesta sexta, às 9 da manhã, o programa Em Cima da Hora recebe Rubens, representante das marcas Panizzon, Triângulo Mineiro, Fontana e muito mais. Não perca esse papo sobre vendas, mercado e relacionamento com o cliente!
L

Kendi Ueda no Momento Empresarial: cooperativismo, educação financeira e crescimento em Rondônia

Gerente da Unicred compartilha trajetória, visão estratégica e os planos de expansão da cooperativa no estado
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Ação acontece neste sábado na E.M.E.F Maria Francisca de Jesus, no Residencial Orgulho do Madeira e levará serviços gratuitos à população
L

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L

Sílvia Cristina diz que criação da CPMI para apurar fraudes no INSS é vitória para a população

Congresso vai instalar a CPMI para apurar a fraude que lesou milhões aposentados
L

Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra
L

PF diz que Bolsonaro e Carlos integravam organização criminosa na Abin

Conclusão consta no relatório final do caso “Abin Paralela”
L
Publicidade

POLÍCIA

IDENTIFICADA: Costureira é morta a facada em residência na zona leste

Segundo o médico do Samu, a vítima foi degolada.
18

Duplo homicídio de casal de pastores abala comunidade

Crime com características de execução gera medo entre moradores de assentamento em Pium; polícia investiga
18
Ciclista e motociclista ficam feridos em colisão no centro

Ciclista e motociclista ficam feridos em colisão no centro

Segundo as informações, uma criança em uma bicicleta teria avançado a preferencial na Avenida Tiradentes, colidindo com um motociclista que trafegava pela Avenida Florianópolis.
14
Veículo avança preferencial e causa acidente com motocicleta

Veículo avança preferencial e causa acidente com motocicleta

O acidente ocorreu quando o Fiat Punto, vindo da Rua João Batista, avançou a preferencial na Avenida Padre Adolfo Rohl. O motociclista não conseguiu evitar a colisão, atingindo a porta traseira do carro e caindo.
12
Pés de maconha são encontrados em casa abandonada no Setor 8

Pés de maconha são encontrados em casa abandonada no Setor 8

A ação ocorreu na rua Maria Selma Pinto, uma área conhecida por atividades de tráfico de drogas e esconderijo de produtos furtados.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gastos de brasileiros com encomendas internacionais atingem R$ 15 bilhões em 2024

Gastos de brasileiros com encomendas internacionais atingem R$ 15 bilhões em 2024

Esse montante representa um crescimento significativo em relação a 2023, quando foram gastos R$ 6,42 bilhões em 210 milhões de remessas.
L

Seis Jogos eliminatórios encerram a primeira fase do campeonato de futebol de várzea

Evento visa fomentar o esporte porto-velhense e revelar novos e promissores talentos futebolísticos locais
L

Rondônia lança plano para se destacar como destino de pesca esportiva

O plano define diretrizes para a pesca esportiva sustentável, conciliando desenvolvimento econômico, preservação ambiental e turismo regional
L
Com a liderança dos MEI, Brasil cria 2,2 milhões de novos pequenos negócios em 2025

Com a liderança dos MEI, Brasil cria 2,2 milhões de novos pequenos negócios em 2025

Entre as empresas abertas no país nos cinco primeiros meses do ano, os microempreendedores individuais dominam com 77,4% do total
L
Autoridades discutem medidas emergenciais para o trânsito nas travessias da BR 364

Autoridades discutem medidas emergenciais para o trânsito nas travessias da BR 364

A mobilização tem como objetivo apontar uma solução para o fechamento do cruzamento da rodovia federal com a Afonso José.
L

Conab segue atenta diante das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Companhia informa que está pronta para acionar protocolo de uso emergencial de cestas de alimentos
L
Padaria é arrombada durante a madrugada no bairro Planalto

Padaria é arrombada durante a madrugada no bairro Planalto

De acordo com as informações preliminares, o criminoso conseguiu acesso ao local após danificar uma grade de ferro na porta de entrada. A ação foi silenciosa e só foi notada quando o comércio abriu pela manhã.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.