O Ministério Público de Rondônia (MPRO), em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (FHEMERON), realizou, nesta quarta-feira (18/6), uma ação de coleta de sangue no auditório da sede da Instituição, em Porto Velho. A iniciativa visa fortalecer os estoques da rede pública e incentivar a cultura da doação regular entre servidores e comunidade.
Entre os voluntários que participaram da campanha de doação de sangue no MPRO estava Edwilson de Jesus Fabiano e Junior, residente em geoprocessamento na instituição há pouco mais de um ano. Doador assíduo, ele mantém uma rotina contínua há quase duas décadas.
“Doo sangue há dezoito anos e quatro dias. Comecei no dia do meu aniversário, que também é o Dia Mundial do Doador de Sangue”, relatou. A decisão de doar foi motivada por uma experiência pessoal marcante: a luta de um amigo contra um tipo de câncer que comprometia a coagulação do sangue.
“Eu queria doar antes, mas só pude começar quando completei dezoito anos. Já acompanhava campanhas de doação da igreja desde os 15, mas precisava esperar”, contou. Após a primeira doação, Edwilson passou a comparecer regularmente aos hemocentros.
O amigo que inspirou sua trajetória faleceu cerca de três anos depois, mas isso não interrompeu o compromisso de Edwilson. “É algo que salva vidas. Eu gosto de doar. Ajuda o próximo, ajuda as pessoas”, afirmou. Segundo a FHEMERON, hoje já é possível doar sangue a partir de 16 anos com o acompanhamento dos responsáveis.
Para Edwilson, levar a coleta até o local de trabalho facilita a participação. “Existem pessoas que, pela correria do dia a dia, não conseguem ir até o hemocentro. Quando a coleta vem até o ambiente de trabalho, fica mais prático”, observou.
Parceria
A coleta foi coordenada pela equipe da FHEMERON. De acordo com Maria Luisa, assistente especial da FHEMERON, mais de cinquenta pessoas se cadastraram para doar. “Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Quando os estoques baixam, buscamos parcerias como esta para garantir a continuidade dos atendimentos”, explicou.
Segundo ela, a iniciativa do MPRO é um exemplo de compromisso com a saúde pública. “É uma parceria que se renova. Hoje montamos aqui um hemocentro completo, com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. Esperamos que outras instituições, públicas e privadas, também se engajem nesse tipo de ação”, afirmou.
Compromisso institucional
O promotor de Justiça Julian Imthon Farago, responsável pela implementação da ação, ressaltou a importância da iniciativa. “A doação de sangue é um ato de responsabilidade social. Ao abrir nossas portas para a FHEMERON, reforçamos o papel do MPRO como agente de transformação e apoio à vida”, disse. Para ele, a aproximação entre instituições permite que mais pessoas tenham acesso facilitado à doação e fortalece a cultura da solidariedade.
O MPRO reforça seu papel na defesa do direito à saúde ao promover ações como esta, que além de abastecer os estoques de sangue, conscientiza sobre a importância da doação regular.