QUARTA-FEIRA, 18/06/2025
Publicidade

Desobediência: no 17° ano da Lei Seca, PRF ainda autua um motorista a cada 10 minutos

No primeiro trimestre deste ano, 11.466 motoristas foram multados por recusar o teste do bafômetro e 2.089, por dirigir depois de beber.

Por Patricia Penzin

Publicado em 

no 17° ano da Lei Seca, PRF ainda autua um motorista a cada 10 minutos
A Lei Seca completa 17 anos neste 19 de junho, marcando quase duas décadas de uma das mais importantes legislações de trânsito do Brasil. Os dados mais recentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam um cenário de intensificação da fiscalização, mas com desafios persistentes na mudança comportamental dos motoristas brasileiros. A cada 10 minutos, um motorista foi autuado por desobedecer à Lei Seca (constatação de alcoolemia e recusa ao teste) no primeiro trimestre deste ano.
A fiscalização também aumentou. Neste período, a PRF realizou 21.167 comandos de fiscalização de alcoolemia nas rodovias federais, 33,5% mais que no mesmo período de 2024, quando foram realizados 15.854 comandos. Apesar do aperto na fiscalização, as autuações por constatação direta de álcool no organismo (Art. 165) caíram 16,7%, passando de 2.509 em 2024 para 2.089 em 2025. Por outro lado, as autuações por recusa ao teste do bafômetro (Art. 165-A) mantiveram-se praticamente estáveis, com leve aumento de 1,4% (11.305 para 11.466). “O alto número de recusas ao teste do bafômetro é um indicador preocupante de que ainda existe resistência à mudança de comportamento”, analisa Adalgisa Lopes, psicóloga especialista em trânsito e presidente da Associação de Clínicas de Trânsito de Minas Gerais (ActransMG).
A especialista conta que muitos motoristas ainda calculam os riscos em termos de chances de serem pegos, e não pelos perigos reais que representam para si e para os outros.
A Lei 11.705, sancionada em 19 de junho de 2008, estabeleceu tolerância zero para o consumo de álcool por motoristas. Em 2012, a legislação foi endurecida pela Lei 12.760, que ampliou as formas de comprovação da embriaguez e aumentou o valor da multa. Posteriormente, novas alterações tornaram a recusa ao teste do bafômetro uma infração equivalente à constatação de embriaguez.
A criação da lei surtiu efeito: nos primeiros 10 anos após o surgimento, a Lei Seca salvou aproximadamente 40 mil vidas e poupou 235 mil pessoas de invalidez permanente, segundo estimativa da Escola Nacional de Seguros.
Para Giovanna Varoni, psicóloga especialista em trânsito e diretora da ActransMG, o maior desafio continua sendo cultural. “Existe uma normalização social do ‘beber e dirigir’ que ainda persiste em determinados grupos. Muitos ainda veem como aceitável tomar ‘só uma cervejinha’ antes de pegar o volante, ignorando que mesmo pequenas quantidades de álcool já afetam o tempo de reação e a capacidade de julgamento”, explica.
“O alto índice de recusas ao teste do bafômetro revela que muitos motoristas conhecem a lei, mas buscam brechas para evitar as penalidades mais severas. Isso alimenta a sensação de impunidade que tanto prejudica a efetividade da Lei Seca”, complementa Adalgisa Lopes.
O contraste entre o aumento da fiscalização e a redução nas autuações por constatação direta de embriaguez pode ser interpretado de formas distintas. Por um lado, pode indicar uma efetiva mudança comportamental em parte da população; por outro, pode refletir a estratégia de muitos motoristas de simplesmente recusar o teste para escapar da punição. “Quando analisamos que mais de 84% das autuações em 2025 foram por recusa ao teste, percebemos que ainda estamos longe de uma verdadeira cultura de responsabilidade no trânsito”, pondera Giovanna Varoni. “A recusa muitas vezes é uma estratégia calculada, baseada na percepção de que as consequências jurídicas podem ser menos severas.”
Desafios para o futuro
Para as especialistas da ActransMG, o caminho para os próximos anos da Lei Seca deve incluir não apenas a manutenção da intensidade fiscalizatória, mas também investimentos em educação e conscientização. “Precisamos trabalhar na desconstrução da ideia de que beber e dirigir é apenas uma infração administrativa ou uma questão de ‘azar’ se for pego. É uma conduta criminosa que coloca vidas em risco”, enfatiza Adalgisa Lopes. “As campanhas educativas precisam atingir os jovens antes mesmo que comecem a dirigir, formando uma nova geração com valores diferentes.”
As especialistas entendem que o combate à impunidade é fundamental: “Quando a sociedade percebe que há consequências reais e consistentes para quem dirige alcoolizado, a tendência é que o comportamento mude. O problema é que muitos ainda apostam na impunidade ou em recursos jurídicos para escapar das penalidades”, comenta Giovanna.
A Lei Seca é um marco na segurança viária brasileira, mas seu sucesso depende de uma mudança cultural profunda. “Enquanto o ato de beber e dirigir não for socialmente inaceitável em todos os contextos, continuaremos enfrentando resistência. O desafio não é apenas legal ou fiscalizatório, mas fundamentalmente educacional e cultural”, conclui Adalgisa.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cujubim recebe nova edição do programa Rondônia Cidadã neste fim de semana

No último fim de semana, a edição do Rondônia Cidadã foi realizada na aldeia indígena Rio Negro Ocaia, em Guajará-Mirim
L

“A Cor das Palavras”: TRT-14 lança cartilha e campanha virtual contra o Racismo Linguístico no Judiciário

Cartilha aponta expressões que devem ser abolidas e oferece caminhos para combater o racismo estrutural nas instituições
L

Zona Sul de Porto Velho será contemplada na segunda edição do PVH em Ação

Evento acontecerá no próximo dia 28 de junho
L

Implantação de rotatória no cruzamento da avenida Prefeito Chiquilito Erse com a Tiradentes melhora trânsito e aumenta segurança

A solução moderna e eficiente visa melhorar ainda mais o fluxo no tráfego de veículos
L
Conab realizará pregão para contratação de transporte de milho em grãos

Conab realizará pregão para contratação de transporte de milho em grãos

Com o objetivo de remover de 19,4 mil toneladas de milho do ProVB, o leilão para contratação de serviços de transporte será feito através do SISCOE.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Países que restringiram compras de frango estão sendo notificados
L
Prefeitura de Porto Velho promove ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Prefeitura de Porto Velho promove ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Evento acontece nesta quarta-feira (18) a partir das 16h, no Parque da Cidade.
L

Nissan Kicks 2026 inicia jornada no Brasil com motor inédito

SUV foi totalmente renovado, estreia motorização turbo e tem nova estratégia de preços
L

Rondônia tem recorde de exportações, abundância de empregos e uma das melhores economias do Brasil

O que é produzido no estado está ganhando visibilidade com as missões de promoção do estado e dando retorno com alta de exportações.
L
Agenda News: Fim de semana de música e diversão no Grego Original Pub

Agenda News: Fim de semana de música e diversão no Grego Original Pub

Happy Friday com música ao vivo na sexta-feira e Feijuka com Rock no sábado prometem momentos incríveis para quem quer relaxar e curtir uma boa música.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus reforça apoio à valorização dos servidores da saúde durante reunião da Comissão

Parlamentar defendeu maior articulação com os demais deputados.
L
Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Congresso derrubou o veto presidencial 38/2024, acabando com a exigência de laudos periódicos.
L
Câmara aprova aumento de penas para abandono e maus-tratos contra Idosos

Câmara aprova aumento de penas para abandono e maus-tratos contra Idosos

Deputados mantiveram alterações de senadores ao PL 4.626/2020
L
Nova Lei proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil com penas de reclusão e multa

Nova Lei proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil com penas de reclusão e multa

Pena se aplica ainda a quem permitir, e aumenta se animal morrer
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão deixa motociclista ferido na frente do CPA

Colisão deixa motociclista ferido na frente do CPA

De acordo com testemunhas, ambos seguiam na Farquar sentido 7 de Setembro, quando o motorista do carro sinalizou, fez a conversão na Rua Pio XII e acabou atingindo o motociclista que passava pela direita.
10
Detento fica entalado em buraco ao tentar fugir de presídio

Detento fica entalado em buraco ao tentar fugir de presídio

Diante da situação, os policiais penais do FOC acionaram o Corpo de Bombeiros Militar para realizar o resgate.
12
PRF celebra 17 anos da Lei Seca em operação para o feriado de Corpus Christi e festejos juninos

PRF celebra 17 anos da Lei Seca em operação para o feriado de Corpus Christi e festejos juninos

Tolerância zero e estratégias de fiscalização resultaram na redução de 57% no número de mortes em ocorrências envolvendo motoristas alcoolizados; sinistros caíram 40%
L
Vulgo “Santarém” morre atropelado por ônibus escolar na ponte sobre o Rio Madeira

Vulgo “Santarém” morre atropelado por ônibus escolar na ponte sobre o Rio Madeira

Na ocasião, a vítima caminhava próximo a cabeceira da ponte quando foi atingido por um ônibus escolar que seguia em direção a Vila DNIT, e devido a gravidade das lesões não resistiu.
18
Conflito entre vizinhos termina com ameaça de arma de fogo

Conflito entre vizinhos termina com ameaça de arma de fogo

Os policiais encontraram a residência de C.D. fechada, mas conseguiram contato com as partes envolvidas, que relataram os detalhes do ocorrido.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia fortalece a segurança viária com tecnologias avançadas e ações estratégicas

O trabalho dos agentes de trânsito é realizado em regiões estratégicas e abrange abordagens, notificações, entre outros
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental(LO): SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

OUTORGA – LICENÇA DE OPERAÇÃO
L
Líder supremo do Irã ameaça retaliar EUA após exigência de rendição de Trump

Líder supremo do Irã ameaça retaliar EUA após exigência de rendição de Trump

Ali Khamenei respondeu exigência de Trump de rendição incondicional
L
AIEA confirma ataques Israelenses a instalações nucleares no Irã

AIEA confirma ataques Israelenses a instalações nucleares no Irã

Agência da ONU avalia danos às instalações nucleares iranianas
L
Bancos fechados no Brasil nesta quinta-feira por Corpus Christi; PIX funciona normal

Bancos fechados no Brasil nesta quinta-feira por Corpus Christi; PIX funciona normal

Sexta o serviço será normal onde não for feriado ou ponto facultativo
L
Ataques israelenses deixam 140 mortos em Gaza em 24 horas; Moradores temem esquecimento em meio a conflito Irã-Israel

Ataques israelenses deixam 140 mortos em Gaza em 24 horas; Moradores temem esquecimento em meio a conflito Irã-Israel

Palestinos afirmam que situação é esquecida em meio à guerra com o Irã
L

Edição extra do evento “Uma Noite no Museu” acontece nos dias 27 e 28 de junho

Essa é a oportunidade do cidadão se aproximar de sua história
L

Prefeitura articula retomada dos passeios de barco no Complexo Madeira-Mamoré

Secretário Paulo Moraes Júnior se reuniu com os donos das embarcações
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.