O WhatsApp passará a exibir anúncios na área de Status e permitirá que canais cobrem por conteúdo exclusivo, com as mudanças sendo liberadas a partir desta segunda-feira, 16 de junho de 2025. As novidades se concentram na aba “Atualizações”, sem previsão de publicidade na aba “Conversas”.
O chefe global do WhatsApp, W. Cathcart, assegurou que a privacidade dos usuários será mantida, e que as mensagens continuarão protegidas por criptografia de ponta a ponta. Ele afirmou que o número de telefone dos usuários não será vendido ou compartilhado com anunciantes. Os anúncios serão direcionados com base no uso da aba “Atualizações”, canais seguidos e interações com as propagandas, além de informações técnicas como modelo do celular e localização geral. Dados de outras contas Meta (Instagram, Facebook) também poderão ser usados se a Central de Contas estiver ativada.
Com 1,5 bilhão de usuários acessando a aba “Atualizações” diariamente, o WhatsApp busca ajudar empresas e canais a alcançar um público maior.
O recurso de conteúdo pago em canais será liberado gradualmente. Administradores poderão definir preços para assinaturas, com pagamentos processados pelas lojas de aplicativos Google e Apple, que cobram comissão. O WhatsApp terá processos para garantir que os administradores cumpram suas políticas e evitem o uso indevido do sistema.