Na última semana, Gramado (RS) foi palco do Connection Terroir Brasil, evento que reuniu mais de 50 Indicações Geográficas (IGs) brasileiras e evidenciou a força dos produtos de origem como estratégia para o desenvolvimento econômico, valorização cultural e inserção internacional do Brasil.
Promovido pelo Sebrae em parceira com outras organizações, o encontro reforçou o papel das IGs como instrumentos capazes de agregar valor, fortalecer economias locais e preservar identidades regionais. A iniciativa se alinha a uma tendência global: o crescimento da demanda por alimentos e bebidas com origem certificada, autenticidade e vínculo com o território.
Países como França, Itália, México e Japão consolidaram-se no mercado global graças a produtos com forte identidade cultural. O Brasil, embora tradicionalmente reconhecido como potência agrícola, aposta nas IGs para ampliar sua presença no segmento de produtos premium e com alto valor cultural agregado.
Um dos destaques do evento foi a apresentação da Embrapa Alimentos e Territórios sobre o café Canéfora das Matas de Rondônia, que conquistou a primeira Denominação de Origem para um café sustentável no mundo. O projeto se baseia em práticas agroecológicas, na participação ativa das comunidades locais e na valorização da biodiversidade amazônica.
Em Rondônia, o Sebrae e parceiros institucionais, ligados ao setor produtivo, contribuiu para que o estado tenha alcançado três IGs (Café, Tambaqui e Cacau) e está em estudos para o desenvolvimento de outras, para agregar valor aos produtos dessas cadeias produtivas, com ganho de produtividade, sustentabilidade na produção, levando Rondônia a uma posição de destaque em nível nacional nestas culturas e atividades.
Rondônia também marcou presença no Inova Amazônia Summit 2025, realizado entre os dias 21 e 23 de maio, em Macapá (AP), com uma comitiva composta por dez negócios da bioeconomia e representantes das IGs do Cacau de Rondônia, Tambaqui do Vale do Jamari e Café Robusta Amazônico.
O Connection Terroir Brasil representou um passo decisivo para consolidar o país como referência em produtos com identidade territorial. Ao reunir experiências, sabores e saberes de diferentes regiões, o evento reforça o potencial do Brasil em transformar sua diversidade em valor econômico, cultural e estratégico para o futuro.
O evento foi tema da coluna do prestigiado jornalista José Luiz Tejon, uma das maiores autoridades nas áreas de marketing em agronegócios, vendas e liderança, que elogiou não apenas o evento mas como o Sebrae, que tem mantido a estratégia de atuação pelas IGs país afora.