Aposentados e pensionistas de todo o país passaram a contar, a partir desta sexta-feira (30/05), com a opção de atendimento presencial para tratar de descontos associativos não autorizados no seu benefício. Em mais de cinco mil agências dos Correios, o serviço foi pensado especialmente para quem tem dificuldade com canais digitais como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.
Logo nas primeiras horas do dia, os beneficiários começaram a ser atendidos com acolhimento, segurança e prioridade por equipes treinadas. A aposentada Maria Teresinha de Jesus foi uma das primeiras a aparecer na Agência Central de Salvador (BA). “Eu estou emocionada. Todo mundo educado, nota 10. A gente precisa de carinho. O idoso, quando chega e encontra um sorriso, um gesto de carinho, fica satisfeito. Nós queremos isso: sorriso. O Brasil tá precisando disso — carinho pra gente.”
Mais de 40 mil pessoas já foram atendidas pelos Correios em todo o Brasil até o início da tarde desta sexta-feira.
Autoridades acompanharam os atendimentos em todo o país
O início do atendimento presencial nas agências dos Correios mobilizou autoridades do Governo Federal, que acompanharam de perto o funcionamento do serviço em diferentes estados.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, esteve na Agência Central em Recife (PE) e acompanhou o primeiro aposentado a fazer a consulta no estado. Em Pernambuco, 146 agências dos Correios já estão habilitadas para acolher os beneficiários. A expectativa é de que até a próxima semana todas as 184 cidades do estado estejam com atendimento disponível, assegurando cobertura completa e humanizada. “Apesar do número grande de aposentados, não houve tumulto. O atendimento está rápido. O primeiro dia de parceria entre o Ministério da Previdência e os Correios foi um sucesso.”
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, começou o dia na agência Cidade São Paulo (SP), concedeu uma coletiva para a imprensa e reforçou a importância da ação. “Essa etapa é fundamental porque queremos alcançar justamente quem mais precisa: pessoas que não conseguiram resolver pelo aplicativo ou pelo telefone 135. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique de fora. Por isso, a parceria com os Correios é estratégica. É esse atendimento mais humano e próximo que o nosso público merece e precisa.”
Na agência central de Salvador, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, conversou com aposentados e pensionistas que estavam em busca de atendimento. “É importante que as pessoas se sintam acolhidas nas agências dos Correios porque a empresa é a cara do povo brasileiro. A gente se sente feliz em receber os aposentados e pensionistas, que vão receber um atendimento muito digno.”
Já o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, visitou a Agência Central de Brasília (DF) e aproveitou também para conversar com os segurados. “Essa é a determinação do Governo Federal, sob a liderança do presidente Lula: cuidar das pessoas, proteger os direitos dos mais vulneráveis e agir com responsabilidade em cada etapa do processo.”
Quem deve procurar esse atendimento?
O atendimento presencial é para pessoas com dificuldade em usar celular, computador ou internet. Mas os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se já foi feita consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.
O que os beneficiários poderão fazer na agência dos Correios?
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Consultar se houve algum desconto no seu benefício;
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Contestar descontos não autorizados;
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Confirmar se algum desconto foi autorizado;
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Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
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Analisar documentos enviados por associações;
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Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
O atendimento é gratuito, com prioridade e segurança, feito por equipes treinadas. Há prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
O segurado deve apresentar apenas um documento oficial de identificação. Caso não possa comparecer, pode nomear um representante legal com procuração autenticada (válida apenas para consulta).
O atendimento será feito numa plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios, garantindo a proteção das informações.
Precisa correr para ser atendido?
Não precisa ter pressa. O atendimento vai continuar disponível, sem prazo final para pedir a devolução de valores. Você será atendido com tranquilidade, sem necessidade de ir logo nesses primeiros dias.
Cuidado com os golpes
Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas:
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Pelo aplicativo Meu INSS
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Pelo site do INSS
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Pela Central 135
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E, agora, presencialmente, nas agências dos Correios.
Em caso de dúvida, os beneficiários podem procurar os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.